Como manter sua
saúde mental em
tempos de Coronavírus
Como manter sua
saúde mental em
tempos de Coronavírus

Publicado em: 24/03/2020 - 08:55

Seis passos para ter em mente durante a pandemia da Covid-19

Quem passa pelo tratamento de câncer já enfrenta um momento delicado. Em meio a tudo isso, ainda surge uma epidemia do novo Coronavírus, a Covid-19. 

O momento traz incertezas, medos, inseguranças. Mas, além de manter o tratamento e seguir as recomendações que estão sendo passadas para prevenir o contágio, é importante manter a saúde mental. 

Por isso, montamos uma lista de coisas para se lembrar nesse momento. Confira:

1-    Você não está sozinho. Esse é um problema mundial
Em um momento como esse, em que o isolamento é indicado para a grande maioria das pessoas, é comum que a gente se sinta só. Então é importante lembrar: estamos todos juntos nesse momento. Com a participação de todos, vamos conseguir passar por essa situação.

2-    Cuidado com as informações falsas e em excesso
Se apegue a fontes seguras de informação. Nossos canais de comunicação (portal e redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e o site do Ministério da Saúde são espaços nos quais você pode encontrar notícias verdadeiras e se informar com tranquilidade. Fez isso? Pronto. Não precisa ficar conectado o tempo inteiro com as notícias, isso aumenta a ansiedade.

3-    Faça coisas que você gosta
Aproveite o tempo em casa para ler, assistir a filmes e séries, ouvir músicas, fazer um curso online, cozinhar, meditar. Ocupe a cabeça com aquilo que te dá prazer.

4-    Não deixe de falar com amigos e familiares
Vivemos uma época privilegiada: mesmo em tempos de isolamento, podemos interagir com outras pessoas por meio das plataformas digitais. As redes sociais e os aplicativos de troca de mensagem e vídeo conferência são grandes aliados nesse momento. Aproveite para conversar com parentes e amigos com os quais você não tinha tempo para falar antes.

5-    Estabeleça uma nova rotina
Organizar seu dia ajuda a tornar esse período de isolamento mais tranquilo. Estabelecer horários para cada atividade e procurar segui-los diariamente pode fazer toda a diferença.

6-    Cuide de você
Busque se alimentar de forma saudável, praticar exercícios (mesmo que dentro de casa) e não interromper seu tratamento. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico. Essa fase irá passar e você estará bem. 

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