Tumor boards – a abordagem multidisciplinar para o melhor desfecho clínico do paciente

Publicado em: 29/09/2021 - 09:09:48
Linha Fina

A ciência é a base para a construção dos protocolos clínicos, mas cerca de 20% dos casos não estão previstos nos protocolos. Índice de assertividade da equipe chega a 95%

Se o tratamento para o câncer está cada vez mais personalizado, a avaliação de casos complexos e que fogem de protocolos clínicos específicos também deve ser feita de forma individualizada. Para esses casos, o A.C.Camargo Cancer Center conta com os tumor boards, uma equipe de especialistas em assistência, ensino e pesquisa do câncer que contribui para o tratamento de forma a beneficiar o paciente com o melhor desfecho clínico. 

Tumor board e o cancer center 

Em um cancer center, as áreas de assistência, ensino e pesquisa estão integradas para buscar os melhores resultados baseados em evidências científicas. Dessa forma, o paciente encontra em uma única instituição todos os profissionais necessários para avaliar o caso, sem necessidade de buscar diversos hospitais e especialistas. 

Essa integração é um dos muitos benefícios proporcionados pelo A.C.Camargo Cancer Center. A ciência é a base para a construção dos protocolos clínicos, mas cerca de 20% dos casos não estão previstos nos protocolos. Por isso, esses pacientes contam com uma avaliação multidisciplinar. 

Nesses encontros, cirurgiões, oncologistas clínicos, radioterapeutas, patologistas, radiologistas, pesquisadores, equipe multiprofissional e outros especialistas ligados a um mesmo sítio tumoral discutem a conduta terapêutica mais efetiva para cada caso. 

O grupo pode, por exemplo, discutir a melhor sequência de um tratamento, se é o momento certo para uma intervenção cirúrgica, planejar a recuperação de um paciente ou quando iniciar terapias paliativas, sempre considerando o histórico, as condições atuais e as preferências do paciente. 

Tumor board e casos de alta complexidade 

Em 2020, foram discutidos 2.317 casos nos tumor boards, um aumento de 4% em relação a 2019, demonstrando que os atendimentos de alta complexidade aumentaram durante a pandemia. 

“Além de avaliar casos complexos, a equipe multidisciplinar também emite segunda opinião e atualiza as condutas nos protocolos clínicos e educacionais, gera perguntas para as áreas de investigação básica e clínica. Dessa forma, o paciente terá uma recomendação feita por diversos profissionais com diferentes olhares, sendo beneficiado com a melhor combinação de ciência e experiência”, explica Fúlvio Alves, enfermeiro supervisor dos centros de referência e tumor boards do A.C.Camargo Cancer Center. 

Em 2020, o índice de assertividade da equipe foi de 95%, ou seja, o grupo de profissionais foi capaz de responder à pergunta inicial proposta para o caso. “Esse número mostra que, para casos que fogem dos protocolos predefinidos, a visão multidisciplinar faz muita diferença na rapidez com a qual a decisão é tomada para o tratamento do paciente e na qualidade de assistência prestada”, comenta Fúlvio. 

No A.C.Camargo, existem 15 grupos de tumor boards que promovem reuniões periódicas nas especialidades de tumores da mama, ginecológicos, cutâneos, cabeça e pescoço, aparelho digestivo alto, tumores colorretais, tumores do pulmão e tórax, tumores urológicos, neoplasias hematológicas, tumores pediátricos, má formação e tumores vasculares, tumores do sistemas nervoso central, sarcomas de partes moles e tumores ósseos, tumores da hipófise/endocrinologia e, o mais recente implantado, tumor board molecular.  

Parcerias com outras instituições 

O A.C.Camargo tem parcerias de cooperação médico-científica com instituições para trazer mais benefícios para os pacientes. 

Em 2019, a parceria com o Hospital Mãe de Deus, localizado em Porto Alegre (RS) e referência no Sul do país, permitiu a troca de informações e discussões de caso nos tumor boards entre os profissionais do Mãe de Deus e do A.C.Camargo, beneficiando pacientes de ambas as instituições. 

Em maio de 2021, foi firmada parceria para que os tumor boards do Centro de Referência em Tumores Pediátricos do A.C.Camargo sejam feitos em parceria com o Hospital Infantil Sabará, localizado em São Paulo/SP. A união da expertise em oncologia e pediatria das duas instituições altamente especializadas torna as discussões mais enriquecedoras e contribuem na busca do melhor desfecho clínico para o paciente pediátrico. 

“Os casos de câncer pediátrico costumam ser complexos e necessitam de uma equipe multiprofissional que esteja bem alinhada para fazer o melhor tratamento possível. Só com muita pesquisa, discussão e estudo podemos atingir as altas taxas de cura que hoje são possíveis no tratamento de crianças e adolescentes com câncer”, explica a Dra. Cecília Maria Lima da Costa, líder do Centro de Referência em Tumores Pediátricos do A.C.Camargo. 
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam