Exames de prevenção por faixas etárias

Publicado em: 20/06/2020 - 12:06:40
Diagnóstico
Institucional
Exames

Além de manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e atividade física, uma forma de proteger sua saúde é realizar estes exames – outros testes de rastreamento podem ser indicados pelo médico, de acordo com a análise do histórico familiar e as queixas de cada paciente.

30 anos

- Papanicolau (mulheres): se você tem vida sexual ativa e ainda não faz o acompanhamento anual, conte ao ginecologista, pois trata-se do principal exame para diagnóstico precoce do câncer no colo do útero.

- Exame de sangue (ambos): deve ser anual, para verificar a função renal e dos hormônios da tireoide, além de níveis de glicose, colesterol e triglicérides.

40 anos

- Mamografia (mulheres): recomenda-se que façam o exame anualmente como prevenção para o câncer de mama, um dos mais comuns no sexo feminino. Se houver casos de câncer na família, a investigação começa mais cedo.

- Toque retal e PSA (homens): para rastrear o câncer de próstata, homens negros ou com histórico familiar devem realizar ambos anualmente a partir dos 45 anos – caso contrário, começa-se aos 50 anos.

50 anos

- Tomografia computadorizada (ambos): quem fuma mais de um maço por dia ou deixou de fumar há menos de 15 anos deve fazer esse rastreamento para câncer de pulmão.

- Exame da cavidade oral (ambos): se a pessoa tem o perfil acima e ainda bebe, há o risco maior de câncer de boca. Neste caso recomenda-se atenção a sinais de alerta como ferida na boca que não cicatriza (sintoma mais comum) ou nódulo – investigue com um especialista.

- Colonoscopia (ambos): permite detectar lesões e doenças inflamatórias, atuando na prevenção do câncer de cólon. Se não apresentar nenhuma alteração, o exame deve ocorrer a cada cinco anos.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando um elo de compaixão e...
Confira nossa política para visitantes e acompanhantes
Estamos diante de um momento de atenção em relação ao aumento do número de casos de Covid-19 na cidade de São Paulo e na nossa Instituição. Por esta razão, as vistas aos pacientes internados estão suspensas momentaneamente. Essa é mais uma das nossas medidas de...
XXVII Jornada de Patologia traz palestrantes nacionais e internacionais para discutir os tumores da mulher
Concebido pelo A.C.Camargo Cancer Center em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia, tradicional evento acontecerá nos dias 1 e 2 de novembro e será voltado à saúde feminina Realizada desde 1997 em São Paulo, a jornada representa um acontecimento tradicional no calendário da patologia...
Vacina contra covid-19: posso doar sangue após me vacinar?
Vacina covid-19: a doação de sangue não pode parar e, mesmo em pandemia, os estoques de banco de sangue estão muito baixos pelo Brasil. Com a vacinação contra a covid-19 no Brasil em crescimento, muitas pessoas se sentem mais seguras em doar sangue. Mas existe...
Pesquisa revela por que a metástase do câncer de tireoide nos gânglios não é tão preocupante
Quando o câncer de tireoide apresenta metástase nos gânglios (ou linfonodos), a situação é menos preocupante do que as metástases em gânglios de outros tumores, como mama, cólon, pulmão etc. Para entender por que isso acontece, pesquisadores do A.C.Camargo e da Unicamp se uniram nesse...