Covid-19: cuidados ao usar o transporte público

Publicado em: 14/04/2020 - 17:04:36
Prevenção
Diagnóstico
Epidemiologia

Algumas precauções para aqueles que não podem fazer isolamento social e/ou precisam adotar meios coletivos de mobilidade urbana (tem vídeo também para facilitar)

A Covid-19 botou o mundo em alerta. No entanto, a adoção de hábitos higiênicos e, principalmente, o isolamento são o caminho para controlar a disseminação da doença.

Mas como fazer durante o uso do transporte público, um ambiente em que geralmente há pouca ventilação, alto índice de bactérias e aglomerações?

Conversamos com o Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, para nos ajudar a tirar essas dúvidas.


Covid-19, proteção e transporte público

Ao entrar e sair de um ônibus, metrô ou trem, a dica é, além de vestir a máscara, sempre estar com as mãos higienizadas com álcool em gel, de preferência. "Tenha sempre na bolsa um higienizante, que ajuda a deixar as mãos limpas e protegidas, não só contra o novo Coronavírus, mas de outros vírus e bactérias também", explica o especialista.

"Se possível, dê preferência para o transporte privado, como carro, táxi ou aplicativos. Assim evita-se a aglomeração, muito comum em horários de pico", diz o Dr. Daniel.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda também que as pessoas evitem tocar os olhos, a boca ou o nariz, pois são a porta de entrada para o vírus. Assim como cobrir a boca com a parte de dentro do cotovelo ao tossir e espirrar.


Se não tiver jeito...

Se precisar usar o metrô ou ônibus, prefira horários alternativos com menor aglomeração – pense nisso ao agendar sua consulta.

Se possível, mantenha uma distância de 2 metros das pessoas.  Evite ao máximo o contato das mãos com as superfícies do ônibus ou metrô e lave-as com álcool gel imediatamente após o uso do transporte público.

Ande com lenços descartáveis, caso você esteja tossindo ou espirrando, e os troque e descarte frequentemente, nos lixos.

O vírus não infecta as pessoas pelas mãos, e sim quando elas são levadas à boca, nariz, olhos, ouvidos ou quando somos expostos diretamente a tosse e espirros.

O uso da máscara no transporte público não te protege totalmente contra o vírus, apenas da exposição direta pela tosse ou espirro. Ainda assim, os olhos não estão protegidos.  

A máscara ainda nos obriga a levar as mãos mais vezes ao rosto do que quando não usamos, portanto é fundamental manter as mãos limpas.

Se usar as máscaras, por fim, lembre-se de não tocar com as mãos a parte da frente, retire-a pela parte de trás. Não as deixe presas no pescoço e não guarde na bolsa com a parte da frente exposta a outros objetos – use um saco de papel ou plástico perfurado.


Preciso trocar de roupa?

Uma das maiores dúvidas é em relação à roupa. Ela pode estar contaminada com o novo Coronavírus e infectar ambientes internos?

"Se o transporte público estiver muito aglomerado, eventualmente pode levar à contaminação, sim. Por isso, é recomendado trocar de roupa ao chegar em casa para diminuir a rede de contágio do novo Coronavírus", aconselha o Dr. Daniel Garcia.

O especialista reforça a importância de atitudes como a higienização correta das mãos e a atenção com as mucosas. "Evitar ao máximo aglomerações e passar álcool em gel, na ausência de água e sabão, já são atitudes que diminuem a contaminação", diz.

Veja um vídeo sobre como se proteger da Covid-19 no transporte público:

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus:

- Recomendações para quem se curou de um câncer

- Um glossário com 22 termos para você conhecer

- A imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento

- Os cuidados com a traqueostomia

- Saiba como preservar o cateter

- Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a calma durante a Covid-19


- 7 mitos e verdades

- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos

- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo

- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer

- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia

- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia

- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

- Coronavírus: é seguro viajar de avião?

- Como se proteger

- Coronavírus e o paciente oncológico


- Nova política para visitas e acompanhantes

- Recomendações importantes

- Dúvidas mais frequentes

- O que é

- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer


- Coronavírus: veja um vídeo dos colaboradores do A.C.Camargo

- Escute no Spotify

Veja também

Podcast Rádio Cancer Center #6 - Previna-se contra o câncer colorretal
Ouça o programa e saiba quais hábitos irão proteger você O Podcast Rádio Cancer Center hoje fala de tumores colorretais, também conhecidos como câncer de cólon e reto. Eles são o segundo tipo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se...
Pólipos colorretais: a remoção é necessária para evitar um câncer
Entenda o que são os pólipos e os principais fatores de risco que contribuem para a formação de tumores Pólipo intestinal é algo comum de ser encontrada em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto). Sempre que aparecem neste exame, os pólipos já são...
Oncologista explica: transplante de medula óssea pode ajudar no tratamento de tumor de testículo
Este tipo de câncer é mais comum em jovens entre 15 e 35 anos Considerado incomum, um em cada 250 homens desenvolverá câncer de testículo em algum momento da vida. Nos Estados Unidos, a estimativa é de 9.560 novos casos, com 410 mortes, para o...
Tuberculose pode causar câncer de pulmão? 
Pneumologista explica as diferenças entre as duas doenças, como é feito o diagnóstico e cuidados para prevenção De 24 a 31 de março é comemorada a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, uma doença pulmonar que ainda é um problema de saúde...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço (leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades de tratamento e até mesmo conhecer...