Programa de navegação

Programa de navegação

Publicado em: 15/10/2020 - 15:10:57
Tratamento
Institucional
Serviços ao Paciente
Tumores de Mama
Linha Fina

Conheça o trabalho feito por uma equipe especializada de enfermeiros que contribui para diminuir a ansiedade em relação ao tratamento


Você sabe o que é um enfermeiro navegador e qual o seu trabalho? Este profissional é o elo entre o paciente e a equipe assistencial e desenvolve um trabalho fundamental para melhorar os resultados do tratamento contra o câncer.

“Os navegadores são profissionais da enfermagem especialistas em oncologia, que conduzem e acolhem o paciente durante sua jornada nos Centros de Referência desde o acesso, passando pelo diagnóstico e o tratamento”, explica Camila Forni Antunes, supervisora de operações dos Centros de Referência e Programa de Navegação.

Estes profissionais também fazem um acompanhamento ativo de todas as etapas do tratamento, como por exemplo, checar resultados de exames e adiantar consultas, se preciso. Os navegadores também mantêm contato remoto com o paciente, por telefone e por e-mail.


Navegação para pacientes com câncer de mama

Foi no Centro de Referência de Tumores de Mama que o projeto de navegação começou. Após um ano em fase de testes, a iniciativa entrou em operação em 2018. Desde então, foram navegadas mais de 2.400 pacientes com câncer de mama.

“Durante o tratamento, os navegadores trabalham como uma fonte qualificada para orientar todos os aspectos relativos à doença, incluindo questões estéticas e de autoestima, como a queda de cabelo durante a quimioterapia, por exemplo. Embora existam muitas informações disponíveis, este elo com o enfermeiro transmite segurança e desmistifica a doença”, esclarece Camila.

Os resultados do programa são positivos. Em pesquisa* de satisfação aplicada às pacientes com câncer de mama, 91% se sentiram acolhidas durante a navegação; 87% relataram aumento da segurança e 82% reportaram redução na ansiedade.


Sobre o Centro de Referência em Tumores de Mama

É um centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa que oferece um atendimento global e personalizado para pacientes com tumores na mama, desde o diagnóstico preciso, passando pelo planejamento individualizado do tratamento, recursos para a reabilitação física e emocional até a retomada da rotina pessoal e profissional.

Diagnósticos, consultas com especialistas, quimioterapia, radioterapia e cirurgias ganham eficiência com os processos integrados, o que agiliza os atendimentos e oferece melhor experiência e comodidade aos pacientes e familiares. 

O tratamento é definido com protocolos e em conjunto pela equipe multidisciplinar, que considera todas as informações de cada paciente. Os casos em que não há consenso padronizado são encaminhados para o Tumor Board, fórum que reúne cada especialidade envolvida para estabelecer uma conduta baseada em evidência científica e colegiada pela instituição. 

*Fonte: Lopes, ASS. Aplicação da percepção de satisfação das pacientes acompanhadas pelas enfermeiras navegadoras em um centro oncológico de referência. Monografia de conclusão do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia na área de Enfermagem da Fundação Antônio Prudente, 2019.
Equipe do Programa de Navegação

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Tabagismo: saiba o que o cigarro faz com seu corpo
O tabagismo é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de tumores. Casos como boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, intestino, entre outros. Além disso, o tabaco está ligado a cerca de 50 outros diferentes...
No A.C.Camargo Cancer Center, a tecnologia salva vidas
Para garantir as melhores práticas em oncologia, não basta ter um corpo clínico de excelência, ainda que isso seja essencial. A tecnologia é uma grande aliada e tem de se fazer presente para ajudar a melhorar as vidas dos pacientes. Quando se fala em tecnologia...
Câncer de cabeça e pescoço: artigo científico traz recomendações para cirurgias oncológicas
Estudo internacional teve a contribuição do Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço Câncer de cabeça e pescoço e Covid-19. Em artigo divulgado pela revista científica The Lancet Oncology, especialistas representando mais de 30 sociedades médicas do...
Microbioma, a ciência que faz diferença
Assista ao vídeo e entenda como bactérias, vírus e fungos podem interferir na prevenção e no tratamento do câncer Dentro do corpo humano vive uma série de microrganismos, a chamada microbiota. São bactérias, vírus e fungos que interferem positiva ou negativamente na nossa saúde. O...
Dia Mundial do Câncer
Nós cuidamos de pessoas. Cuidamos de pacientes com câncer, seus familiares e de todos que os acompanham nesse processo. Somos mais de 5.000 pessoas engajadas e com um único propósito: combater o câncer, paciente a paciente. Somos todos A.C.Camargo Cancer Center e vamos fazer a...