Lista de podcasts

Janeiro de 2021

Para prevenir o câncer, várias atitudes podem ser adotadas. Temos de lidar com estresse, obesidade, sedentarismo, cigarro, álcool, alimentação desregrada, com o perigo de pegar sol sem proteção e com os riscos de não se vacinar, por exemplo, contra HPV e hepatite. Esta conversa, que está cheia de dicas práticas, é com o Doutor Thiago Chulam, cirurgião…

Dezembro de 2020

Pele no verão: todo cuidado se faz necessário para você se proteger nos dias mais quentes. Embora estejamos vivendo tempos de distanciamento social, a estação mais solar do ano também é tempo em que as pessoas se submetem a mais procedimentos estéticos.  Ou mesmo querem exibir uma nova tatuagem. Neste episódio, a Dra. Tatiana Blumetti, dermatologista do…
Vitamina D e protetor solar são um dos principais assuntos que as pessoas querem saber, seja no consultório ou nas redes sociais. Algo importante, já que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.  Assim, listamos alguns dos principais tópicos: usar protetor…
A conversa de hoje é sobre oncogenética. Estima-se que de 5% a 10% dos tumores malignos sejam de origem hereditária. Para isso, medidas preventivas podem ser adotadas: um caso notório foi o da Angelina Jolie, na questão da mama. Assim, a oncogenética tem como missão identificar pessoas portadoras de tumores raros ou que tenham risco aumentado de…
Esta conversa é sobre os tumores do aparelho digestivo alto, esta parte do corpo que inclui órgãos como o estômago, o abdômen e o pâncreas.  Vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto de uma forma simples: duas das questões, inclusive, chegaram via seguidores do Facebook do A.C.Camargo. Falaremos sobre prevenção, fatores de risco, sinais, sintomas,…

Novembro de 2020

A conversa de hoje é sobre Novembro Azul, o mês de conscientização sobre os tumores urológicos.  Novas possibilidades de tratamento surgem o tempo todo, casos da imunoterapia e da hormonioterapia. Descubra quais foram as principais evoluções no tratamento sistêmico dos tumores urológicos nos últimos anos, como os inibidores de PARP, entre outros pontos.…
  Tumores urológicos: prevenção e diagnóstico precoce, algo essencial para a saúde do homem. Esta é a temática da conversa de hoje em meio a este Novembro Azul, o mês de conscientização sobre os cânceres que atingem a próstata, o rim, a bexiga, o testículo e o pênis.  Entre os assuntos, falamos de como é possível minimizar o risco de um tumor urológico,…
A radioterapia desempenha um papel importante no tratamento dos tumores urológicos. Sem contar o câncer de próstata, o segundo mais comum para os homens, com previsão de 65.840 novos casos, envolve também os tumores de bexiga, pênis, rim e testículos. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, é cada vez mais possível diminuir os efeitos colaterais do…

Outubro de 2020

Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Após o tratamento, as mulheres têm de se reabilitar, se reinserir na sociedade e retomar algumas atividades corriqueiras, que, por vezes, tinham sido interrompidas, como a vida social e o trabalho. Neste depoimento objetivo e muito…
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Assim, é vital que as pessoas se atentem a sinais e sintomas e, ao notá-los, procurem ajuda médica. Com a palavra, o Doutor Renato Cagnacci Neto, mastologista do Centro de Referência em Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center. De uma…