A cirurgia robótica no câncer de pulmão

Publicado em: 29/05/2020 - 21:05:00
Tratamento
Institucional
Cirurgia
Tumores do Pulmão e Tórax

Conheça esta técnica menos invasiva e mais precisa, que apresenta muitas vantagens terapêuticas em meio ao nosso Fluxo Oncológico Protegido

A cirurgia robótica, em casos de tumores no pulmão, é uma alternativa importante para pacientes do A.C.Camargo Cancer Center, que é um dos centros pioneiros na América Latina a realizarem essa técnica. 

Trata-se de um conjunto de procedimentos cirúrgicos feitos por meio de pequenas incisões, que, com o uso de microcâmeras de alta definição, propiciam imagens ampliadas das estruturas corpóreas e em três dimensões. 

É uma tecnologia propiciada pelo uso do robô, que está permitindo grandes avanços também para o tratamento do câncer de pulmão, cuja previsão é de 30 mil novos casos em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Assim, é fundamental que o paciente não interrompa seu tratamento por conta própria, mesmo durante a pandemia, pois o A.C.Camargo é um Cancer Center que conta com um Fluxo Oncológico Protegido. É uma doença de comportamento agressivo e o tratamento não pode ser postergado”, afirma o Dr. Jefferson Gross, head do departamento de pulmão e tórax do A.C.Camargo.


Cirurgia robótica: como funciona

No A.C.Camargo, a cirurgia robótica também é utilizada para o tratamento de tumores malignos e benignos do pulmão, do mediastino e da parede torácica. 

As cirurgias com robô proporcionam ao cirurgião uma melhor visão da área que está sendo operada, sem contar que os instrumentos robóticos permitem movimentos mais precisos que os utilizados nas cirurgias convencionais (aberta ou por vídeo).

Entre as vantagens da cirurgia robótica, destaca-se o menor tempo de internação, o que é muito bom em tempos de Covid-19.

“Outras características são: menos dor, menor tempo com o dreno, menor perda sanguínea e avaliação mais precisa dos linfonodos mediastinais e do estadiamento do câncer de pulmão”, acrescenta o Dr. Jefferson Gross.


O Fluxo Oncológico Protegido

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é trata-lo em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.

Dessa forma, estabelecemos o Fluxo Oncológico Protegido – um conjunto de processos que garante segurança para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, não interrompa seu tratamento.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Ambulatórios SUS passam a funcionar na Unidade Castro Alves
O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes Desde o dia 6 de janeiro, as consultas ambulatoriais dos pacientes atendidos pelo SUS (já matriculados conosco) estão funcionando na Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a...
Histórias reais sobre o câncer: conheça Gisele Gengo
A.C.Camargo lança série de vídeos em parceria com a Revista Cláudia com experiências inspiradoras de mulheres que lutam contra o câncer A coach Gisele Gengo trabalha com técnicas de psicologia positiva. Ela ensina aos seus pacientes que é possível ser feliz, independentemente do que aconteça...
Podcast Rádio Cancer Center #28 - Tumores urológicos: os avanços em radioterapia
A radioterapia desempenha um papel importante no tratamento dos tumores urológicos. Sem contar o câncer de próstata, o segundo mais comum para os homens, com previsão de 65.840 novos casos, envolve também os tumores de bexiga, pênis, rim e testículos. Com os avanços tecnológicos dos...
AACR 2019: confira as novidades sobre câncer pela visão dos especialistas do A.C.Camargo
Inovações em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer foram destaques do congresso promovido pela American Association for Cancer Research, em Atlanta (EUA) Durante o AACR Pre-Annual Meeting (28/03 a 03/04), em Atlanta, nos Estados Unidos, o A.C.Camargo esteve presente acompanhando as novidades em prevenção, diagnóstico...
GAP, congresso anual do MD Anderson Cancer Center, ocorre no Brasil e tem o A.C.Camargo Cancer Center como uma das Instituições parceiras
Com o tema "Diversidade, Inovação, Humanização e Integração", foi realizado, nas cidades de São Paulo e Barretos, o Global Academic Programs 2016 (GAP), congresso anual do MD Anderson Cancer Center. Foi a primeira vez que o evento da instituição norte-americana aconteceu na América Latina. Em...