Arte gráfica com fundo azul claro com uma foto cortada. Nesta foto, uma mulher parda, de cabelos cacheados sorri para a câmera. Ao fundo desfocado, mais três pessoas também sorriem para foto.

Centro de Referência em Tumores Colorretais: tratamento integrado com foco no paciente

Publicado em: 18/02/2021 - 14:02:49
Institucional
Foco do paciente
Expansão
Tumores Colorretais

O A.C.Camargo Cancer Center inaugurou mais um CR, desta vez para as especialidades de cólon e reto

O tratamento contra o câncer realizado em um Cancer Center é feito adotando as melhores práticas, que priorizam o bem-estar de cada paciente, assim como o acompanhamento por uma equipe especializada.

O A.C.Camargo Cancer Center possui 13 Centros de Referência (CRs), entre eles um dos recém-inaugurados, de Tumores Colorretais, que dedica, em média, 30 profissionais a tratar o câncer, paciente e paciente.


Tratamento personalizado

Após a primeira consulta com o especialista, o(a) paciente terá seu caso discutido em tumor boards, reuniões periódicas em que todos(as) os(as) especialistas do CR opinam e chegam à melhor conduta para cada caso em particular. Também é feita a análise do perfil molecular do tumor, para a escolha do melhor tratamento e terapia.

O CR de Tumores Colorretais não atua somente no tratamento, mas também na prevenção e na reabilitação de pacientes que se submeteram a uma cirurgia de grande porte. Também atua com aqueles que precisam de ostomia (cirurgia realizada para construir um novo "caminho" de um órgão ao meio externo).

"Acreditamos que o modelo de Centro de Referência completo, como o nosso, deve ser global, ou seja, envolvendo todos os profissionais da saúde, não somente médicos, mas também enfermeiros(as), nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros", diz o Dr. Celso Abdon Lopes de Mello, líder do CR de Tumores Colorretais.

“Também alinhamos todo o nosso conhecimento com as áreas de Pesquisa e Ensino de nossa Instituição”, afirma Dr. Celso.


Pioneirismo contra o câncer

O A.C.Camargo foi pioneiro em adotar o modelo Cancer Center, o que possibilitou incluir diversos conceitos ao tratamento multidisciplinar que já era praticado na Instituição. 

Entre os principais avanços na área, destaca-se o uso de técnicas de alta complexidade e de cirurgia minimamente invasiva, a depender de cada caso. Outra vantagem é o ambiente completo e integrado que oferece, em um mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento contra o câncer.

"A receita para um CR de sucesso é contribuir com a melhoria da qualidade da assistência prestada aos pacientes atendidos e gerar novos conhecimentos científicos para a nossa comunidade. Estamos no caminho certo", afirma o doutor.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Oncologia pediátrica tem festa de fim de ano com viagem ao fundo do mar
Pacientes internados que não puderam ir ao evento receberam seus presentes no quarto Oncologia pediátrica: cerca de 120 pessoas participaram da festa de fim de ano dos pequenos pacientes do A.C.Camargo Cancer Center. Com o tema "Guardiões dos Mares", o evento aconteceu no Centro Universitário...
Amor à Vida comemora o Dia Internacional da Mulher em dose dupla
Que mulher não gosta de se reunir com as amigas para conversar, trocar experiências, tirar fotos e tomar um café? Assim são as reuniões do Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer, Amor à Vida, que, além de lidar com assuntos importantes e delicados durante...
Síndrome de Li-Fraumeni: estudo que envolveu o A.C.Camargo pode mudar o aconselhamento genético da doença de forma marcante
Pesquisa internacional analisou dois tipos de mutações que estão ligadas à predisposição ao câncer A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma doença hereditária de predisposição ao câncer, relacionada a mutações no gene TP53. Uma das mutações neste gene, denominada R337H, é encontrada apenas no Brasil...
Dr. Thiago Bueno conquista prêmio de melhor trabalho cientifico apresentado na ASCO
O estudo avaliou células tumorais circulantes em pacientes com câncer de cabeça e pescoço O oncologista clínico especialista em tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center, Thiago Bueno, foi o vencedor da primeira edição do prêmio Renata Thormann, realizado pelo Projeto CURA, uma...
Fosfoetanolamina: posicionamento do A.C.Camargo sobre a "pílula do câncer"
Ontem, 14/04, foi sancionada a Lei 13.269/2016, para autorizar o uso da fosfoetanolamina no tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer, mediante prescrição médica da substância. O A.C.Camargo Cancer Center é uma Instituição inteiramente dedicada ao cuidado de pacientes com câncer e suas rotinas são...