Foto em recorte redondo da paciente Fernanda em um layout transparente, com a mesma foto da paciente ao fundo, e um laço rosa do lado inferior direito.

“Com o diagnóstico da doença, a gente passa a ver a vida diferente, e estou ainda mais focada na família”

Publicado em: 27/10/2020 - 09:10:58
Linha Fina

Conheça a história da Fernanda Poli, paciente do A.C.Camargo Cancer Center, que enfrentou o câncer de mama e conta em depoimento sua experiência

"Sou Fernanda Poli, radialista por formação e publicitária por profissão. Sou casada com o Fabio Correa e mãe de duas joias: o Miguel, de seis anos, e a Maitê, a caçula da casa, com dois aninhos. Também gosto muito de viajar, conhecer lugares, me divertir.

Nos últimos anos, dediquei meu tempo à criação dos meus pequenos e também ao meu blog pessoal, em que falo sobre passeios e viagens com crianças. Estou sempre disposta a compartilhar e trocar ideias sobre maternidade, minha grande paixão.

Em julho de 2019, estava no banho e senti um caroço estranho na mama. Na hora, liguei para meu médico, que estava viajando. Fui examinada por alguém da equipe dele, que me pediu um ultrassom.

Logo de cara disseram que eu não tinha nódulo ou cisto na mama. Mas fiquei encafifada!
Fui procurar uma médica mastologista para tirar a prova dos nove, que me pediu mais um montão de exames e uma biópsia. O diagnóstico veio à tona: câncer de mama.

Vi-me diante de um desafio enorme, que me abalou na primeira semana. Bateu o desespero de receber o diagnóstico positivo de câncer, com duas crianças para cuidar e um casamento lindo para viver... Mas comecei a ver toda a situação por um ponto de vista diferente. Criei uma força de otimismo, de não pensar em coisas ruins. Mentalizei: é só uma fase com dois caminhos a seguir, o da alegria e o da tristeza. Escolhi a primeira opção!


Início do tratamento

Meu companheiro Fábio me deu todo o apoio e carinho que precisei. Momentos difíceis existiram e tê-lo em minha vida, me acalmando e estando do meu lado, foi fundamental. Isso sem contar a força que meus pequenos davam, com sorrisos e carinhos que fazem a vida valer a pena.

Antes de iniciar o tratamento, fiz questão de visitar diversas Instituições para escolher o melhor. Tomei a melhor decisão: escolhi o A.C.Camargo e pude ser atendida pela médica oncologista Solange Sanches, que sempre foi muito atenciosa e didática, não só comigo, mas também com minha família.

Ela me indicou, de início, oito sessões de quimioterapia. Ao fim, precisei somente de seis sessões de quimioterapia e uma cirurgia preventiva para retirada dos ovários.

Continuo cumprindo a rotina médica à risca, vou às consultas periódicas e não me descuido um momento sequer!

Com o diagnóstico da doença, a gente passa a ver a vida diferente, e estou ainda mais focada na família. Quero curtir a vida e ser muito feliz.

Hoje, após um período sabático e o diagnóstico do câncer, voltei ao mercado de trabalho. Sou funcionária de uma grande multinacional brasileira de cosméticos e estou cheia de sonhos e ideias para contribuir. Estou disposta a viver bem e ao lado de quem me ama. Estou pronta para isso!".

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...