Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer

Publicado em: 16/07/2021 - 10:07:15
Linha Fina

Visão 360º da doença permite as melhores práticas e decisões durante o tratamento oncológico no A.C.Camargo Cancer Center

Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alguns casos de câncer de cabeça e pescoço são mais comuns. Sem contar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cavidade oral, por exemplo, é o quinto mais comum para os homens no Brasil, segundo o INCA, com previsão de 11.200 novos casos neste ano.

Ao mesmo tempo, temos o câncer de tireoide, que é predominante em mulheres, sendo o quinto mais comum entre elas, com previsão de 11.950 novos casos para o sexo feminino no país neste ano.

Quanto mais cedo for detectado, melhor. E, quando o tratamento é realizado em um Cancer Center, o(a) paciente pode contar com uma equipe multidisciplinar, que cuida de todo o processo de diagnóstico, estadiamento, tratamento e reabilitação. Essas equipes compõem os Centro de Referência (CRs).

O A.C.Camargo conta com 13 CRs. O CR de Tumores de Cabeça e Pescoço reúne 48 profissionais de saúde multidisciplinares para tratarem caso a caso, com toda a atenção e especialidade de um Cancer Center.

Os líderes deste CR são o Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico cirurgião de cabeça e pescoço, e o Dr Thiago Bueno de Oliveira, médico oncologista do A.C.Camargo.

Para cada tipo de tumor, um protocolo é aplicado e, caso existam particularidades que impliquem em necessidades específicas, em reuniões semanais com diferentes especialistas (chamadas de Tumor Board) são discutidos todos os aspectos relevantes, com foco em oferecer uma conduta personalizada ao paciente, aumentando as chances de sucesso e diminuindo possíveis efeitos colaterais ou sequelas. 


Apoio ao paciente

Os CRs contam com uma atualizada infraestrutura tecnológica de diagnóstico e tratamento, todas cientificamente aceitas para o cuidado de todos os pacientes com tumores de cabeça e pescoço.

O CR de Cabeça e Pescoço também conta com o(a) enfermeiro(a) navegador(a), um(a) profissional de saúde especializado(a) neste tipo de tumor, que fará o primeiro contato com o(a) paciente, direcionando e guiando sua jornada, desde a marcação de exames e consultas até o agendamento de tratamento e suporte.

"Isso é fundamental para o tratamento, pois possibilita um fio guia que integra os procedimentos, diagnósticos, consultas e procedimentos terapêuticos com a agilidade que o cuidado com o paciente oncológico exige", explica o Dr. Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do CR de tumores de Cabeça e Pescoço. 

O paciente pode ainda contar com um atendimento via Telemedicina para acompanhar o tratamento em máxima segurança e conforto.

“O CR é ambiente mais completo e integrado que oferece, num mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento do câncer. E claro, colocamos o paciente no centro do cuidado, sempre”.


Saiba mais:

- Veja se seus sinais e sintomas precisam de avaliação médica

- Agende sua consulta ou seu exame

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Unidade Castro Alves passará a atender os Ambulatórios SUS de Nefrologia e Neurologia
Novo local traz mais conforto para atendimento dos nossos pacientes A partir do dia 13 de abril, as consultas dos ambulatórios de neurologia e nefrologia dos pacientes atendidos pelo SUS passarão a ser na Unidade Castro Alves. A nova estrutura, mais ampla e confortável, foi...
Ambulatório SUS de ginecologia passará a funcionar na Unidade Castro Alves
O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes A partir do dia 10 de fevereiro, consultas do ambulatório de ginecologia dos pacientes atendidos pelo SUS passarão para a Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a...
Ambulatórios SUS passam a funcionar na Unidade Castro Alves
O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes Desde o dia 6 de janeiro, as consultas ambulatoriais dos pacientes atendidos pelo SUS (já matriculados conosco) estão funcionando na Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a...
A.C.Camargo Cancer Center apresenta nova unidade na Aclimação e anuncia expansão
Com investimento de R$ 360 milhões, rede de unidades ambulatoriais reorganiza os serviços no modelo cancer center para melhorar acesso, conforto e comodidade do paciente. Complexo hospitalar na Liberdade passa a concentrar alta complexidade. O A.C.Camargo Cancer Center apresentou nesta semana a Unidade Pires da...
Doutor Jean G. de Oliveira foi um dos convidados para a inauguração do Arkansas Neuroscience Institute
O head do Departamento de Neurocirurgia ministrou uma conferência em Little Rock, nos EUA O doutor Jean G. de Oliveira, head do Departamento de Neurocirurgia do A.C.Camargo Cancer Center, foi um dos convidados para a inauguração do Arkansas Neuroscience Institute, em Little Rock, nos Estados...