Lista mitos & verdades

Julho de 2020

O sarcoma de partes moles pode apresentar características diferentes de outros tipos de câncer, principalmente em relação aos fatores de risco.  Apesar de ser um câncer raro – não há estatísticas oficiais no Brasil –, é importante que se saiba quais são os sinais e sintomas da doença, algo que auxilia a possibilidade do diagnóstico precoce. Para marcar a campanha Julho Amarelo de Conscientização para Sarcomas, conheça algumas das dúvidas mais comuns da população. 1. Os sarcomas podem se originar em qualquer parte do corpo. Verdade. Os sarcomas se originam nas células mesenquimais presentes…
No mês de conscientização por conta desses tumores, especialista do A.C.Camargo desmistifica dúvidas variadas sobre o tema  Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal e glândulas salivares, aproximadamente 700 mil novos casos são registrados anualmente. No cenário brasileiro, segundo o INCA, estima-se que houve em 2018 31.980 novos casos. Esses são alguns…

Abril de 2020

Cães e gatos transmitem? Enxaguante bucal ajuda? Entenda algumas dúvidas recorrentes sobre a Covid-19 Mais sobre o novo Coronavírus:- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe…

Fevereiro de 2020

Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma.  De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano de 2020 são esperados 40.990 novos casos, dos quais 20.470 em mulheres e 20.520 em homens.. Por ser um dos cânceres mais comuns, o A.C.Camargo esclarece alguns mitos ou verdades sobre a doença. Confira: A colonoscopia é um exame arriscado e doloroso? Mito. O paciente é…
A ginecologia é a especialidade médica dedicada ao sistema reprodutor feminino e estuda as principais alterações que podem ocorrer no organismo da mulher. Para esclarecer alguns mitos e verdade sobre o desenvolvimento do câncer, Dr. Glauco Baiocchi Neto, diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo, responde a algumas dúvidas. O aparecimento de um mioma pode ser fator de risco para desenvolvimento do câncer? Mito. Tumor benigno formado na camada muscular do útero, o mioma não apresenta relação com câncer e sequer predispõe ao surgimento da doença. Mais frequente entre os 40 e…

Janeiro de 2020

Uma verdadeira prova de amor a quem você não conhece, a doação de sangue pode ajudar a salvar vidas. Confira os principais mitos e verdades sobre o tema com Dr. Rafael Colella, diretor do Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center. Doar sangue pode causar alterações no organismo? Mito. Entre os principais medos da população - e também um dos maiores mitos sobre o assunto - o ato de doar sangue não causa alterações na espessura ou viscosidade do sangue. Também não está relacionado ao surgimento de doenças, como anemia. O procedimento é realizado com materiais descartáveis para evitar o…

Dezembro de 2019

Um tira-dúvidas para você não correr riscos  O clima esquenta e o câncer de pele se faz presente. A radiação ultravioleta (UV), presente nos raios solares, é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, tumor maligno mais comum no brasileiro. Por isso, a prevenção é fundamental. Além de saber mais os cuidados com a pele no verão, esclareça algumas dúvidas com o Dr. João Pedreira Duprat Neto, diretor do Núcleo de Câncer de Pele do A.C.Camargo. Confira:   Pessoas com pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de desenvolver o carcinoma basocelular. Verdade. Quem…
Geralmente assintomáticos no início, os tumores no fígado e no pâncreas podem ser diagnosticados tardiamente, em fase mais avançada e agressiva. Confira alguns mitos e verdades sobre câncer de pâncreas, fígado e vesícula biliar.   O diabetes pode se desenvolver em câncer? Mito. O diabetes não é um fator de risco para o desenvolvimento da doença, mas o modo e a intensidade de sua manifestação podem ser sintomas do câncer de pâncreas. Quando surge subitamente em não diabéticos ou em quem estava com a doença controlada, recomenda-se a análise do pâncreas, pois um tumor pode causar esse…
Refluxo, gastriste e a bactéria H. Pylori podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de tumores no estômago e no esôfago? Dr. Felipe Coimbra, Diretor do Núcleo de Cirurgia Abdominal esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema.   Gastrite pode ser um sinal ou fator de risco para o desenvolvimento de câncer? Depende. A maioria dos diagnósticos de gastrite não tem relação com o desenvolvimento de tumores, exceto a gastrite atrófica, que ocorre quando os anticorpos atacam o revestimento do estômago. Essa doença é encontrada facilmente durante um exame endoscópico. Portanto, em casos…
A informação correta é uma arma contra a doença. A médica Solange Maria Torchia Carvalho Castro, do A.C.Camargo Cancer Center, esclarece afirmações que circulam na rede É tempo de Outubro Rosa, movimento mundial para a conscientização sobre o câncer de mama. A campanha, criada em 1997 nos Estados Unidos, enfatiza a importância de disseminar informações e adotar medidas de prevenção da doença, a fim ajudar as pessoas a terem um diagnóstico precoce, estratégia crucial para o sucesso do tratamento do tumor. Com grande incidência entre o público feminino, a doença representou 25% do total de…