A Escola Especializada Schwester Heine (EESH) completou 30 anos em 2017: foi a primeira escola em instituição hospitalar privada do país. Carinhosamente chamada de Escolinha da Pediatria, ela se tornou referência nacional em Classes Hospitalares. Professores da rede pública municipal e estadual da educação básica dão as aulas, com um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico. O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes e também ajudá-los no retorno e na reintegração ao convívio escolar. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e abrange da educação infantil ao ensino médio.
A escola foi fundada pela Dona Carmen Prudente, em 1987, junto com a pedagoga Maria Genoveva Vello

Em 2017, 2.020 pacientes foram atendidos na escola.
O trabalho pedagógico desenvolvido na EESH assegura os aspectos teórico-práticos com base em:
Intencionalidades: dirigem as ações educativas e pedagógicas para e com os sujeitos a quem formaremos.
Áreas do conhecimento: se referem aos objetos do conhecimento para os alunos pacientes.
Saberes: correspondem às construções dos docentes e dos alunos pacientes.
Didáticas: diferentes maneiras de ensinar desde a concepção dos sistemas educativos e dos docentes.
Avaliações: referentes ao seguimento dos processos de ensino e aprendizagem, implicados ao assumir determinadas formas de compreender os processos educativos e pedagógicos.
Objetivo: ser um espaço pedagógico e cultural de formação de escolares em tratamento oncológico empoderados para o exercício da plena cidadania e da consciência crítica, por meio da garantia e da continuidade dos estudos, a partir do regresso e reintegração ao convívio escolar.
Proposta pedagógica: a proposta pedagógica da EESH estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação no contexto hospitalar por meio da Classe Hospitalar.
Proposta metodológica: a EESH pratica uma educação humanizadora, que trabalha valores como liberdade, solidariedade, justiça e altruísmo. A metodologia proposta contempla uma prática personalizada, democrática e significativa, em que todos têm participação nas construções e decisões, a fim de se tornarem agentes empoderados para atuarem em suas realidades, transformando-as.
Princípios e valores da EESH: mediar a formação cidadã dos escolares em tratamento oncológico, por meio de um processo humanizador, a fim de contribuir com seu retorno e sua reintegração ao convívio escolar.