A.C.Camargo especialista em cirurgia robótica - Mais de 2 mil procedimentos em diversos tipos de tumores

Publicado em: 24/06/2018 - 21:06:00
Institucional
Tratamento
Campanhas Institucionais
Releases

Utilizada há cinco anos na Instituição para o tratamento de diversos tipos de câncer, inclusive tumores pediátricos, a cirurgia robótica traz eficácia e conforto ao paciente e muda a face da cirurgia oncológica.

A cirurgia robótica para o tratamento do câncer reduz mutilações, traz maior conforto, cicatrizes menores, menos chance de transfusão sanguínea ou UTI e tem eficácia terapêutica equivalente à cirurgia aberta, além de permitir retorno dos pacientes às suas atividades habituais mais precocemente. Essa é uma das constatações dos especialistas do A.C.Camargo Cancer Center, que esta semana alcançou a marca de 2 mil cirurgias realizadas em cinco anos, com a diversidade de aplicação como diferencial: "Além das cirurgias já realizadas com grande frequência em todo o mundo, como as cirurgias para os cânceres de próstata ou de rim, podemos empregar a cirurgia robótica em pacientes com tumores diversos, inclusive em situações em que era mais complexo realizar a cirurgia pelas vias convencionais", diz Stenio Zequi, cirurgião oncológico e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da Instituição. As pinças robóticas permitem acesso a regiões estreitas e proporciona angulações difíceis de obter com a mão humana.

É o caso de cirurgias de cabeça e pescoço, área em que o A.C.Camargo é pioneiro na América Latina e referência mundial. "Podemos alcançar tumores da faringe e laringe, de forma mais direta e menos invasiva, com melhores resultados oncológicos e funcionais. Além disso, podemos também realizar cirurgias de pescoço, como esvaziamentos cervicais e tireoidectomias, sem deixar as conhecidas cicatrizes visíveis nesta região", diz Renan Bezerra Lira, cirurgião oncológico do Núcleo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Instituição.

Em tumores de cólon, "é melhor alternativa para pacientes com sobrepeso, de ambos os sexos, e para os homens em geral", explica Samuel Aguiar Jr., cirurgião oncológico e Líder do Núcleo de Tumores Colorretais. Na cirurgia torácica, a robótica pode ser utilizada para ressecções pulmonares e mediastinais. "É uma técnica minimamente invasiva que proporciona recuperação pós-operatória mais rápida e com menos desconforto para os pacientes", afirma Jefferson Luiz Gross, cirurgião oncológico e Líder do Núcleo de Pulmão e Tórax. 

Na pediatria, o A.C.Camargo é também pioneiro no Brasil: "Fizemos a retirada da próstata em um menino e a extração do rim em duas crianças, todos os procedimentos realizados como parte fundamental do tratamento de crianças portadoras de câncer. Essas técnicas já são aplicadas com igual sucesso em adultos", disse Maria Lúcia de Pinho Apezzato, cirurgiã oncológica e Líder do Núcleo de Cirurgia Pediátrica. Além de menor tempo de internação, com o emprego da técnica, são esperados menos efeitos adversos tanto para crianças quanto para adultos.

Entre as 2 mil cirurgias robóticas realizadas, as mais frequentes são: próstata, coloprocto, cabeça e pescoço e ginecológicas.

Veja abaixo (dados até 25/6):

Departamento 2013 2014 2015 2016 2017 2018 Total
Ginecologia 2 12 20 33 40 18 125
Urologia 62 230 358 377 360 166 1562
Cabeça e Pescoço 0 4 36 33 35 19 128
Abdome 0 5 5 5 14 1 30
Oncologia Cutânea 0 1 1 0 0 0 2
Coloprocto 3 22 38 38 26 12 139
Tórax 0 0 3 9 2 3 17
Pediatria 0 0 0 0 2 2 4
TOTAL             2007

 

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A Instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. Possui o mais importante centro privado de pesquisa sobre o câncer do país. No ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Informações à imprensa

.Comunique
Paulo Alves – paulo.comunique@gmail.com 
Fone: + 55 11 98122-3988  

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Doação de medula óssea: este infográfico mostra como funciona
Doação de medula óssea, uma das atitudes mais generosas e altruístas que um ser humano pode ter. Este procedimento servirá para o transplante de medula óssea, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente por uma saudável para restabelecer a produção normal...
Câncer de mama, estudos e seus achados
Confira os resultados promissores de três publicações realizadas pelos especialistas A.C.Camargo Cancer Center Câncer de mama, o tipo de tumor que mais acomete mulheres no Brasil – está atrás do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para...
Vídeo: o papel da radioterapia em tumores cerebrais
A definição do melhor tratamento para tumores cerebrais depende de uma série de fatores: tipo de tumor, número de lesões, estado geral do paciente, entre outros aspectos. O mais importante é que a decisão seja tomada por uma equipe multidisciplinar. Entre as alternativas disponíveis está...
Vídeo - 2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
Conheça o TrueBeam, um equipamento de alta tecnologia em radioterapia
Esse acelerador linear de última geração permite tratar o paciente com menor grau de toxicidade e maior precisão O TrueBeam é um acelerador linear de alta precisão que vem acoplado com um equipamento que captura imagens, o Conebeam. Ou seja: a cada sessão de radioterapia...