Senhora loira correndo no parque

Outubro Rosa: por que a prática de atividade física é benéfica durante e após o tratamento oncológico

Publicado em: 19/10/2020 - 16:10:18
Linha Fina

Incluir exercícios físicos ao longo da rotina faz bem ao organismo e ajuda no combate ao câncer

 

Outubro Rosa. Correr, malhar, fazer caminhada ou até mesmo dançar pela casa. Quando alguém se exercita, o organismo libera um neurotransmissor chamado serotonina. Esse hormônio é responsável por auxiliar e regular o humor e ajuda a diminuir os sintomas de tristeza e depressão.

Estudos recentes mostram que a prática da atividade física também é benéfica para aquelas pacientes que estão em tratamento oncológico. Conversamos com a Dra. Solange Sanches, médica oncologista do A.C.Camargo Cancer Center, para saber mais sobre o tema.


Exercícios x câncer de mama

"A atividade física é um dos principais fatores de estilo de vida que interage com o câncer de mama, tanto como ação redutora de risco ou de reincidência do tumor. Para as mulheres em tratamento com quimioterapia ou hormonioterapia, por exemplo, o exercício físico pode reduzir a intensidade dos efeitos colaterais da medicação", conta a especialista.

Alguns estudos mostram que a diferença entre a reincidência do câncer em mulheres que praticam ou não atividade física pode chegar até a 30%. O ideal, segundo a Dra. Solange, seriam 150 minutos de atividade aeróbica por semana e dois treinos de força muscular.

"Esses dois tipos de exercícios se complementam para diminuir a reincidência do câncer, além de melhorar os efeitos colaterais durante o tratamento e funcionar como um hobby prazeroso para a paciente. Isso porque a atividade física mobiliza endorfina, combate a obesidade e traz sensação de bem-estar", explica.


Outubro Rosa: novas atividades

O exercício físico pode ser um desafio para quem não gosta da prática. "Mas não é uma opção, faz parte do tratamento contra o câncer. A pessoa deve colocar na agenda e reservar um horário para isso", diz.

A dica é buscar por opções que tragam prazer, como uma caminhada no parque, andar de bicicleta, prática de esportes ao ar livre ou até mesmo dançar. Aulas de zumba, por exemplo, ajudam a gastar energia e promovem a sociabilidade.

"Assim como a gente se dedica para cuidar da pele e da alimentação, devemos prezar pela atividade física e fazer dela um momento seu. A prática do exercício faz parte da sua vida e deve ser feita da melhor maneira possível, pensando no bem-estar".

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...