Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer

Publicado em: 16/07/2021 - 10:07:15
Linha Fina

Visão 360º da doença permite as melhores práticas e decisões durante o tratamento oncológico no A.C.Camargo Cancer Center

Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alguns casos de câncer de cabeça e pescoço são mais comuns. Sem contar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cavidade oral, por exemplo, é o quinto mais comum para os homens no Brasil, segundo o INCA, com previsão de 11.200 novos casos neste ano.

Ao mesmo tempo, temos o câncer de tireoide, que é predominante em mulheres, sendo o quinto mais comum entre elas, com previsão de 11.950 novos casos para o sexo feminino no país neste ano.

Quanto mais cedo for detectado, melhor. E, quando o tratamento é realizado em um Cancer Center, o(a) paciente pode contar com uma equipe multidisciplinar, que cuida de todo o processo de diagnóstico, estadiamento, tratamento e reabilitação. Essas equipes compõem os Centro de Referência (CRs).

O A.C.Camargo conta com 13 CRs. O CR de Tumores de Cabeça e Pescoço reúne 48 profissionais de saúde multidisciplinares para tratarem caso a caso, com toda a atenção e especialidade de um Cancer Center.

Os líderes deste CR são o Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico cirurgião de cabeça e pescoço, e o Dr Thiago Bueno de Oliveira, médico oncologista do A.C.Camargo.

Para cada tipo de tumor, um protocolo é aplicado e, caso existam particularidades que impliquem em necessidades específicas, em reuniões semanais com diferentes especialistas (chamadas de Tumor Board) são discutidos todos os aspectos relevantes, com foco em oferecer uma conduta personalizada ao paciente, aumentando as chances de sucesso e diminuindo possíveis efeitos colaterais ou sequelas. 


Apoio ao paciente

Os CRs contam com uma atualizada infraestrutura tecnológica de diagnóstico e tratamento, todas cientificamente aceitas para o cuidado de todos os pacientes com tumores de cabeça e pescoço.

O CR de Cabeça e Pescoço também conta com o(a) enfermeiro(a) navegador(a), um(a) profissional de saúde especializado(a) neste tipo de tumor, que fará o primeiro contato com o(a) paciente, direcionando e guiando sua jornada, desde a marcação de exames e consultas até o agendamento de tratamento e suporte.

"Isso é fundamental para o tratamento, pois possibilita um fio guia que integra os procedimentos, diagnósticos, consultas e procedimentos terapêuticos com a agilidade que o cuidado com o paciente oncológico exige", explica o Dr. Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do CR de tumores de Cabeça e Pescoço. 

O paciente pode ainda contar com um atendimento via Telemedicina para acompanhar o tratamento em máxima segurança e conforto.

“O CR é ambiente mais completo e integrado que oferece, num mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento do câncer. E claro, colocamos o paciente no centro do cuidado, sempre”.


Saiba mais:

- Veja se seus sinais e sintomas precisam de avaliação médica

- Agende sua consulta ou seu exame

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
25/09 - Palestra Segurança do Paciente: participe!
A importância do paciente, acompanhante e cuidador no atendimento hospitalar Convidamos você para participar de uma palestra especial, onde falaremos sobre a importância de cada pessoa nas questões relacionadas à segurança de nossos pacientes. Será uma tarde de compartilhamento de muito conhecimento e experiências. Você...