Senhora loira correndo no parque

Outubro Rosa: por que a prática de atividade física é benéfica durante e após o tratamento oncológico

Publicado em: 19/10/2020 - 16:10:18
Institucional
Reabilitação
Efemérides
Tumores de Mama
Linha Fina

Incluir exercícios físicos ao longo da rotina faz bem ao organismo e ajuda no combate ao câncer

 

Outubro Rosa. Correr, malhar, fazer caminhada ou até mesmo dançar pela casa. Quando alguém se exercita, o organismo libera um neurotransmissor chamado serotonina. Esse hormônio é responsável por auxiliar e regular o humor e ajuda a diminuir os sintomas de tristeza e depressão.

Estudos recentes mostram que a prática da atividade física também é benéfica para aquelas pacientes que estão em tratamento oncológico. Conversamos com a Dra. Solange Sanches, médica oncologista do A.C.Camargo Cancer Center, para saber mais sobre o tema.


Exercícios x câncer de mama

"A atividade física é um dos principais fatores de estilo de vida que interage com o câncer de mama, tanto como ação redutora de risco ou de reincidência do tumor. Para as mulheres em tratamento com quimioterapia ou hormonioterapia, por exemplo, o exercício físico pode reduzir a intensidade dos efeitos colaterais da medicação", conta a especialista.

Alguns estudos mostram que a diferença entre a reincidência do câncer em mulheres que praticam ou não atividade física pode chegar até a 30%. O ideal, segundo a Dra. Solange, seriam 150 minutos de atividade aeróbica por semana e dois treinos de força muscular.

"Esses dois tipos de exercícios se complementam para diminuir a reincidência do câncer, além de melhorar os efeitos colaterais durante o tratamento e funcionar como um hobby prazeroso para a paciente. Isso porque a atividade física mobiliza endorfina, combate a obesidade e traz sensação de bem-estar", explica.


Outubro Rosa: novas atividades

O exercício físico pode ser um desafio para quem não gosta da prática. "Mas não é uma opção, faz parte do tratamento contra o câncer. A pessoa deve colocar na agenda e reservar um horário para isso", diz.

A dica é buscar por opções que tragam prazer, como uma caminhada no parque, andar de bicicleta, prática de esportes ao ar livre ou até mesmo dançar. Aulas de zumba, por exemplo, ajudam a gastar energia e promovem a sociabilidade.

"Assim como a gente se dedica para cuidar da pele e da alimentação, devemos prezar pela atividade física e fazer dela um momento seu. A prática do exercício faz parte da sua vida e deve ser feita da melhor maneira possível, pensando no bem-estar".

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

AACR 2019: Significância Estatística versus Significância Clínica: discussões sobre o valor de p
Medida é tradicionalmente empregada para determinar o valor de uma descoberta científica Por Vinicius Fernando Calsavara, pesquisador/estatístico do Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (NEECan) do A.C.Camargo Cancer Center Em diversas áreas do conhecimento, o uso de técnicas estatísticas vem crescendo vigorosamente em pesquisas...
III Curso de Inverno de Biologia Celular e Molecular
Reunimos 60 alunos e recém-formados para apresentar os desafios das pesquisas sobre o câncer. Apresentar aos jovens estudantes da área de saúde as inúmeras possibilidades de linhas de pesquisa existentes atualmente é uma forma de estimulá-los e de fortalecer essa prática, o que vai refletir...
Ministério da Saúde prorroga prazo de captação de recursos no âmbito do PRONON e PRONAS/PCD
Tendo em vista a necessidade de garantir tempo suficiente para que as instituições com projetos aprovados no ciclo de 2014 obtenham doações para execução de seus projetos, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo de captação de recursos até o dia 30 de abril de...
Semana da Saúde: o que é autocuidado e como praticá-lo
A palavra "autocuidado" ganhou destaque nos últimos meses, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. Mais pessoas estão interessadas em uma vida mais leve, com menos estresse e mais saúde. Mas afinal, o que é autocuidado e como praticá-lo? "Autocuidado são todas as medidas que...
Next Frontiers to Cure Cancer 2021: Radiologia intervencionista terapêutica
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...