Farmácia oncológica - sua importância e seus diferenciais

Publicado em: 04/10/2021 - 11:10:06
Institucional
Foco do paciente
Suporte e Reabilitação
Linha Fina

Entenda como a integração entre farmacêuticos especialistas em oncologia e equipe assistencial faz a diferença no sucesso do tratamento do paciente oncológico 

Além de tornar o cuidado mais seguro, farmacêuticos que trabalham de forma integrada com a equipe que acompanha o paciente em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação, oferecem muitos benefícios para o paciente. 

A certeza de que os medicamentos são manipulados corretamente, nas medidas certas, respeitando os prazos de validade, garantindo que o tratamento ocorra da maneira correta, completa uma série de benefícios. Entenda quais são na prática.

Diferenciais do A.C.Camargo: a farmácia oncológica e a quimioterapia

O tratamento quimioterápico pode contar com um único medicamento ou com a combinação de vários deles com doses diferentes e variadas formas de administração. Para que todo esse processo seja seguro para o paciente, a equipe de farmacêuticos atua em conjunto com a enfermagem e o corpo clínico, a fim de garantir a eficiência e a qualidade do tratamento específico para o paciente oncológico.
 
Dentro do A.C.Camargo, a equipe consegue garantir a segurança e a adesão aos protocolos de quimioterapia. Mas, quando o tratamento é feito em casa com quimioterápicos orais, pode acontecer do paciente esquecer de tomar a medicação, ter dúvida sobre interação medicamentosa, alergias ou possíveis reações adversas.

Para isso, foi criado o projeto de telecuidado farmacêutico, em fase piloto, com um grupo de pacientes. A equipe faz uma abordagem telefônica com esses pacientes para entender quais as dúvidas em relação ao tratamento, fazer as devidas orientações e monitorar os principais problemas encontrados, diminuindo as vindas à emergência ou internação. 
 
Um dos resultados positivos desse projeto, por exemplo, foi a melhora da adesão ao tratamento de pacientes classificados com baixa ou média adesão (ou seja, nem sempre tomavam a medicação na data e no horário certos). Com esse monitoramento ativo, além da melhor taxa de adesão ao tratamento, também buscamos melhor desfecho clínico ao paciente e redução de possíveis efeitos adversos. São benefícios possíveis de serem alcançados devido à expertise da nossa equipe de especialistas em oncologia. 
 
Ao monitorar os pacientes do Centro de Referência em Tumores da Mama, em 2020, a equipe identificou que 74% dos pacientes apresentavam alta adesão e 26% média adesão ao tratamento proposto. Durante o contato telefônico, o farmacêutico elabora estratégias para aumentar esta taxa e, após três meses de acompanhamento de cada paciente, a equipe conseguiu elevar esse índice para 100% em todos os casos.
 
O trabalho da farmácia oncológica também tem diversas frentes, como atuar para garantir a qualidade dos fornecedores e medicamentos, acompanhar os efeitos de cada medicação nos pacientes e manipulação de quimioterápicos, entre outras.
 
Outro dos nossos diferenciais é a atuação do farmacêutico como um maestro para pacientes que fazem radioterapia junto com a quimioterapia. Ao coordenar estes dois tratamentos com as diferentes equipes, o farmacêutico garante que a concomitância seja feita de forma correta, aumentando as chances de sucesso. 
 
Todo farmacêutico contratado pelo A.C.Camargo, mesmo que já tenha experiência com medicamentos oncológicos, passa por um treinamento que dura três meses, para garantir a aderência aos rígidos protocolos de segurança da Instituição. Contamos com farmacêuticos “superespecializados”, pois, além da especialização obrigatória em oncologia, temos profissionais especialistas em tumores da mama, neoplasias hematológicas, oncopediatria e em UTI. 

Com esse trabalho focado na personalização do tratamento e centrado no paciente, a farmácia oncológica contribui para os altos índices de sucesso do nosso cancer center.

Escolha uma instituição de confiança

A manipulação do medicamento segue as legislações, normas e protocolos de segurança, pois cada dose é única, preparada de acordo com as recomendações do médico e com o peso e a altura do paciente.
 
É a dosagem que faz a diferença entre o veneno e o remédio. Como somente um farmacêutico é capaz de verificar se a medicação foi preparada de forma correta, é importante o paciente escolher bem onde fazer seu tratamento. Neste cenário, uma instituição especializada, como um cancer center, torna-se a opção mais segura. No A.C.Camargo, nossa Farmácia não só é diferenciada como também é referência em todo o Brasil. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Comunicado importante: alteração no horário de visitação em nossas UTIs e UIs pediátricas
A visita humanizada às UTIs e UIs pediátricas do A.C.Camargo Cancer Center é um dos diferenciais da nossa Instituição e transforma a experiência dos pacientes. Pensando nisso, após análise do declínio de casos de covid-19 entre pacientes, seus familiares e nossos profissionais, informamos que a...
Com cientistas do A.C.Camargo e da USP entre os autores, estudo internacional vence premiação ao relacionar bactérias do intestino ao câncer colorretal
É a segunda vez que pesquisadores de nossa instituição garantem a láurea do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Conduzido por cientistas de um grupo internacional que inclui o A.C.Camargo Cancer Center, a USP e a Universidade de Trento, na Itália, um estudo...
AACR: O congresso anual da American Association for Cancer Research, que aconteceu em Chicago de 14 a 18 de maio, apresentou o que há de inovações em pesquisa do câncer
Nossos especialistas estiveram por lá e contam aqui as novidades em pesquisa do câncer que podem ser aplicadas no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Novas tecnologias, ênfase na imunoterapia, união da engenharia e da física com a medicina, bancos de dados extremamente complexos: tudo aponta...
Inteligência artificial e saúde: vivemos no futuro?
Inteligência artificial nunca esteve tão em moda. Também, chamada de IA (sigla em inglês), a método simula o raciocínio humano por meio de cálculos matemáticos e recursos tecnológicos. Em saúde, a inteligência artificial já é uma realidade e apoia profissionais da saúde a diagnosticar e...
Estudo revela que infecção por HIV não foi independentemente associada com aumento da mortalidade hospitalar
O impacto da infecção por HIV em pacientes com câncer e em estado crítico é desconhecido, porém, este conhecimento é indispensável para uma adequada admissão na UTI, um planejamento terapêutico e um aconselhamento a pacientes e parentes. Por isso, Dr. Pedro Caruso, head do Departamento...