Atendimento Oncológico Protegido: saiba como é o protocolo de higienização de equipamentos na Instituição

Publicado em: 07/06/2021 - 11:06:42
Linha Fina

Durante a pandemia, intensificamos nossos protocolos de higiene para promover um ambiente cada vez mais seguro para o tratamento oncológico

O tratamento oncológico traz muitas incertezas e preocupações ao paciente e seus familiares. Em muitos casos, um dos efeitos do tratamento é a diminuição da imunidade, favorecendo o risco de infecções, por isso é importante contar com um espaço limpo e seguro, contribuindo para realização de procedimentos com tranquilidade e segurança. 

Após cada exame, sessão de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, os equipamentos e locais onde são realizados são higienizados por nossa equipe de limpeza e enfermagem.

"A higienização é realizada com produtos de uso hospitalar padronizados levando em consideração as especificidades de cada equipamento, além das recomendações do próprio fabricante. Os profissionais são orientados e seguem protocolos em relação ao processo de higienização específica por equipamento.", explica Ivan França, Head de Infectologia do A.C.Camargo Cancer Center.

Por isso, no A.C.Camargo Cancer Center, contamos com uma comissão de padronização de produtos químicos, a qual avalia a segurança e eficácia de todos os produtos utilizados na instituição. 

Para serem aprovados, esses produtos devem possuir em sua composição, substâncias que lhes confiram ação contra bactérias, fungos e vírus, inclusive o vírus causador da COVID-19.

 

Atendimento Oncológico Protegido

Essa medida faz parte do Atendimento Oncológico Protegido, um conjunto de processos para o paciente prosseguir com seu tratamento de forma segura em tempos de pandemia. Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Clique aqui e conheça as nossas principais medidas.

A higienização é importante para o bem-estar de todos, e, além disso, contribui para a interrupção na transmissão de micro-organismos para o ambiente e também para outros pacientes.

Conheça como é realizado o processo de triagem na Instituição e o que estamos fazendo para que você tenha, cada vez mais, um atendimento oncológico protegido. Quem tem câncer, tem pressa!
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...