Nefrostomia guiada por tomografia é eficaz para melhorar a função renal

Publicado em: 08/10/2019 - 09:10:57

Pesquisa desenvolvida no A.C.Camargo Cancer Center avalia procedimento necessário quando há obstrução das vias urinárias na pelve

A nefrostomia percutânea é a colocação de um dreno diretamente no interior do rim. Esse procedimento é necessário quando há uma obstrução das vias urinárias na pelve, que impede a drenagem normal da urina para a bexiga.

A medida pode ser implementada para pacientes com tumores da bexiga, tumores avançados de útero e próstata. Ou, ainda, quando ocorrem algumas complicações – que exigem cirurgia ou radioterapia – e nos tratamentos de fístulas e infecções. 

“Nesses casos, a nefrostomia melhora a função renal do paciente”, afirma Paula Nicole Barbosa, médica radiologista do departamento de imagem e orientadora da pós-graduação do A.C.Camargo Cancer Center. Ela é uma das líderes do estudo Retrospective Analysis of Computed Tomography-Guided Percutaneous Nephrostomies in Cancer Patients (Análise Retrospectiva de Nefrostomias Percutâneas Guiadas por Tomografia Computadorizada em Pacientes com Câncer).
 

Método e objetivos 

Para a construção dessa pesquisa, que foi publicada na revista científica Radiologia Brasileira, foram revisados os prontuários e os exames de imagem de 201 pacientes que se trataram no A.C.Camargo Cancer Center entre 2014 e 2016. 

“O estudo visou avaliar as taxas de sucesso do procedimento, fatores de risco de complicações ou insucesso, como forma de escolher casos e pacientes que mais devem se beneficiar do uso da nefrostomia”, explica a Dra. Paula Nicole. 

Contratempos ocorreram em 9,5% dos casos, e uma intervenção adicional foi necessária em 36,6% deles – basicamente para reposicionamento do cateter. “Hemorragias e hematomas são as complicações mais comuns, bem como a impossibilidade de posicionamento do cateter, mas em sua maioria elas têm baixa complexidade”, avalia a médica.  
 

Tomografia na nefrostomia

Segundo Paula Nicole, a nefrostomia percutânea pode ser feita guiada por tomografia, ultrassonografia ou ainda pelo uso de raio-X.

“As vantagens da tomografia se mostram diversas: pode-se fazer a drenagem simultânea dos dois rins, reduzindo o tempo de procedimento para o paciente, melhorando a visualização das estruturas e órgãos adjacentes e tornando o procedimento mais seguro. Isso também facilita a identificação de sangramentos ou complicações”, ressalta. 

Conclusão: a nefrostomia percutânea guiada por tomografia computadorizada é um tratamento eficaz nesses casos.

Para conferir o estudo completo (em inglês), clique aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...