Câncer renal: pesquisa de aluno do A.C.Camargo Cancer Center é reconhecida internacionalmente

Publicado em: 04/03/2020 - 17:03:19

Adriano Beserra analisou o desenvolvimento de tumores renais a partir de xenoenxertos em camundongos

Câncer renal: um estudo sobre desenvolvimento de tumores malignos a partir de xenoenxertos em camundongos foi reconhecido pelo International Kidney Cancer Coalition, o IKCC (Coalizão Internacional do Câncer de Rim, em tradução livre). A pesquisa foi feita pelo aluno Adriano Beserra, do Centro Internacional de Pesquisas (CIPE) do A.C.Camargo Cancer Center.

É um trabalho que vai de encontro ao Dia Mundial do Rim, lembrado em 12 de março, uma data que marca a conscientização para o tratamento dessa enfermidade.

O projeto começou em 2016 e visa descobrir biomarcadores de prognóstico em tumores renais usando xenoenxertos derivados de pacientes, conhecidos como PDX. Ou seja, o estudo analisa indicadores de severidade do tumor nos primeiros estágios do diagnóstico.

Esses biomarcadores podem estar presentes em vesículas extracelulares, estruturas produzidas por células que são capazes de alcançar a corrente sanguínea e que carregam informações genéticas da célula de origem. A proposta do estudo é ver se essas informações podem ser utilizadas para indicar quais casos de tumores renais têm mais chances de reincidir, por exemplo.


Resultados impressionaram

A partir da pesquisa, foi identificado que tumores com características mais agressivas possuem mais chances de gerarem os xenoenxertos necessários para o estudo. A surpresa surgiu com o fato de que quase metade dos PDX obtidos veio de tumores menos agressivos. Isso permitirá estudar, no futuro, o comportamento desse tipo de câncer.

Para Adriano Beserra, o projeto “representa uma importante ferramenta para a oncologia personalizada, pois simula grande parte das características presentes em tumores humanos, o que permite estudar os tumores paciente a paciente”, diz.

Diante disso, é possível pesquisar a especificidade da progressão tumoral em pacientes com tumores renais. E, a partir de análises, identificar o melhor tratamento de pacientes específicos.

“Estamos desvendando características ainda pouco conhecidas de um tumor que atinge muitas pessoas. Entender como um determinado processo tumoral ocorre nos permite pensar em maneiras de tratar e melhorar a saúde da pessoa afetada por esta doença”, diz Dr. Tiago Góss dos Santos (foto), orientador da pesquisa e membro do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE). O estudo também é coordenado pela Dra. Vilma Martins e pelo Dr. Stênio Zequi, head do Centro de Referência de Tumores Urológicos e membro do Medical Advisory Board do IKCC.

Doutor Tiago Góss e o câncer renal

Como reconhecimento, o IKCC cobrirá os custos do Adriano para a participação na reunião anual da cúpula global da instituição, que ocorrerá na Europa e discutirá as melhores práticas para o tratamento do câncer renal. Ele continua seus estudos no A.C.Camargo Cancer Center, que devem se estender para o decorrer dos próximos quatro anos.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...