Campanhas Institucionais

Dia Mundial do Câncer de Rim: a importância de médicos e pacientes tomarem decisões juntos

Linha Fina

A campanha internacional “Precisamos Falar sobre Opções de Tratamento” chama a atenção para que haja mais conversas que discutam as diferentes possibilidades terapêuticas para se tratar um tumor renal – conheça as seis perguntas que todo paciente deve fazer a seu médico

O Dia Mundial do Câncer de Rim, que neste 2022 está marcado para 16 de junho, chama a atenção para os tumores renais, cuja ocorrência é de 431 mil novos casos por ano mundo afora.

Inciativa da International Kidney Cancer Coalition, a IKCC (Coalizão Internacional do Câncer de Rim, em tradução livre), a campanha “Precisamos Falar sobre Opções de Tratamento” é tão clara quanto fundamental, pois é muito importante que médicos e pacientes tomem decisões juntos, algo que acontece no A.C.Camargo. 


Por que médicos e pacientes não conversam?

A depender das características do paciente – como sua situação clínica (comorbidades), o estadiamento de seu tumor, sua idade e sua expectativa de vida, por exemplo –, há uma variedade de tratamentos disponíveis.

Segundo a IKCC, estudos mostram que há melhores resultados quando médico e paciente tomam a decisão juntos. No entanto, essas decisões compartilhadas não ocorrem com a frequência necessária. 

Entre os motivos, o paciente não pergunta sobre as possibilidades de tratamento porque não sabe que há um leque de opções ou tem medo de incomodar o médico. Já os doutores, muitas vezes, não expõem os diferentes caminhos por acharem que o paciente não vai entender.


Opções de tratamento para o câncer de rim

O câncer de rim apresenta diversos graus de agressividade e formas de apresentação, definidas através do estadiamento clínico.

Curiosamente, há casos de pacientes que têm tumores que estão no mesmo estadiamento, mas evoluem de forma diferente – um apresenta boa evolução e o outro, não.

Entre as formas mais comuns de tratamento estão as cirurgias (da convencional à robótica, que garante os melhores resultados), a imunoterapia e as terapias-alvo, por exemplo.

Há ainda tumores renais de agressividade baixa cujo tratamento poderia até ser adiado, mas a equipe e o paciente mantêm a chamada “vigilância ativa”, repetindo periodicamente exames de imagem, como tomografia, ressonância ou ultrassom. Depois, reavaliam o caso. Se houver qualquer sinal de progressão, o tratamento é rapidamente realizado.


6 perguntas que todo paciente deveria fazer ao médico

Esta é uma proposta que a IKCC tem para o Dia Mundial do Câncer de Rim. São elas:

•    Quais são as minhas opções de tratamento e quais são meus benefícios e riscos?
•    Como vou me sentir com este tratamento?
•    Quanta experiência você tem com este tratamento?
•    Existe algum estudo clínico que eu possa fazer parte?
•    Como saberemos se este tratamento está funcionando?
•    Posso buscar uma segunda opinião?

Para saber mais, baixe gratuitamente o PDF que dá mais detalhes sobre esses questionamentos e leve em sua próxima consulta.


O Dia Mundial do Câncer de Rim e os estudos clínicos

Outro ponto importante da campanha são os estudos clínicos, pesquisas que visam descobrir tratamentos inovadores. 

O principal objetivo de um estudo clínico é gerar conhecimento médico-científico, protegendo o participante da pesquisa, enquanto busca-se avaliar se o medicamento realmente apresenta a eficácia a que se propõe.

Muitos pacientes não querem participar porque têm medo de serem “cobaias”, mas não é o caso: além de poderem se beneficiar de um medicamento mais moderno e das melhores alternativas terapêuticas existentes, eles podem sair do estudo quando quiserem.

Seu médico pode convidar você a participar se notar que você está dentro dos critérios de elegibilidade para um determinado estudo. 
Você também pode perguntar diretamente a ele sobre a possibilidade de participar de um estudo. 

Para saber se você está apto integrar algum de nossos estudos clínicos, mande um e-mail para [email protected]. Nosso time irá avaliar a mensagem e responder com todos os esclarecimentos.


Fonte: Doutor Stênio Zequi, líder do Centro de Referência em Tumores Urológicos do A.C.Camargo, membro do Medical Advisory Board da IKCC e coordenador do Latin American Renal Cancer Group (LARCG)

Voluntariado no câncer: assista ao debate e saiba como isso funciona no A.C.Camargo

Voluntariado no câncer: vivemos o reencontro com a nossa rede de voluntários, um momento muito importante que marcou a retomada de atividades que estavam suspensas ou de forma on-line durante a pandemia. 

Esse grupo tem um papel fundamental para a experiência dos nossos pacientes e de seus acompanhantes. 

Se hoje estamos posicionados entre os maiores Cancer Centers do mundo, muito se deve a esse trabalho, que prova que juntos podemos construir histórias maiores do que individualmente. 

O evento contou com a presença da conselheira Vicky Bloch, que falou sobre sua relação de 56 anos com o A.C.Camargo. Em um discurso emocionante, Vicky declarou que aqui ela aprendeu o que é ser voluntária, e como esse papel exige muita disciplina, conexão e sua relação duradoura com o projeto. 

Tivemos também a participação da Dra. Raquel Bussolotti, Diretora de Operações do A.C.Camargo, e do nosso diretor geral, Dr. Victor Piana de Andrade, que destacou o papel fundamental dos voluntários para a instituição e afirmou que somos um exemplo de como a energia positiva constrói coisas boas para a sociedade.

Assista ao debate e saiba como isso funciona no A.C.Camargo:


+ Podcast A.C.Camargo
Confira em nossos agregadores de streaming: Spotify, SoundCloud, Google Podcasts e Deezer

Doação de sangue: um infográfico com todas as etapas

Linha Fina

Trata-se de um ato de amor que salva vidas! Confira como isso funciona no A.C.Camargo

​A doação de sangue é um gesto lindo que ajuda no combate ao câncer.

Os bancos de sangue trabalham sempre com os estoques no limite. Devemos considerar que, por mais que a medicina tenha evoluído e a tecnologia proporcione aos pacientes transfusões mais seguras e componentes do sangue mais específicos para cada situação, ainda não se descobriu um substituto tão eficiente e seguro – ou até mesmo uma forma de “fabricar” o sangue.

Sim, o paciente que necessita de transfusões para o sucesso de seu tratamento depende completamente da solidariedade do doador voluntário.

Por isso, a doação de sangue deve ser estimulada constantemente e é fundamental a conscientização de todos sobre a sua importância.

A seguir, veja neste infográfico como funciona a doação de sangue no A.C.Camargo:


Infográfico sobre doação de sangue


Mais sobre doação de sangue

- Perguntas e respostas para você saber tudo sobre doar sangue e plaquetas

- Podcast: tire todas as suas dúvidas sobre a doação de sangue

Vacina contra covid-19: posso doar sangue após me vacinar?

Linha Fina

Orientação varia em relação ao fabricante da vacina aplicada; confira o tempo de espera de cada uma antes de doar sangue e salvar vidas

Vacina covid-19: a doação de sangue não pode parar e, mesmo em pandemia, os estoques de banco de sangue estão muito baixos pelo Brasil.

Com a vacinação contra a covid-19 no Brasil em crescimento, muitas pessoas se sentem mais seguras em doar sangue. Mas existe um prazo seguro para que a pessoa vacinada possa contribuir com a doação?

Vacina covid-19 x doação de sangue

"Quem tomou a vacina deve aguardar um tempo seguro antes de doar sangue. Para cada fabricante, há um tempo específico (veja na lista abaixo)", diz Paula Matos, enfermeira supervisora da Hemoterapia e Terapia Celular do A.C.Camargo Cancer Center.

Mas e aquelas pessoas que tomaram somente a primeira dose, qual a recomendação? "No caso de vacinas cujo protocolo prevê a utilização de mais de uma dose, os intervalos de inaptidão previstos estão relacionados com cada aplicação. Recomenda-se, ainda, uma abordagem de precaução e adiamento da doação de sangue de pessoas que desenvolveram sintomas ao receber uma vacina contra a covid-19 por até sete dias após a melhora", explica.

Durante a triagem, o doador passa por uma avaliação clínica, e devem ser observados sintomas e bom estado de saúde no momento da doação.

Essas precauções são importantes para diminuir o contágio e garantir mais segurança ao paciente que recebe o sangue e a quem doa.

Confira abaixo a lista de fabricantes das vacinas aprovadas pela Anvisa no Brasil atualmente e o tempo de espera antes de doar sangue:

Coronavac/Sinovac/Butantan: 48 horas antes de doar sangue
AstraZeneca/Oxford/Fiocruz: 7 dias antes de doar sangue
Pfizer: 7 dias antes de doar sangue
Janssen: 7 dias antes de doar sangue
Vacina contra a Gripe: 48 horas antes de doar sangue


Pessoas que tiveram covid-19 podem doar sangue após 30 dias do término dos sintomas e pessoas que tiveram contato com alguém diagnosticado com o novo coronavírus podem doar após 15 dias sem sintomas.

Os bancos de sangue precisam de sua ajuda! Se você já está completamente imunizado contra a covid-19 e deseja ajudar, conheça as orientações na hora de doar sangue e salve vidas!

O banco de sangue do A.C.Camargo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 15h. Nosso endereço é na rua Castro Alves, 131, no bairro da Aclimação, em São Paulo

Para agendar, clique aqui ou ligue para (11) 2189-5000 (selecione a opção 5 do menu telefônico).

Linha Aspas Simples
"

Pacientes oncológicos precisam de sangue em diversas fases do tratamento e quando o estoque fica baixo, tratamentos são interrompidos! O período de crise sanitária que vivemos demonstrou que a sociedade precisa pensar coletivamente para superar épocas difíceis em prol da vida. Doe sangue!

Paula Matos, enfermeira supervisora da Hemoterapia e Terapia Celular do A.C.Camargo Cancer Center

Atendimento oncológico protegido: o tratamento contra o câncer em tempos de pandemia

Linha Fina

As medidas do atendimento oncológico protegido do A.C.Camargo Cancer Center proporcionam um ambiente seguro para o paciente prosseguir com seu tratamento 

O tratamento contra o câncer traz muitas dúvidas e preocupações ao paciente. A rotina muda bastante e os cuidados para evitar uma possível contaminação por vírus ou bactérias vira regra, ainda mais em tempos de pandemia da covid-19.

É importante que o paciente, ao fazer seu tratamento oncológico, conte com um espaço higienizado e protegido, para que ele consiga fazer todos seus procedimentos com tranquilidade e segurança, como no A.C.Camargo.

“Durante todo meu processo de diagnóstico de câncer, me sentia bem segura, com os profissionais e pacientes sempre usando máscara de forma adequada. O que me chamou atenção foi que sempre recebemos máscaras novas na entrada, nunca vi isso em lugar algum. Me senti acolhida e protegida”, diz Francilene Gomes, paciente do A.C.Camargo desde outubro de 2020.

O início do tratamento da Francilene se deu em plena pandemia, o que a assustou de início. “Claro que senti medo de ser contaminada, afinal, estou em completo isolamento, só saio de casa para ir ao A.C.Camargo. Mas quando vou até lá, me sinto segura, vejo que a Instituição tem sempre álcool em gel à disposição e os profissionais estão sempre usando máscaras”, conta.

“Ficou marcado para mim como uma experiência humana, que fez e faz diferença em minha vida, não só nesse processo de estabilizar o câncer, mas contar com tratamento humanizado, solidário e empático”.

Quem tem câncer, tem pressa. Não deixe de observar os sinais e sintomas do câncer e mantenha as suas rotinas de diagnóstico e tratamento.  

Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!

Linha Fina

Neste 14 de junho, assista ao vídeo e conheça o agendamento online para doação no A.C.Camargo Cancer Center

Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas.

Saiba mais neste vídeo:



Doação de sangue: agendamento online

Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o agendamento para a doação por este formulário ou por telefone: (11) 2189-5000, opção 5.
 
Essa é mais uma das medidas de segurança que tomamos para garantir os bons níveis do nosso Banco de Sangue, que, com a evolução da pandemia da Covid-19 e as orientações para que a população permaneça em casa, passaram a diminuir.
  
Importante: se o doador tomou a vacina da gripe, a doação pode ser feita após 48 horas.

Horário de funcionamento do Banco de Sangue
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Sábado, das 8h às 15h
O Banco de Sangue não abre aos domingos e feriados
Endereço: Rua Castro Alves, 131 – Aclimação, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2189-5000 – opção 5

Para doar, lembre-se de levar um documento oficial com foto.

Atendimento Oncológico Protegido: a importância de não interromper o tratamento em números


O atendimento oncológico protegido do A.C.Camargo Cancer Center é um conjunto de processos para o paciente prosseguir com seu tratamento de forma segura em tempos de pandemia. Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Entre março e maio de 2020, realizamos uma intensa campanha na TV, rádio e internet para reforçar a importância de não parar o tratamento e ficar atento(a) aos sinais e sintomas.

Isso refletiu em números expressivos para a Instituição:

6.000 ligações para a Central de Relacionamento  •	+1,1 milhão de novos usuários acessando nosso site  •	+700 mil acessos à página da campanha on-line  •	9.452 acessos na página do formulário de sinais e sintomas

Dia Internacional da Enfermagem: na linha de frente no combate ao câncer e à Covid-19

Linha Fina

 

12 de maio é o dia para homenagear nossos profissionais da enfermagem, que em nossa Instituição, cuidam de mais de 70 mil pacientes por ano

 

Dia Internacional da Enfermagem: em tempos de pandemia, o profissional que ganha cada vez mais destaque na luta pela vida são os  da equipe de enfermagem. São pessoas que todos os dias dedicam seu tempo para curar e salvar vidas, sempre com muita atenção e carinho para cada paciente.

No A.C.Camargo Cancer Center, nossa equipe de enfermagem é especializada em tratamento oncológico, garantindo, ainda mais, um tratamento humanizado com profissionais treinados para lidar com a doença.

São auxiliares, técnicos e enfermeiros dispostos todos os dias da semana, 24 horas por dia, a oferecer sempre o melhor cuidado, como é o caso de nossa navegação (clique aqui para saber mais).

O profissional da enfermagem é responsável por acompanhar e cuidar dos pacientes, dando assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico.

Dia Internacional da Enfermagem

O dia 12 de maio foi escolhido para homenagear Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem. Ela atuou na guerra da Criméia, entre 1853 e 1856, e era conhecida como "dama da lâmpada", por usar o instrumento durante a noite para tratar os feridos. Nightingale é a fundadora da primeira Escola de Enfermagem do mundo, na Inglaterra.

Conheça mais sobre o trabalho da enfermagem do A.C.Camargo e compartilhe com seus amigos a importância desta profissão em nossas vidas.

O A.C.Camargo também oferece cursos para profissionais da Enfermagem, confira nossos treinamentos aqui.

A todos os(as) profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente da Covid-19, nosso muito obrigado por ajudar a salvar vidas.
 

Tumores ginecológicos: uma seleção de conteúdos para você saber tudo sobre a saúde da mulher

Linha Fina

São dezenas de publicações divididas pelas temáticas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, pilares que definem a jornada da paciente no A.C.Camargo Cancer Center

Tumores ginecológicos: mais de 30 mil mulheres são diagnosticadas anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Uma vez que os sintomas são ausentes ou inespecíficos na fase inicial do tumor, muitas vezes fica complicado perceber precocemente um câncer de colo de útero, endométrio, ovário, vagina e vulva.

No entanto, baseado no histórico da paciente, nos exames clínicos e na análise anatomopatológica, é possível antecipar o diagnóstico e obter um tratamento mais efetivo.

Sim, março é um mês de conscientização sobre a saúde da mulher, mas você tem de se cuidar o ano todo. 

Por exemplo, inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça atividade física e não deixe de realizar os exames médicos. 

Para que você saiba mais sobre o universo dos tumores ginecológicos e da saúde da mulher, o A.C.Camargo Cancer Center apresenta a seguir dezenas de publicações.

Elas foram divididas pelas temáticas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, os pilares que definem a jornada da nossa paciente na Instituição.

Tem textos, vídeos, podcasts, infográfico... Confira:

O que é a touca de resfriamento? Ela evita a queda de cabelo causada pela quimioterapia?
Tecnologia disponível no A.C.Camargo Cancer Center ajuda a combater esse efeito colateral 

Um cisto no ovário pode estar relacionado a um câncer?
Entenda o que é e como é possível tratar esta pequena lesão

Endometriose pode virar câncer?
Descubra mais sobre um problema que afeta cerca de 10% das brasileiras

Tumores ginecológicos: um infográfico que conscientiza para a prevenção
Entenda mais sobre os cânceres que atingem cerca de 30 mil brasileiras por ano

Podcast Rádio Cancer Center - Sinais e sintomas dos tumores ginecológicos
Aprenda a reconhecer os alertas que pedem uma consulta médica

HPV: tudo o que você queria saber da doença, mas tinha vergonha de perguntar
Veja respostas para as dúvidas mais frequentes, sem tabus

Tumores ginecológicos além do colo de útero: informe-se e cuide-se!
Saiba tudo sobre os cânceres de ovário, endométrio e vulva 

Conheça os tipos de câncer no útero
Tumores uterinos podem estar situados no colo do útero ou no endométrio; entenda 

Câncer de colo de útero: 3 formas de erradicar a doença
Segundo a OMS, a vacinação contra o HPV é uma delas

Podcast Rádio Cancer Center - O câncer de ovário
Previna-se contra o sétimo câncer mais comum em mulheres no país

Podcast Rádio Cancer Center - HPV e câncer de colo do útero
Ouça um papo descomplicado e entenda a relação e os mecanismos de proteção

Vídeo: prevenção e diagnóstico precoce para o câncer de colo do útero
Uma conversa objetiva com Dra. Andréa Gadelha, oncologista clínica do A.C.Camargo 

HPV, a vacina vital que previne vários tipos de câncer
Segura, essencial e subutilizada, a imunização pode evitar o desenvolvimento de tumores

Ingestão de álcool contribui para a formação de tumores
Entenda como a bebida alcoólica pode agir em diferentes partes do corpo

Obesidade é fator de risco para câncer
Saiba como o excesso de peso contribui para a formação de tumores 

A preservação da fertilidade em pacientes com câncer
Discussão buscou aproximar oncologistas e fertileutas

O futuro da oncologia por métodos genômicos e moleculares
Nesta conversa, saiba mais sobre prevenção e tratamento contra os tumores

A síndrome de ovários policísticos aumenta o risco para um câncer ginecológico?
Compreenda os sinais que podem ou não indicar o diagnóstico da SOP nas mulheres

Menopausa: um sangramento poderia ser sinal de câncer?
Entenda a relação entre o período e os tumores ginecológicos 

Mioma no útero poderia ser um sinal de câncer?
Quase sempre sem sintomas, quadro pode atingir até 70% das mulheres em fase reprodutiva

Sangramento atípico fora da menstruação: posso estar com câncer?
Este sinal pode ser um recado do seu organismo para questões que pedem atenção

Papanicolau é a principal forma de rastreamento de câncer do colo do útero
Exame é simples, rápido e eficaz para detectar lesões pré-malignas de forma precoce

Mitos & verdades sobre o câncer ginecológico
A informação correta é uma arma para diagnosticar

Um manual sobre o câncer de colo do útero
Sinais, sintomas, fatores de risco e formas de tratamento

Um manual sobre o câncer de endométrio
Sinais, sintomas, fatores de risco e formas de tratamento

Um manual sobre o câncer de ovário
Sinais, sintomas, fatores de risco e formas de tratamento

Um manual sobre o câncer de vulva
Sinais, sintomas, fatores de risco e formas de tratamento

Mitos & verdades: síndrome de ovários policísticos
A SOP poderia aumentar o risco de câncer?

Existe exame “preventivo” para o câncer de ovário?
Compreenda se os testes de rastreio funcionam

HPV e papanicolau
Entenda se a investigação do vírus inviabiliza a realização do exame

Genômica, a ciência que faz diferença
Assista ao vídeo e entenda melhor como ela contribui para o combate ao câncer

Tratamento oncológico e libido: entenda a relação
Fatores orgânicos ou emocionais podem desencadear problemas

Touca de resfriamento colabora com a autoestima
Outra vantagem: ajuda a preservar a privacidade das pacientes

O que o paciente com câncer deve saber sobre interações medicamentosas?
Chás e alguns medicamentos podem interferir na ação dos quimioterápicos 

Quimioterapia de consolidação traz benefício para pacientes com câncer de colo de útero
Confira este tratamento estudo por pesquisadores do A.C.Camargo

Braquiterapia guiada por ultrassom evita em até 90% os riscos de perfuração do útero
Revisão de estudos comprova a eficácia da técnica usada no A.C.Camargo em pacientes com câncer de colo uterino 

O câncer de colo do útero e sua cirurgia
Pesquisa avalia quais pacientes se beneficiam de um procedimento menos radical

A eficácia da braquiterapia
Tratamento desempenha papel importante para os cânceres de endométrio e colo do útero

Um tratamento mais eficaz do câncer de vulva
Pesquisa de Linfonodo Sentinela é um método que contribui

Câncer ginecológico: novidades e consolidação dos tratamentos
Câncer de ovário, endométrio e colo do útero foram destaque na ASCO 

Podcast Rádio Cancer Center #41 - "Engravidei após um câncer de endométrio"
Ouça e saiba como foi a inspiradora trajetória da Barbara até conseguir seu grande objetivo

Vídeo - Histórias reais sobre o câncer: conheça Amanda Benites
Assista a este capítulo da série com vivências inspiradoras de mulheres diagnosticadas

Fisiatra, o médico que promove mobilidade e qualidade de vida
Conheça esse profissional de essencial importância para o “ir e vir”, inclusive para o paciente oncológico 

Exercícios durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer
Estudo holandês apresentado na ASCO analisou o impacto da atividade física

Fisioterapia contribui para a qualidade de vida de mulheres com câncer
Pacientes com tumores de mama e ginecológicos podem prevenir o acúmulo de líquido

Dia Mundial do Câncer: atenção aos sinais e sintomas durante a pandemia

Linha Fina

 

Especialistas reforçam a necessidade de visitar seu médico ao serem observados indícios de um eventual tumor – mesmo em tempos de Covid-19

 

 

Neste Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, alertamos, como sempre, para o tratamento da doença, sinais e sintomas e formas de prevenção.

Em 2021, em plena pandemia de Covid-19, enfrentamos mais um novo desafio: o diagnóstico tardio da doença, ou seja, pacientes chegam ao consultório médico com o câncer já bastante avançado.

O distanciamento social e as regras de prevenção em relação à Covid-19 continuam valendo para conter a pandemia, mas o câncer não pode esperar.

Covid-19 x câncer

A diferença do tratamento contra o câncer em um Cancer Center, como o A.C.Camargo Cancer Center, é também a pesquisa da doença. No Centro Internacional de Pesquisa (CIPE), médicos e cientistas pesquisadores da Instituição produzem estudos dos mais diversos no âmbito da oncologia, e a Covid-19 não ficou de fora.

As pesquisas reforçam: em qualquer sinal ou sintoma de câncer, procure um médico o quanto antes.

O estudo do médico oncologista Dr. Samuel Aguiar Junior, líder do Centro de Referências em Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center, mostrou que casos de câncer de cólon e reto diminuíram drasticamente. A razão é o distanciamento social, que também contribuiu para uma piora no estadiamento dos casos que chegam para tratamento.

Ou seja, por causa da pandemia, muitas pessoas deixaram de realizar o rastreamento do câncer e, quando o fazem, por vezes o caso já apresenta um quadro mais avançado. 

A expectativa do especialista é de que haverá um impacto significativo na sobrevida de pacientes oncológicos, por consequência da pandemia.

Covid-19 e câncer de mama

A Dra. Fabiana Makdissi, líder do Centro de Referência em Tumores de Mama, também coordenou uma pesquisa que aborda os efeitos da Covid-19 em cirurgias de pacientes diagnosticadas com câncer de mama. O projeto teve como autora principal a Dra. Fernanda Perez Magnani Leite, cirurgiã oncológica e mastologista do A.C.Camargo.

Esse estudo abordou a necessidade da equipe médica de tomar decisões rápida, compartilhadas e eficazes nos casos cirúrgicos durante a pandemia.

Atendimento Oncológico Protegido

É muito importante estar atento(a) aos sinais e sintomas e consultar seu médico.

No A.C.Camargo, estamos preparados para receber e cuidar de nossos pacientes com total segurança, excelência e agilidade. Confira nossas ações e não deixe o câncer para depois.