Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

Publicado em: 09/10/2020 - 14:10:57
Reabilitação
Foco do paciente
Efemérides
Tumores de Mama
Linha Fina

5 dicas para pacientes com câncer de mama manterem o equilíbrio emocional

Comemorado em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade. Para as pacientes com câncer de mama, cuidar da saúde mental é importante para resgatar a confiança e a autoestima, principalmente para as mulheres que passam por cirurgia de retirada da mama.

Com uma autoestima elevada, a mulher tem mais disposição para concluir a jornada oncológica e a reabilitação até o pós-tratamento.

A Dra. Christina Haas Tarabay, head de psicologia do A.C.Camargo Cancer Center, dá cinco dicas que podem ajudar a manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.

  1. Escute e valorize suas emoções, pois elas traduzem seus sentimentos e permitem que as pessoas conheçam você verdadeiramente.  
     
  2. Procure reservar um tempo para fazer algo que você realmente gosta. Invista em você mesma!          
         
  3. Evite comparações. A expressão “cada caso é um caso” diz o quanto somos seres únicos em nossa subjetividade e riqueza interior.
     
  4. Reconheça seus sentimentos. Não há problema em se sentir triste em alguns momentos, pois é reconhecendo nossos sentimentos que podemos superá-los.
     
  5. Se você sentir dificuldade com o momento que está vivendo, procure ajuda profissional. Uma rede de apoio adequada pode possibilitar que você desenvolva recursos de enfrentamento para lidar com as demandas específicas de seu mundo interior.

Painel de câncer de mama

Os interessados em discutir a realidade e os desafios de quem vivencia o outubro rosa todos os dias podem participar do “Painel de câncer de mama: do diagnóstico à reinserção social”.

O evento acontecerá de 19 a 23 de outubro, será gratuito e on-line. Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Paciente oncológico: ciclos de superação para elevar a autoestima
O paciente oncológico e as pessoas que vivem ao redor dele precisam trocar experiências, vivências, ideias. Com esta proposta, assista ao nosso bate-papo do grupo de apoio Amor à Vida. O tema foi Ciclos de Superação para Elevar a Autoestima. O Grupo Amor à Vida...
Dia do Médico: inspire-se com o Doutor Torloni
O Dia do Médico é comemorado anualmente em 18 de outubro. Data esta que foi escolhida por ser o Dia de São Lucas, o padroeiro da medicina. Sinônimo de pioneirismo e devoção à profissão, o Doutor Humberto Torloni (1924–2017) cumpriu uma trajetória marcante e inspiradora...
World’s Best Hospitals 2020: A.C.Camargo Cancer Center está entre as melhores instituições de saúde do mundo
Ranking da revista norte-americana Newsweek contou com critérios que nos colocaram entre as mais bem avaliadas em oncologia O World’s Best Hospitals 2020, ranking da revista norte-americana Newsweek, foi divulgado e colocou o A.C.Camargo Cancer Center entre os melhores hospitais do mundo. A eleição, que...
Unidade Antônio Prudente ganha emergência moderna e mais confortável
A emergência da Unidade Antônio Prudente do A.C.Camargo Cancer Center está de cara nova e moderna. O espaço agora possui mais salas de atendimento emergenciais, mais poltronas individuais de atendimento rápido, além de mais leitos e banheiros para atender os(as) pacientes. O posto de enfermagem...
Cirurgia oncológica: as evoluções que beneficiam os pacientes
A cirurgia oncológica foi a primeira modalidade de tratamento do câncer e, em mais de 80% dos casos, ainda continua sendo necessária no tratamento desta doença. A cirurgia oncológica deve estar no coração do planejamento terapêutico. O cirurgião oncologista é um profissional preparado, não somente...