Entenda o que é a TNT, a nova aliada no câncer colorretal

Publicado em: 30/09/2019 - 14:09:24
Tratamento
Diagnóstico
Inovação e tecnologia
Tumores Colorretais

Conheça a inovadora terapia, que busca evitar amputações em tumores de reto e melhorar a eficácia da quimioterapia 

Conhecida como TNT, a terapia neoadjuvante total é uma prática que recentemente vem sendo adotada no tratamento do câncer de reto mundo afora. Trata-se de uma mudança de paradigma que visa evitar, sobretudo, a amputação do órgão. 

O A.C.Camargo Cancer Center a implementou neste 2019, seguindo os passos de instituições de vanguarda como o Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC), de Nova York, cujos pesquisadores publicaram descobertas sobre a TNT na JAMA Oncology, algo que forneceu suporte adicional às diretrizes da National Comprehensive Cancer Network.

 

Como funciona a TNT

É uma mudança de protocolo. Atualmente, pacientes com câncer de reto baixo são tratados com quimioterapia e radioterapia concomitantes, seguidas de cirurgia e, por fim, quimioterapia adjuvante. 

“Muitos pacientes, porém, têm dificuldade com a quimioterapia posterior à cirurgia, tendo que ficar com a colostomia, o que dificulta a tolerância ao tratamento”, explica Celso Abdon Lopes de Mello, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center.

No caso da terapia TNT, faz-se a quimioterapia antes da operação, jamais depois – essa químio pode ocorrer antes ou depois da radioterapia, mas nunca após a cirurgia.

“Além de melhorar a eficácia da quimioterapia no combate às micrometástases, a TNT pode aumentar as chances de o paciente evitar a amputação no reto ou a colostomia definitiva”, afirma o Dr. Celso. “A pessoa pode ser acompanhada sem essa operação radical, sendo avaliada depois via colonoscopia, com chances de o tumor desaparecer”, acrescenta o médico. 

 

TNT no futuro

Além do tumor de reto baixo, a terapia neoadjuvante total pode ser empregada em casos de alto risco. Antes disso, ela já vinha sendo utilizada em mama.

“Seria um ganho não operar pacientes de forma de radical. É algo que vem sendo perseguido no mundo todo. Certamente, a TNT vai virar um padrão de tratamento no futuro”, projeta o Dr. Celso.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Estudo realizado no A.C.Camargo mostra resultados promissores em casos de câncer de pâncreas
Números são equivalentes aos de centros norte-americanos; tumor nesse órgão é um dos mais complexos Ainda que seja apenas o 14º entre os tumores de maior incidência no mundo, o câncer de pâncreas sempre chamou a atenção por ser de difícil detecção e alta complexidade...
Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos
Escute uma conversa que esclarece a relação do novo Coronavírus com os tumores que ocorrem no sangue Covid-19. O assunto segue sendo o novo Coronavírus, a pandemia que coloca em alerta, especialmente, o paciente onco-hematológico. No caso das leucemias, tem algum tipo que fica mais...
A Semana Brasileira da Oncologia e a forte presença do A.C.Camargo Cancer Center
Pelo menos metade das pesquisas apresentadas é fruto do trabalho desenvolvido na Instituição Por Rachel Riechelmann, head da Oncologia Clínica do A.C.Camargo e membro do conselho consultivo da Sociedade Europeia de Tumores Neuroendócrinos Nesta segunda edição, a Semana Brasileira da Oncologia, que ocorreu no Rio...
Next marca presença na Rádio Eldorado e na TV Estadão
O futuro da oncologia foi abordado pelo diretor médico Victor Piana na Rádio Eldorado, que também recebeu o doutor Milton Barros para falar de imunoterapia. Já a TV Estadão veiculou as últimas da cirurgia oncológica com o head de Tumores Abdominais, Felipe Coimbra. A TV...
Podcast Rádio Cancer Center #4 - Guia de prevenção
Ouça o episódio, adote estes hábitos simples e proteja sua saúde Podcast Rádio Cancer Center, um espaço que está de volta para abordar a prevenção. Neste episódio, a conversa cheia de dicas práticas é com o Doutor Thiago Chulam, cirurgião oncológico e head do Departamento...