Arte gráfica com uma mulher apoiando as duas mãos na barriga. Sobreposto, tem um desenho do sistema reprodutor feminino.

Câncer de colo de útero: o que fazer para erradicar a doença

Publicado em: 27/01/2021 - 16:01:42
Prevenção
Tratamento
Epidemiologia
Tumores Ginecológicos
Linha Fina

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que estratégias de prevenção do câncer de colo de útero estão relacionadas a redução de mortalidade das pacientes

 

 

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor que afeta a parte inferior do órgão reprodutor feminino, e que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil teve mais de 16 mil novos casos da doença. Ou seja, são 16 casos para cada 100 mil mulheres brasileiras.

A doença, muitas vezes silenciosa, causa 311 mil óbitos por ano no mundo, e é a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Prevenção do câncer de colo de útero

Para prevenir o câncer de colo de útero, a OMS recomenda três estratégias de erradicação da doença. Confira:

  • Vacinação Anti-HPV em meninos e meninas

  • Exames preventivos adequados e eficazes (papanicolau, pesquisa do DNA HPV)

  • Tratamento precoce das lesões precursoras e invasivas do câncer.

A Dra. Andrea Paiva Gadelha, oncologista clínica do A.C.Camargo Cancer Center, reforça as recomendações da OMS e pontua a importância da prevenção contra o câncer de colo de útero.

"Essas três estratégias combinadas estão diretamente ligadas a redução da mortalidade e também possibilita, em um futuro próximo, erradicar a doença de vez no mundo", diz.

Vacinação HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção e infectar peles ou mucosas. É responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo de útero.

Por isso é importante vacinar meninas (9 a 14 anos) e meninos (11 a 14 anos) conta os tipos mais frequentes do vírus: 6, 11, 16 e 18.
"A vacinação salva vidas. São duas doses, com intervalo de seis meses, e é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", explica a especialista.

Confira mais conteúdo sobre HPV e câncer de colo de útero neste link.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Colonoscopia: rastreamento eficaz, expansão difícil
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer colorretal está entre os três tumores mais comuns na população brasileira, com 16,66 casos para cada 100 mil homens e 17,62 para 100 mil mulheres. No entanto, o principal exame de rastreamento da doença, a...
Ambulatório SUS de ginecologia passará a funcionar na Unidade Castro Alves
O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes A partir do dia 10 de fevereiro, consultas do ambulatório de ginecologia dos pacientes atendidos pelo SUS passarão para a Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a...
Câncer de pulmão: confira vídeo com dicas de prevenção da doença
Câncer de pulmão: assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a doença com o Dr. Jefferson Luiz Gross, líder de Centro de Referência em Tumores do Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center. Quem tem câncer, tem pressa. Caso haja algum sintoma de...
Vídeo: novidades e evoluções no tratamento do câncer de cabeça e pescoço
O tratamento do câncer, de forma geral, evoluiu muito nos últimos anos, inclusive para tumores de Cabeça e Pescoço. Com uma equipe multidisciplinar envolvida no tratamento, o paciente pode contar com a melhor abordagem. Neste vídeo, o oncologista clínico especialista em tumores de Cabeça e...
Covid-19: Guia para entrar e sair de casa
Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo video { width: 100%; height: auto; }