Arte gráfica com a imagem de um médico observando a pele de um paciente.

Câncer de pele não melanoma: cirurgia para a retirada de um carcinoma basocelular é feita no Centro Cirúrgico Ambulatorial, com alta no mesmo dia

Publicado em: 09/03/2021 - 12:03:41
Tratamento
Diagnóstico
Cirurgia
Tumores Cutâneos
Não Melanoma
Pele
Linha Fina

Saiba tudo sobre este tipo de tumor – conheça seus sinais e sintomas, o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo e as formas de defender a pele em tempos de pandemia (com dicas sobre a vitamina D)

O câncer de pele não melanoma é o mais comum no mundo e no Brasil. Por aqui, a estimativa é de 177 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022, segundo o INCA.

O carcinoma basocelular é tipo o mais comum – e também o menos agressivo – entre os tumores de pele não melanoma. 

“O carcinoma basocelular é um tumor que praticamente não causa metástase, mas não deixa de ser importante, pois, se você não o trata, ele vai destruindo o tecido do nariz”, explica o Dr. João Pedreira Duprat Neto, cirurgião oncológico e líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C.Camargo Cancer Center.    


Procedimento no Centro Cirúrgico Ambulatorial: alta no mesmo dia

Boa parte das cirurgias para câncer de pele não melanoma são feitas com anestesia local, no Centro Cirúrgico Ambulatorial, sem necessidade de internação – o paciente tem alta no mesmo dia. 

Especificamente, os carcinomas basocelulares que ficam no nariz, próximos ao olho, em locais mais perigosos, necessitam de um controle intraoperatório das margens, que seria retirar o tumor e analisá-lo no microscópio, na hora em que foi retirado, para ver se saíram todas as margens deles. 

“Existem alguns tipos de cirurgia que são assim, a mais conhecida é a de Mohs. Há ainda a cirurgia de controle tridimensional das margens, que também faz o mesmo papel. No A.C., realizamos ambas”, afirma o Dr. Duprat.


Câncer de pele não melanoma, sinais e sintomas 

Ao detectar um dos indícios abaixo, marque uma consulta:

•    Qualquer pinta ou sinal que tenha crescimento, apresente coceira, sangramento frequente ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura
•    Lesão rosada, avermelhada e de crescimento lento, mas constante
•    Qualquer ferida que não cicatrize em 4 semanas
•    Qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura ou tamanho


Atendimento Oncológico Protegido 

O A.C.Camargo está preparado para receber e cuidar de seus pacientes em tempos de Covid-19, com total segurança, excelência e agilidade.

Para isso, um Atendimento Oncológico Protegido foi estabelecido na Instituição.

Saiba tudo aqui.  


Cuidados com a pele durante a pandemia

Se você tem a pele muito clara ou já teve um tumor cutâneo, deve passar o protetor solar todos os dias, mesmo se não for fazer nenhuma atividade ao ar livre.

“Para todos, o maior cuidado com a proteção deve acontecer naqueles momentos de maior exposição ao sol, como caminhadas e idas à piscina e à praia”, afirma o Dr. Duprat.

No mais, é importante que as pessoas, sobretudo as muito claras, mantenham os índices de vitamina D em dia. 

“Como o melhor sol para produzir vitamina D é também o mais perigoso, entre 11 da manhã e duas da tarde, uma boa opção é tomar por via oral”, encerra o especialista.

Doutor João Duprat, branco, cabelos grisalhos, braços cruzados e jaleco
"
Boa parte das cirurgias para câncer de pele não melanoma são feitas com anestesia local, no Centro Cirúrgico Ambulatorial, sem necessidade de internação. O paciente tem alta no mesmo dia.
Doutor João Duprat , líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C.Camargo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Quais os procedimentos pré-transplante de medula óssea?
No terceiro texto da série sobre TMO, saiba mais sobre o passo a passo que é feito antes da infusão da medula óssea Por Daniel Garcia, oncologista clínico, e Jayr Schmidt, head de Hematologia Os esquemas de transplante de células hematopoiéticas variam de um paciente...
Podcast Rádio Cancer Center #23 - Nutrição e oncologia
Ouça e conheça as informações para as principais dúvidas sobre alimentação Nas nossas mídias sociais, muitas pessoas mandaram dúvidas sobre nutrição no dia a dia e também relacionada à oncologia. Neste episódio, Ana Carolina Cantelli, nutricionista oncológica, e José Luiz Gasparini Júnior, enfermeiro da Educação...
O mundo depois da vacinação contra a Covid-19
.video-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; padding-top: 30px; height: 0; overflow: hidden; } .video-container iframe, .video-container object, .video-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; } Mais: - Agende sua consulta
A.C.Camargo Cancer Center apresenta nova unidade na Aclimação e anuncia expansão
Com investimento de R$ 360 milhões, rede de unidades ambulatoriais reorganiza os serviços no modelo cancer center para melhorar acesso, conforto e comodidade do paciente. Complexo hospitalar na Liberdade passa a concentrar alta complexidade. O A.C.Camargo Cancer Center apresentou nesta semana a Unidade Pires da...
Novo Coronavírus e câncer infantil: conheça os cuidados necessários para os pequenos
A Covid-19 pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves em crianças, mas nem por isso elas devem se descuidar O novo Coronavírus inspira cuidados também com as crianças. A pandemia do novo Coronavírus mudou a rotina de muitas famílias e, em muitos casos, intensificou a...