Mulher fazendo alongamento

Os benefícios de práticas como yoga, alongamento e pilates

Publicado em: 19/11/2020 - 17:11:43
Linha Fina

Entenda como estas atividades ajudam a trazer equilíbrio entre
saúde física e mental


De 23 a 28 de novembro, o A.C.Camargo Cancer Center promoverá a Semana da Saúde e Prevenção, com objetivo de ampliar a discussão sobre hábitos saudáveis, qualidade de vida, boa alimentação e prática de atividades físicas como formas de prevenção, reabilitação e até mesmo como aliados durante o tratamento do câncer e de outras doenças.

Neste contexto, a prática de atividade física é essencial. Ao praticar qualquer tipo de exercício físico, o organismo libera um neurotransmissor chamado serotonina, hormônio responsável por auxiliar e regular o humor, ajudando a diminuir os sintomas de tristeza e depressão.

Por isso, a programação da Semana da Saúde e Prevenção conta com diversos tipos de atividades físicas. Entre elas, alongamento, pilates e yoga, atividades que buscam alongar os músculos, mas de forma menos acelerada. 

Cléber Rosa, instrutor de yoga da Ecofit Club, explica que todo tipo de exercício físico traz benefícios para o corpo e para a mente. “No yoga, por exemplo, trabalhamos com a atividade física, no caso, as posturas ou asanas, como forma de relaxar a mente, trazendo foco para o movimento e a respiração. Quando o instrutor pede para o aluno esticar o braço, não é apenas para esticar um músculo: ele pede para focar o olhar no dedão, concentrando a mente neste ponto e na respiração”, comenta.

Benefícios

Aliar atividade física com formas de meditação é uma boa pedida, principalmente em tempos de pandemia. A Dra. Christina Tarabay, head da psicologia do A.C.Camargo, explica que as práticas como o alongamento, pilates, yoga e meditação contribuem de maneira relevante para o alívio de estresse, assim como diminuição do nível de ansiedade e maior percepção sobre si mesmo. 

“Atualmente, vivemos em um ritmo de vida quase sempre estressante, no qual o tempo passa veloz e, muitas vezes, sentimos que não estamos dando conta de tantos estímulos o tempo todo invadindo nossa mente. E, assim, nesse turbilhão de informações, barulhos e aplicativos, muitas vezes, sentimos a necessidade de um pouco de silêncio que possibilite a conexão com nosso mundo interno”, comenta.

A especialista também explica que essas práticas propiciam uma conexão entre corpo e mente, pois demandam concentração e vivência interior, ao mesmo tempo em que as sensações corporais vão sendo percebidas.

Os benefícios são muitos: diminuição da ansiedade, conexão com o mundo interior, sensação de relaxamento e paz, autoconhecimento e respeito aos próprios limites. Mas, antes de iniciar qualquer prática, é preciso a orientação de um médico, principalmente para o paciente oncológico.

“Alguns tratamentos oncológicos causam fadiga física e mental, além de outros sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Porém, existem estudos sobre como a prática do yoga reduz a fadiga física e mental relacionada ao câncer (SPROD et al. 2015)”, finaliza Dra. Christina.

Confira a nossa programação da Semana da Saúde e Prevenção:

 

*Cronograma de atividades

Segunda-Feira – 23/11

07h30 - Aula de alongamento em casa
Professor: Manuela Raizla 
Moderador: Dr. Carlos Sacomani
Apoio: Studio 2 Academia

19h - Aula de Mat Pilates
Professor: Rodrigo Luande
Moderador: Dr. Carlos Sacomani
Apoio: Ecofit Club

Terça-Feira – 24/11

07h30 - Aula de zumba
Professor: Aline Ferreira
Moderador: Dra. Fabiana Makdissi
Apoio: Ecofit Club

19h00 - Aula de yoga
Professor: Cleber Rosa
Moderador: Dra. Fabiana Makdissi
Apoio: Ecofit Club

Quarta-Feira – 25/11

07h30 - Aula de pilates de solo
Professor: Manuela Raizla
Moderador: Dr. Jayr Schmidt
Apoio: Studio 2 Academia

19h00 - Aula de treinamento funcional
Professor: Carlos Magno
Moderador: Dr. Jayr Schmidt
Apoio: Ecofit Club

Quinta-Feira – 26/11

07h30 - Alongamento em Casa
Professor: Aline Ferreira
Moderador: Dr. Felipe Coimbra
Apoio: Ecofit Club

19h00 - Aula de Treinamento Funcional
Professor: Guilherme Ogres
Moderador: Dr. Felipe Coimbra
Apoio: Studio 2 Academia

Sexta-Feira – 27/11

19h00 - Palestra sobre estilo de vida, autocuidado e saúde mental

Dr. Bruno Gualano - [Ex-Professor Associado do Departamento de Biodinâmica do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da USP (2010-2018); Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da US] | Estilo de vida
Dra. Maria Teresa Lourenço - Psico-Oncologia | Saúde Mental
Dr. Thiago Chulam - Prevenção e Diagnóstico Precoce | Autocuidado para homens e mulheres
Moderador: Dr. Victor Piana - Diretor Médico e Diretor de Operações do A.C.Camargo Cancer Center

Sábado – 28/11

11h00 - Live “Cozinhando juntos”
Realização: Equipe de Nutrição A.C.Camargo 

Nesta ação, a equipe de nutrição do A.C.Camargo realizará o preparo de receitas saudáveis e falará sobre a importância de uma alimentação balanceada e equilibrada durante o tratamento e a reabilitação do câncer. 

Criamos um cardápio nutritivo e delicioso para o almoço de sábado! Vamos cozinhar juntos?


*Cronograma de atividades sujeito a alteração 
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...