Outubro Rosa: tomografia computadorizada é uma aliada na biópsia da mama

Publicado em: 04/10/2019 - 15:10:26
Pesquisa
Diagnóstico
Exames
Tumores de Mama

Raramente usada para exames de imagem da mama, ela ajuda a garantir o melhor planejamento terapêutico

Outubro Rosa é sinônimo de prevenção, portanto saiba que os melhores exames de imagem para avaliação de lesões mamárias são a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. A tomografia computadorizada não costuma ser utilizada na rotina, mas pode ser útil em situações específicas, pois é capaz de detectar lesões mamárias e, muitas vezes, fornecer acesso seguro e efetivo a elas. 

Com isso, a tomografia pode ser considerada um método de orientação alternativo para biópsias de lesões mamárias que não são acessíveis com as modalidades de imagem convencionais.

Essa é a tese do estudo CT-Guided Biopsy of Breast Lesions: When Should it be Considered? (Biópsia Guiada por Tomografia Computadorizada em Lesões Mamárias: Quando Deve ser Considerada?), um trabalho publicado no periódico The Breast Journal

“Esse relato era necessário, pois existe pouca literatura internacional sobre o tema, e poucos serviços têm experiência com esse tipo de procedimento”, afirma um dos líderes da pesquisa, Almir Bitencourt, médico titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center.


O artigo

Foram relatados dois casos de pacientes com lesões mamárias suspeitas, nas quais a biópsia não pôde ser realizada com segurança por mamografia ou ressonância magnética.

O ultrassom também não conseguiu caracterizar adequadamente as lesões devido à presença de um implante mamário no primeiro caso, uma mulher de 54 anos, e uma extensa área de necrose gordurosa no segundo, uma paciente de 64 anos.

“Nesses casos, só foi possível realizar a biópsia com a tomografia”, conta o Dr. Almir. “As biópsias de mama guiadas por tomografia computadorizada foram realizadas em conjunto pelas equipes de imagem da mama e de radiologia intervencionista”, acrescenta.

Não houve complicação em nenhum dos casos e, através desse procedimento, foi possível obter um diagnóstico pré-operatório para melhor planejamento terapêutico.


Conclusões 

Assim, entende-se que a tomografia computadorizada pode ser uma modalidade de imagem alternativa, segura e eficaz para a orientação da biópsia mamária percutânea em casos selecionados. 

Esses casos também apoiam o uso desse procedimento para lesões suspeitas que não são passíveis de biópsia por métodos convencionais, especialmente aquelas localizadas profundamente, perto da parede torácica.

Para conferir a íntegra do estudo (em inglês), clique aqui

 

Outubro Rosa: mês de conscientização 

Ele está aí, mas você tem de se cuidar o ano todo. Inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça alguma atividade física e não deixe de realizar os exames médicos. Com o passar dos anos, aumentam os fatores de risco do câncer. A boa notícia é que, quando detectado no início, são grandes as chances de sucesso no tratamento. Não espere o próximo Outubro Rosa.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

O câncer de rim e sua relação com o hormônio renina
Conduzido pelo corpo clínico do A.C.Camargo Cancer Center, estudo abre uma outra perspectiva sobre a função endócrina renal: seus hormônios podem ser fatores prognósticos para câncer? O câncer de rim também orbita pelo universo de Novembro Azul. Há mais de 15 variações dele. Entre elas...
O câncer colorretal e os impactos da Covid-19
Pacientes com câncer colorretal, claro, também foram impactados pela pandemia da Covid-19. Essa temática motivou um estudo de grande relevância: Impact of Covid-19 Pandemic on Initial Presentation of Colorectal Cancer: Barriers to Access to Cancer Care Identified from a Comprehensive Cancer Center in Brazil (em...
O Coronavírus e o paciente oncológico
A situação requer atenção – no entanto, o mais importante é não interromper o tratamento A manutenção do tratamento oncológico é fundamental para o sucesso terapêutico. “O Coronavírus é mais um item que o paciente deve considerar em sua rotina de precauções, que já é...
Vídeo: a cirurgia robótica no câncer de cabeça e pescoço
As tecnologias e as técnicas usadas na cirurgia de cabeça e pescoço avançaram muito nos últimos anos graças aos procedimentos videoassistidos e às cirurgias robóticas. Neste vídeo, o cirurgião especialista em tumores de cabeça e pescoço do A.C.Camargo, Renan Bezerra, explica quais são os progressos...
Colonoscopia: rastreamento eficaz, expansão difícil
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer colorretal está entre os três tumores mais comuns na população brasileira, com 16,66 casos para cada 100 mil homens e 17,62 para 100 mil mulheres. No entanto, o principal exame de rastreamento da doença, a...