Tratamento oncológico

Oncologia Pediátrica
Oncologia Pediátrica

Somos pioneiros no tratamento voltado para crianças e adolescentes com câncer. Antes da criação da nossa Oncologia Pediátrica, em 1964, pacientes na faixa de 0 a 21 anos recebiam o mesmo tratamento que os adultos, apesar de terem características biológicas e orgânicas diferentes. Muitas vezes, os resultados não eram satisfatórios.

O crescente sucesso nas taxas de cura é decorrente do trabalho com foco interdisciplinar de profissionais de áreas especializadas em câncer infantil, que atuam de maneira integrada.  Além dos pediatras oncologistas, nossa equipe tem profissionais de várias especialidades com ampla experiência em câncer infantil, apoiados pelo que há de mais moderno em tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação da criança com câncer.

Também somos os primeiros a fazer a avaliação especializada para detecção e controle dos efeitos tardios, trabalho multidisciplinar do Grupo de Estudos Pediátricos dos Efeitos Tardios do Tratamento Oncológico (GEPETTO).

Como tratamos

No A.C.Camargo Cancer Center, o atendimento oncológico ao paciente está disponível por 24 horas, sete dias por semana. Temos médicos pediatras oncologistas em regime de plantão noturno, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, além da unidade de tratamento intensivo (UTI) preparada para atender a complicações graves. 

  • Trabalhamos com aplicação de técnicas especiais de radioterapia no tratamento preservando os tecidos normais que, em crianças, estão em formação, além da utilização de terapia com laser, fundamental para o tratamento de retinoblastoma (tumor maligno intraocular mais comum em crianças).
  • Nossa estrutura foi criada para a criança em tratamento se sentir em um ambiente acolhedor, confortável e descontraído. O objetivo é manter, na medida do possível, sua rotina de brincar e estudar durante o período em que fica no local. Enquanto espera pela consulta, por exemplo, o paciente pode se divertir com atividades na Sala de Brincar com atividades recreativas e lúdicas.
  • Temos uma Oficina de Culinária Infantil, atividade promovida pela Nutrição Oncológica na qual os jovens pacientes ajudam na elaboração das receitas dos alimentos. A ideia é incentivar os pequenos pacientes a experimentarem comidas diferentes e adotarem uma alimentação mais variada e saudável, já que crianças bem nutridas respondem melhor ao tratamento.
  • Também contamos com um grande diferencial: a Escola Especializada Schwester Heine, a primeira do país a funcionar dentro de um hospital e que permite que as crianças internadas sejam acompanhadas por educadores.

Ensino e Pesquisa

A Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo também se destaca em Pesquisa Básica e Clínica, nos diferentes níveis de formação acadêmica. E oferecemos também o Programa de Residência Médica em Cancerologia Pediátrica. Vários dos nossos residentes estão à frente dos principais serviços de oncologia pediátrica do país.