Mulher jovem branca deitada numa máquina branca de radioterapia, há objeto redondo com luz azul iluminando sua cabeça

Radioterapia: aceleradores lineares de partículas do A.C.Camargo representam o que há de mais moderno em tratamento

Publicado em: 08/02/2022 - 00:02:14
Linha Fina

Instituição possui equipamentos que podem encurtar a duração das sessões e diminuir efeitos colaterais, entre outras formas de alcançar os melhores resultados

Se você ou alguém próximo vai fazer radioterapia, já pode ter ouvido sobre um acelerador linear de partículas. Mas você sabe o que é este equipamento e como ele melhora o tratamento?

Trata-se da mais alta tecnologia desenvolvida para emitir radiação de fótons ou elétrons, que são utilizadas nos tratamentos para combater ou diminuir o desenvolvimento do câncer.

Benefícios para pacientes: o A.C.Camargo tem um parque tecnológico com quatro diferentes aceleradores lineares, além do Intrabeam, que é utilizado para a realização de radioterapia intraoperatória e da braquiterapia – permitem uma maior personalização do tratamento e, muitas vezes, encurtar a duração da radioterapia e diminuir efeitos colaterais. 

 

Radioterapia: o que há de melhor

Conheça os aceleradores lineares de partículas disponíveis em nosso serviço de radioterapia:

  • Elekta Versa HD: este novo equipamento (foto a seguir) usa a inteligência artificial e agiliza o tratamento do câncer, reduzindo o número de sessões em até 80%, graças às técnicas de hipofracionamento.

É que, por meio de técnicas modernas de imagens em alta definição, é possível entregar maiores doses de radiação para o tumor, minimizando as doses recebidas pelos tecidos circundantes normais, diminuindo os efeitos colaterais.

O tamanho reduzido de lâminas virtuais permite também o tratamento de múltiplos alvos simultaneamente.

A tecnologia é aplicada em casos selecionados, em uma dose única de radiação, reduzindo o tempo do tratamento para 30 minutos - o modelo convencional dura entre 5 e 6 semanas.

  • TrueBeam: é um acelerador linear de alta precisão que vem acoplado a um equipamento que captura imagens, o Conebeam. A cada sessão de radioterapia é feita uma rápida tomografia, o que possibilita ao médico acompanhar se houve qualquer mínima alteração no paciente (perda ou ganho de líquidos, por exemplo). 

O equipamento possui uma mesa robótica, que faz correções dos ângulos da aplicação, avisa se o paciente se movimentou levemente, entre outras funções, possibilitando maior flexibilidade para tratar cada caso.

Essa tecnologia envolve muito mais o médico, que vai à mesa diariamente, e do próprio console. O médico consegue fazer as alterações necessárias rapidamente.

Além disso, com a visualização precisa do tumor e dos tecidos normais ao redor, em tempo real, pode-se aumentar a dose de radiação por sessão, assim, reduzindo a quantidade, além de preservar ao máximo os tecidos saudáveis.

O Acelerador Linear, uma máquina branca com uma maca para fazer radioterapia; no teto, uma paisagem de campo para relaxar pacientes

Fonte: Dr. Antônio Cassio Pellizzon, head do Departamento de Radioterapia do A.C.Camargo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...