Aumento de casos de Covid-19 e Influenza não é justificativa para pacientes oncológicos interromperem o tratamento

Publicado em: 14/01/2022 - 09:01:11
Institucional
Foco do paciente
Epidemiologia
Linha Fina

Atendimento Oncológico Protegido garante a segurança de pacientes que precisam seguir com acompanhamento médico, sessões de quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgias 

A pandemia do novo coronavírus causou um efeito perigoso para pacientes com doenças graves, como o câncer. Há fortes indícios de que pacientes com suspeita ou em tratamento estejam postergando a ida aos hospitais, preocupados com a contaminação. E esse cenário volta a preocupar, com o aumento dos casos por conta da variante ômicron, o surto de influenza e o risco de contaminação dupla, a chamada “flurona”. 

Muitos tumores têm comportamento agressivo e adiar o plano terapêutico pode significar a redução do sucesso do tratamento. Há também tumores que apresentam crescimento lento que, a depender do estágio da doença, das condições do paciente e do momento da pandemia, podem ser postergados sem prejuízo. Somente o médico pode avaliar e recomendar a cada paciente o que fazer, dentro da segurança desejada em cada caso. 

O sucesso do tratamento oncológico está atrelado ao diagnóstico e tratamento precoce. Tratar o câncer até 30 dias do início dos sintomas ou do diagnóstico é um dos fatores que aumenta a chance de cura. Em todos os países do mundo os cancer centers tentam ser ágeis nestas primeiras fases de diagnóstico e estadiamento para permitir o início do tratamento em até 30 dias. 

O A.C.Camargo Cancer Center adotou o Atendimento Oncológico Protegido e está preparado para atender os pacientes oncológicos, sendo eles com resultados positivos para Covid-19 ou não, seguindo os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Além de monitorar a temperatura através de totens e fornecer máscara cirúrgica na entrada, a instituição disponibiliza uma entrada separada no pronto atendimento para sintomas gripais, realiza uma triagem virtual para que os pacientes oncológicos com sintomas de Covid-19 se desloquem até a Unidade apenas se realmente houver necessidade e testa todos os pacientes e a equipe antes de realizar cirurgias.

Estas medidas foram tomadas porque os pacientes oncológicos em tratamento constituem grupo de risco para Covid-19, apresentando mais complicações. Além disso, mantém uma segregação completa entre os pacientes Covid-19 e demais pacientes. E, atualmente, a taxa de ocupação das unidades de internação, destinadas aos pacientes com câncer, se mantém estável, resguardando o cuidado ao paciente oncológico e suas especificidades. 

Tecnologia para salvar vidas 

Com o objetivo de ajudar no combate ao novo coronavírus, o A.C.Camargo Cancer Center firmou uma parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade. 

O paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, é possível proteger os pacientes com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a capacidade de atendimento em pronto atendimento para os casos mais graves. 

Como funciona  

Ao acessar a assistente virtual o paciente responde uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial analisa as informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente recebe um alerta automático para comparecer à Unidade e depois, ao confirmar sua ida, imediatamente, aparece a informação na plataforma de previsão de demanda do A.C.Camargo Cancer Center. Além disso, caso o paciente não compareça à Instituição no prazo de seis horas, a equipe entra em contato para dar suporte, assim como nos casos em que o paciente recebe o alerta, mas não confirma o comparecimento à emergência. 

Os pacientes que comparecem à Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center e são considerados menos graves recebem a recomendação para cumprirem o isolamento social com monitoramento remoto da progressão dos sintomas pelo P.A. 

Consultas de retorno via telemedicina 

As consultas via telemedicina já estão disponíveis no A.C.Camargo e são recomendadas quando não há necessidade de uma avaliação clínica presencial no paciente. Consultas de retorno podem ser realizadas de casa, usando o celular ou computador. Assim, evita-se o deslocamento e a exposição desnecessária. Caso o médico precise checar algum exame, o envio pode ser realizado através do aplicativo da telemedicina. 

 

Fonte: Dra. Raquel Marcondes Bussolotti, Diretora Técnica e de Operações do A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

O Outubro Rosa e a visão 360º do tratamento do câncer de mama
O Outubro Rosa coloca holofotes na necessidade da prevenção ante o câncer de mama. E, quando o problema é diagnosticado, faz diferença contar com um Cancer Center, que dispõe de um Centro de Referência multidisciplinar para cuidar de todo o processo de tratamento – adotar...
Adote hábitos saudáveis em 2021 e colha os benefícios!
Hábitos saudáveis ajudam e muito a manter o corpo e a mente funcionando em harmonia. Boas noites de sono, atividade física e hidratação são alguns dos pontos que contribuem para você se prevenir. Claro, seguimos em tempos de distanciamento social, assim você deve seguir todas...
Podcast Rádio Cancer Center #6 - Previna-se contra o câncer colorretal
Ouça o programa e saiba quais hábitos irão proteger você O Podcast Rádio Cancer Center hoje fala de tumores colorretais, também conhecidos como câncer de cólon e reto. Eles são o segundo tipo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se...
A.C.Camargo representado na Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia
A Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia fomenta a adoção das melhores práticas em assistência farmacêutica em oncologia por meio de suporte técnico-científico. A SOBRAFO recentemente publicou o segundo volume do Manual de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas. Trata-se de uma terapia de alta complexidade, cujo...
Mitos & verdades sobre doação de sangue
Uma verdadeira prova de amor a quem você não conhece, a doação de sangue pode ajudar a salvar vidas. Confira os principais mitos e verdades sobre o tema com Dr. Rafael Colella, diretor do Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center. Doar sangue pode causar...