Tumores cerebrais: tenha atenção aos sinais e sintomas

Publicado em: 11/08/2021 - 17:08:00
Diagnóstico
Prevenção
Epidemiologia
Tumores do Sistema Nervoso Central
Linha Fina

Aprenda a reconhecer os alertas que pedem que você procure uma consulta 

Tumores cerebrais: o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 11.100 novos casos de tumores cerebrais/sistema nervoso central, sendo 5.870 em homens e 5.230 em mulheres.

Seus sintomas variam de pessoa para pessoa e dependem da área afetada.

O tumor pode invadir e comprometer o tecido cerebral, pressionar os tecidos vizinhos, aumentar a pressão intracraniana, fazer com que fluidos se acumulem no interior do cérebro, impedir a circulação normal do líquido cefalorraquiano e provocar sangramentos. 

Os sinais e sintomas podem incluir:

•    Dores de cabeça: geralmente é o primeiro sintoma e se torna mais frequente à medida que o tempo passa. Pode não melhorar com remédios comuns para dor de cabeça e ser acompanhado por náuseas e vômitos. A dor pode piorar quando o paciente se deita ou abaixa a cabeça.
•    Convulsões: são acompanhadas de dormência, formigamento, movimentos descontrolados nos braços e nas pernas, de dificuldade na fala, do ato de sentir cheiros estranhos, de episódios de inconsciência e convulsões.
•    Mudanças nas funções cognitivas, no humor ou na personalidade: o paciente pode ficar retraído, temperamental ou ineficiente no trabalho, sentir-se tonto, confuso ou incapaz de pensar. Depressão e ansiedade, especialmente se aparecem repentinamente, também podem ser sinais de tumor cerebral. O paciente também pode se tornar desinibido ou agir de forma completamente diferente da que lhe era habitual.
•    Mudanças na fala: dificuldade para encontrar palavras, falar de forma incoerente, incapacidade de se expressar ou de compreender a linguagem.
•    Alteração nas capacidades: pode ser auditiva e olfativa ou visual – incluindo visão dupla ou embaçada. Dificuldade para engolir.
•    Perda do equilíbrio: pode haver perda de coordenação.
•    Perda de audição: zumbido no ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos.
•    Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado.
•    Alterações no pulso ou na frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral.
•    Alterações hormonais: mulheres podem apresentar alterações no ciclo menstrual.
•    Alterações visuais: dificuldade ou perda visual, progressiva ou abrupta, assim como visão dupla acompanhada ou não de estrabismo, podem ser sinais e sintomas causados por tumores cerebrais.


Atendimento Oncológico Protegido 

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é trata-lo em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.

Dessa forma, estabelecemos o Atendimento Oncológico Protegido – um conjunto de processos que garante segurança para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, não interrompa seu tratamento.

Saiba tudo aqui.  


Mais:

- Agende sua consulta ou seu exame

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Câncer de mama: pesquisa aponta aumento de 40% na incidência da doença no Brasil em quase 30 anos
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nas últimas décadas, algumas pesquisas científicas mostraram que as taxas de mortalidade por câncer de mama foram reduzidas ou estabilizadas, principalmente em regiões...
Leucemia, linfoma e mieloma: atenção aos sinais e sintomas
Leucemia, linfoma e mieloma são tumores hematológicos que merecem total atenção. Sim, a pandemia de Covid-19 permanece em curso, mas o câncer não espera. Por isso, o A.C.Camargo Cancer Center conta com um Atendimento Oncológico Protegido, para que seus pacientes possam vir à Instituição para...
Mitos & verdades sobre Quimioterapia
A quimioterapia, uma das principais condutas terapêuticas para o tratamento do câncer, utiliza medicamentos potentes que tem como objetivo destruir as células doentes. Dr. José Augusto Rinck Jr, titular do Departamento de Oncologia Clínica do A.C.Camargo, responde algumas das dúvidas mais comuns sobre esse tratamento...
Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal, os exames que ajudam a diagnosticar o câncer de pele
Conheça os procedimentos de imagem que auxiliam na identificação de tumores cutâneos Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal são exames de imagem complementares que auxiliam no diagnóstico do câncer de pele. Essa associação de técnicas permite a identificação de lesões ainda sem critérios clássicos de...
Radioterapia feita durante a cirurgia pode evitar volta de tumores digestivos e ginecológicos
Destacado em periódico internacional, estudo identificou que o procedimento garantiu sobrevida a pacientes Pessoas cujos tumores retornaram após a realização de um tratamento costumam apresentar limitações para se submeterem a novas terapias. Uma forma de virar esse jogo, de acordo com um estudo realizado no...