Lista de podcasts

Abril de 2021

Esta conversa é sobre os tumores digestivos, mais precisamente do aparelho digestivo alto, que inclui órgãos como estômago, esôfago, fígado, pâncreas, intestino delgado, GIST (tumor estromal gastrointestinal) e vesícula biliar e vias biliares.  Vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto de uma forma simples: duas das questões, inclusive, chegaram por…

Março de 2021

A infecção por HPV, o papilomavírus humano, tem relação importante com o câncer de colo do útero. O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente entre mulheres no Brasil, descontando-se o tumor de pele não-melanoma. A estimativa é de que 16.590 novos casos, segundo o INCA, afetaram as brasileiras em 2020. Já o HPV, que dispõe de uma vacina, acomete…
O câncer de canal anal é um tipo de tumor que costuma trazer questões psicológicas importantes para os pacientes, como o receio de compartilhar o quadro, muitas vezes por vergonha. Nesta conversa, você vai descobrir como se prevenir, com destaque importante para a vacina contra o HPV. Também vai aprender a detectar sinais e sintomas importantes, quais são…
O câncer de endométrio é o oitavo tipo de tumor mais comum entre as mulheres, com previsão de 6.540 novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Uma preocupação fundamental entre as pacientes de um tumor ginecológico é em relação à fertilidade. Sim, é possível tratar um câncer de endométrio e engravidar, mesmo em tempos de pandemia…
Câncer ginecológico, um problema que atinge mais de 30 mil mulheres a cada ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). São tumores no colo de útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. A alta incidência decorre da descoberta tardia, uma vez que os sintomas são ausentes ou inespecíficos na fase inicial do tumor. No entanto, baseado no histórico da…

Fevereiro de 2021

O câncer de cólon e reto é muito comum no Brasil. Sem contar os tumores de pele não melanoma, ele é o segundo mais comum entre os homens, com previsão de 20.540 novos casos para 2020, de acordo com o INCA, e também é o segundo mais comum entre as mulheres, com projeção de 20.470 novos diagnósticos para o ano passado. Por isso, estamos aqui hoje para falar…
A vacinação da Covid-19 está sendo muito falada, mas pouco se diz sobre o paciente oncológico em meio ao processo de imunização. Os estudos feitos com as vacinas que estão imunizando a população não levam em conta pacientes oncológicos, que são imunocomprometidos. Assim, pairam algumas dúvidas. Há alguma contraindicação para o paciente oncológico tomar a…
O câncer de colón e reto é muito frequente no Brasil.  Sem contar os tumores de pele não melanoma, ele é o segundo mais comum entre os homens, com previsão de 20.540 novos casos para 2020, e também o segundo mais comum entre as mulheres, com projeção de 20.470 novos diagnósticos para o ano passado. Ao adotar hábitos saudáveis, dá, porém, para se prevenir…

Janeiro de 2021

Para prevenir o câncer, várias atitudes podem ser adotadas. Temos de lidar com estresse, obesidade, sedentarismo, cigarro, álcool, alimentação desregrada, com o perigo de pegar sol sem proteção e com os riscos de não se vacinar, por exemplo, contra HPV e hepatite. Esta conversa, que está cheia de dicas práticas, é com o Doutor Thiago Chulam, cirurgião…

Dezembro de 2020

Pele no verão: todo cuidado se faz necessário para você se proteger nos dias mais quentes. Embora estejamos vivendo tempos de distanciamento social, a estação mais solar do ano também é tempo em que as pessoas se submetem a mais procedimentos estéticos.  Ou mesmo querem exibir uma nova tatuagem. Neste episódio, a Dra. Tatiana Blumetti, dermatologista do…