Nova onda de Covid-19: orientações para pacientes e acompanhantes

Publicado em: 06/06/2022 - 15:06:24
Linha Fina

Confira quais os principais cuidados para proteger sua saúde e dos nossos pacientes

A pandemia do novo coronavírus causou um efeito perigoso para pacientes com doenças graves, como o câncer, pois muitos estão postergando a ida aos hospitais, preocupados com a contaminação.

Muitos tumores têm comportamento agressivo e adiar o plano terapêutico pode significar a redução do sucesso do tratamento. Há também tumores que apresentam crescimento lento que, a depender do estágio da doença, das condições do paciente e do momento da pandemia, podem ser postergados sem prejuízo. Somente o médico pode avaliar e recomendar a cada paciente o que fazer, dentro da segurança desejada em cada caso.

Orientações para pacientes

•    Não interrompa seu tratamento. Somente o seu médico poderá avaliar e orientar se será necessário interromper ou adiar medicações, quimioterapia, radioterapia, entre outros.
•    Se precisar vir ao A.C.Camargo, prefira vir sem acompanhante, se possível.
•    Se estiver apresentando sintomas gripais e tenha consulta ou exame marcado, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone (11) 2189-5000 e marque uma nova data. Você também pode consultar o nosso Pronto Atendimento Digital clicando aqui.

Orientações para acompanhantes e visitantes

•    Se estiver com sintomas gripais, é importante não vir ao A.C.Camargo, a fim de garantir a segurança dos nossos pacientes oncológicos.
•    Evite ao máximo visitar os pacientes neste período. Caso a sua presença seja necessária e esteja dentro dos critérios de elegibilidade, lembre-se de utilizar a máscara 100% do tempo e higienizar as mãos com álcool em gel.

Passaporte da vacina

Em busca de oferecer ambientes mais seguros dentro das nossas unidades, passamos a pedir o comprovante da situação vacinal dos acompanhantes, cuidadores e visitantes, para permitirmos a permanência dentro das nossas dependências.

Por sermos um centro de excelência em oncologia e convivermos com pacientes fragilizados, precisamos seguir vigilantes e aumentarmos a segurança com medidas que ajudam a mitigar situações adversas e que possam oferecer riscos aos pacientes oncológicos.

Quando vier até uma de nossas unidades, lembre-se de trazer o seu comprovante vacinal. Serão aceitos os comprovantes impressos ou via aplicativos oficiais.

Clique aqui e saiba como obter os seus registros vacinais.

Em caso de sintomas gripais

Os sintomas de influenza são semelhantes aos da covid-19: apresentam febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse ou coriza.

Ao identificar esses sintomas, o paciente deve acessar o nosso Pronto Atendimento Digital para fazer a triagem virtual, seguindo os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Após a avaliação dos sintomas, o paciente saberá se é necessário procurar a emergência, evitando deslocamentos desnecessários.

Atendimento Oncológico Protegido

O Atendimento Oncológico Protegido é um conjunto de processos para garantir que o paciente prossiga em segurança com seu tratamento em tempos de pandemia. Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Por isso, estamos preparados para receber e cuidar de nossos pacientes com total segurança, excelência e agilidade.

Clique aqui e conheça as nossas principais medidas.

Fluxo seguro e reduzido para pacientes de quimioterapia e consultas ambulatoriais

Pacientes que acessam a unidade Antônio Prudente pelo estacionamento em direção ao setor de quimioterapia ou consultórios contam com fluxo específico, possibilitando circular menos pelas dependências da Instituição.

Clique aqui e saiba mais.

Consultas de retorno via telemedicina 

As consultas via telemedicina estão disponíveis no A.C.Camargo e são recomendadas quando não há necessidade de uma avaliação clínica presencial no paciente. Consultas de retorno podem ser realizadas de casa, usando o celular ou computador. Assim, evita-se o deslocamento e a exposição desnecessária. Caso o médico precise checar algum exame, o envio pode ser realizado através do aplicativo da telemedicina.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...