Exercícios durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer

Publicado em: 01/06/2020 - 15:06:29
Tratamento
Pesquisa
Quimioterapia
Tumores de Mama

Por Solange Sanches, oncologista clínica e vice-coordenadora do Centro de Referência em Tumores da Mama

Houve um estudo holandês, que foi apresentado como pôster, que falava sobre o exercício físico durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer.

A gente sabe que os exercícios têm efeitos positivos em pacientes oncológicos, mas não havia nenhum estudo que mostrasse qual seria o timing perfeito para que essas pessoas executassem a atividade física.

O que esse trabalho faz é comparar pacientes que começaram a se exercitar durante a quimioterapia com aqueles adotaram a prática depois do tratamento. Havia pacientes com câncer de mama, testículos, cólon e com linfoma – apenas dois.   

Eles identificaram que aqueles pacientes que fizeram exercícios supervisionados e que começaram durante a quimioterapia – esta, com intenção curativa, em pacientes não metastáticas – tinham uma melhora na qualidade de vida e redução na fadiga. 

É muito interessante mostrar que quem começa a atividade depois que finaliza o ciclo de quimioterapia, depois de alguns meses, também consegue alcançar os mesmos benefícios de quem passou a se exercitar durante a quimioterapia.

Sem dúvida, o bem-estar pela redução na fadiga e a melhora na qualidade de vida, já durante a quimioterapia, advogam que a gente indique a atividade física supervisionada para esses pacientes. 

Por se tratar de um pôster, não há maiores detalhes sobre a intensidade e a periodicidade desses exercícios. O que se sabe é que houve três meses de exercícios supervisionados e, depois, essas atividades continuavam em casa por mais seis meses.  

Mas a ideia de que o exercício deve ser estimulado durante a quimioterapia é realmente muito interessante.

Solange Moraes Sanches

Saiba mais:
- Acompanhe aqui o melhor do ASCO Annual Meeting 2020

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Atuação da Enfermagem na Oncologia - Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...
Fevereiro Laranja: entenda mais sobre as leucemias neste vídeo
Assista e conheça as diferenças entre os tipos linfoide e mieloide Fevereiro Laranja é o mês da conscientização sobre as leucemias. Leucemia é o câncer que tem origem na medula óssea, onde são produzidas as células do sangue. Muita gente diz que a leucemia é...
Cientistas do A.C.Camargo avaliam impacto que “air gaps” podem causar na eficácia da braquiterapia
Publicado na Brachytherapy, revista científica da Sociedade Americana de Braquiterapia, estudo explica que eventuais bolhas de ar surgem ao redor do aplicador cilíndrico durante o tratamento – algo que o uso da tomografia para planejamento é capaz de minimizar A braquiterapia desempenha um papel importante...
Radioterapia: o Programa de Residência Médica do A.C.Camargo
A radioterapia é um importante método de combate ao câncer. O procedimento utiliza a radiação para destruir as células tumorais. Neste vídeo, o Dr. Elson Santos Neto, médico radioterapeuta e Coordenador do Programa de Residência Médica em Radioterapia, apresenta o programa e destaca os principais...