Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer

Publicado em: 16/07/2021 - 10:07:15
Tratamento
Foco do paciente
Expansão
Tumores de Cabeça e Pescoço
Linha Fina

Visão 360º da doença permite as melhores práticas e decisões durante o tratamento oncológico no A.C.Camargo Cancer Center

Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alguns casos de câncer de cabeça e pescoço são mais comuns. Sem contar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cavidade oral, por exemplo, é o quinto mais comum para os homens no Brasil, segundo o INCA, com previsão de 11.200 novos casos neste ano.

Ao mesmo tempo, temos o câncer de tireoide, que é predominante em mulheres, sendo o quinto mais comum entre elas, com previsão de 11.950 novos casos para o sexo feminino no país neste ano.

Quanto mais cedo for detectado, melhor. E, quando o tratamento é realizado em um Cancer Center, o(a) paciente pode contar com uma equipe multidisciplinar, que cuida de todo o processo de diagnóstico, estadiamento, tratamento e reabilitação. Essas equipes compõem os Centro de Referência (CRs).

O A.C.Camargo conta com 13 CRs. O CR de Tumores de Cabeça e Pescoço reúne 48 profissionais de saúde multidisciplinares para tratarem caso a caso, com toda a atenção e especialidade de um Cancer Center.

Os líderes deste CR são o Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico cirurgião de cabeça e pescoço, e o Dr Thiago Bueno de Oliveira, médico oncologista do A.C.Camargo.

Para cada tipo de tumor, um protocolo é aplicado e, caso existam particularidades que impliquem em necessidades específicas, em reuniões semanais com diferentes especialistas (chamadas de Tumor Board) são discutidos todos os aspectos relevantes, com foco em oferecer uma conduta personalizada ao paciente, aumentando as chances de sucesso e diminuindo possíveis efeitos colaterais ou sequelas. 


Apoio ao paciente

Os CRs contam com uma atualizada infraestrutura tecnológica de diagnóstico e tratamento, todas cientificamente aceitas para o cuidado de todos os pacientes com tumores de cabeça e pescoço.

O CR de Cabeça e Pescoço também conta com o(a) enfermeiro(a) navegador(a), um(a) profissional de saúde especializado(a) neste tipo de tumor, que fará o primeiro contato com o(a) paciente, direcionando e guiando sua jornada, desde a marcação de exames e consultas até o agendamento de tratamento e suporte.

"Isso é fundamental para o tratamento, pois possibilita um fio guia que integra os procedimentos, diagnósticos, consultas e procedimentos terapêuticos com a agilidade que o cuidado com o paciente oncológico exige", explica o Dr. Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do CR de tumores de Cabeça e Pescoço. 

O paciente pode ainda contar com um atendimento via Telemedicina para acompanhar o tratamento em máxima segurança e conforto.

“O CR é ambiente mais completo e integrado que oferece, num mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento do câncer. E claro, colocamos o paciente no centro do cuidado, sempre”.


Saiba mais:

- Veja se seus sinais e sintomas precisam de avaliação médica

- Agende sua consulta ou seu exame

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Programa A.C.Camargo de Excelência no Atendimento: o paciente no centro do cuidado
Por isso, ainda neste ano, o A.C.Camargo lança o Programa A.C.Camargo de Excelência no Atendimento, que tem como objetivo a melhoria contínua de nosso atendimento, baseado no objetivo de buscar sempre a melhor Experiência para o paciente e seu cuidador. A iniciativa está sustentada em...
Estudo PRODIGE23: foco no tratamento neoadjuvante do câncer de reto localizado
Por Celso Abdon Lopes de Mello, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center O tratamento do câncer de reto localizado tem passado por transformações nos últimos anos. Classicamente, os pacientes são tratados com quimiorradioterapia seguida de cirurgia e depois mais quimioterapia. Para melhorar os resultados, está...
Novembro Azul e a evolução no tratamento sistêmico
Assista ao vídeo e entenda melhor como os avanços têm beneficiado os pacientes Novembro Azul está aí e nunca é demais falar sobre as evoluções no tratamento sistêmico dos tumores urológicos. Os últimos dois anos foram de muitas mudanças. Tais avanços trouxeram novas possibilidades terapêuticas...
Head de Tumores Abdominais assume presidência de associação médica internacional
Pela primeira vez, um brasileiro conquista a posição, confirmando o protagonismo de nosso Cancer Center fora do País No próximo dia 22 de março, o head de Tumores Abdominais do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Felipe José Fernandez Coimbra, assumirá a presidência de 2019-2020 da Americas...
Microbiota: pesquisadores estudam bactérias do corpo humano para aprimorar combate a tumores
Com contribuições da genômica e da nutrição, essa análise é uma tendência cada vez mais importante na oncologia – e pode abrir caminho para novos tratamentos contra o câncer Os cientistas já sabiam que a microbiota – bactérias, fungos e vírus que habitam o corpo...