Edição gráfica de um laço azul com a foto do paciente Adelso

“Depois de 18 anos curado de um câncer, quero viver uma vida mais leve”

Publicado em: 25/11/2020 - 12:11:30
Foco do paciente
Tratamento
Epidemiologia
Tumores Urológicos
Linha Fina

 

Neste Novembro Azul, conheça a história do nosso paciente Adelso, escrivão de polícia aposentado que enfrentou um tumor de próstata e foi tratado no A.C.Camargo Cancer Center

 

“Minha vida é cheia de histórias e experiências. Sou um escrivão de polícia aposentado, com uma família linda e bem grande: sou casado com a querida Matilde, a mulher da minha vida! Com o casamento, vieram os filhos: Ricardo e Janeth, que nos presentaram com quatro netos, meus xodós.

Todo fim de semana que podemos, a gente dá uma escapada para a praia. E aí é só diversão! Sou um avô muito presente, curtindo os netos em casa ou viajando à praia.

Todo ano faço meus exames de rotina, pra conferir como anda minha saúde. Minha esposa fica sempre no meu pé, incentivando a cuidar do meu bem-estar e relembrando sempre dos meus compromissos com a saúde. E ela está certíssima!

Lá em 2003, o exame de próstata detectou algo diferente. O médico, na ocasião, até disse: "Não estou gostando do que vi!". Fiquei muito assustado, será que minha vida acabaria ali? Insatisfeito com o diagnóstico, fui atrás de outro profissional, indicado por um amigo.

O novo médico era o Doutor Stênio de Cássio Zequi, do A.C.Camargo. Pensa em um cara gente boa! Na consulta, prontamente ele identificou meu tumor, pediu mais exames e já começamos a pensar em uma possível cirurgia. O que mais gostei é que o Doutor – que eu chamo carinhosamente de ‘Papa da Urologia’ – foi muito legal comigo, tivemos uma conversa franca e sincera sobre meu problema.

Como meu tumor foi recém-descoberto, ele me passou as opções de tratamento – rádio, hormonioterapia ou cirurgia. Escolhi a última alternativa.

A cirurgia foi um sucesso, o Doutor retirou minha próstata e sigo saudável até hoje. A cada seis meses faço questão de visitar o Doutor Stênio, que virou meu grande amigo e colega na luta contra o câncer.

Aprendizado na jornada

No momento em que o câncer chega à nossa vida, a gente fica muito mexido. Mas meu tumor foi diagnosticado muito precocemente, o que ajudou no meu tratamento rápido e sem sequelas.

A partir disso, virei uma enciclopédia do câncer: pesquiso de tudo um pouco (sempre em fontes seguras, como o portal do A.C.Camargo) e tranquilizo meus colegas com as informações que busco.

Depois de 18 anos curado de um câncer, quero viver uma vida mais leve. Sei que muitos homens costumam adiar os exames de rotina, seja por falta de tempo, vergonha ou qualquer outro motivo. Se vale um conselho, diria que nossa saúde é muito preciosa e essas desculpas não são suficientes.

"Hoje tenho 74 anos bem vividos, e com muitos a vir. Quero estar com ainda mais saúde para curtir minha vida com minha esposa e netos, e aproveitar uma praia sempre que possível.”

Foto de frente do senhor Adelso, homem branco, de cabelos grisalhos e

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

A doação de cabelos no projeto Mechas de Amor
Trata-se de uma parceria do programa “O que Importa para Você” do A.C.Camargo Cancer Center Doação de cabelos que viram perucas. O projeto Mechas de Amor foi idealizado por um grupo formado por mulheres em tratamento oncológico. Seu objetivo é levar autoestima e bem-estar para...
Uma história de dedicação à população
Que paulistano nunca ouviu falar do Hospital do Câncer de São Paulo? O antigo nome do Hospital A.C.Camargo ainda é conhecido por muitos e, prestes a completar 60 anos, tem sua história intimamente ligada à cidade de São Paulo, que hoje, 25 de janeiro de...
Tumores cerebrais e do sistema nervoso central: tudo sobre esses tipos de câncer
Tumores cerebrais são pouco comuns: as estatísticas mundiais apontam que, do total de tipos de câncer que existem, menos de 2% se localizam no cérebro. Mais frequentes, porém, são as metástases cerebrais de outros tumores mais incidentes, como mama ou pulmão. Já os sintomas, o...
Recidiva, seguimento, cura e remissão em oncologia
Por Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Quando o tratamento termina, muitos pacientes escutam de seus médicos oncologistas que se inicia o seguimento ou quais medicamentos adicionais serão necessários para manter o tumor em remissão. Ou, felizmente, que o câncer desapareceu e...
Seu primeiro atendimento no caminho certo
A pré-triagem feita pela nossa Central de Relacionamento é essencial para o acesso rápido ao especialista adequado Todos os dias, recebemos muitas ligações de pacientes entrando em contato para fazer um atendimento pela primeira vez. Neste momento, é comum surgirem dúvidas: agendar com um oncologista...