Tendências na pesquisa sobre câncer: prevenção é prioridade no diagnóstico

Publicado em: 25/06/2021 - 18:06:43
Institucional
Serviços ao Paciente
Next Frontiers
Linha Fina

A primeira conferência magna do Next Frontiers to Cure Cancer 2021, congresso sobre câncer realizado pelo A.C.Camargo Cancer Center, abordou os principais desafios e tendências na prevenção do câncer no mundo e no Brasil

Como prevenir casos de câncer em um contexto pandêmico e de crise econômica? O desafio é grande e foi tema da conferência magna "Carga global do câncer: prioridades de pesquisa para prevenção", com participação da Dra. Elisabete Wiederpass, diretora da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialista em epidemiologia do câncer. Elisabete foi a primeira mulher e brasileira eleita para o cargo.

André Lopes de Carvalho, médico oncologista e integrante do IARC, também participou do encontro.
A mediação do bate-papo ficou por conta do Dr. José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani, Superintendente de Ensino, e Dra. Vilma Regina Martins, Superintendente de Pesquisa do A.C.Camargo.

Prevenção do câncer

Como uma forma de diminuir os casos de câncer no mundo, o IARC criou uma estratégia de médio prazo (2021-2025) focada em atividades fundamentais de prevenção.

"Precisamos descrever a ocorrência do câncer, ter um raio-x completo da doença e entender as causas. A partir disso, já é possível validar dados para implementar ações de prevenção a nível global. Ou seja, a gente cria informação para pesquisa e conhecimento médico-científico", explica Elisabete.

É necessário, também, priorizar os fatores de risco de câncer em evolução em países emergentes, assim como analisar também o impacto social e econômico do câncer nesses países, juntamente com a implementação contínua da pesquisa nesses casos.

Números sobre câncer em 2021

Segundo o Observatório Global sobre o Câncer (GCO), foram estimados mais de 19 milhões de novos casos de câncer em 2020, e, até 2040, 28 milhões de novos casos devem ser diagnosticados.

"Os indicadores apontaram uma mudança de tendência: câncer de mama é o tipo de tumor com maior número de diagnósticos no mundo, ultrapassando câncer de pulmão. Foram estimados 2,3 milhões de novos casos e 685 mil mortes só em 2020", explica.

No Brasil, o câncer de próstata é o tumor com maior incidência (15%), mas o de pulmão causa mais mortes (13% dos casos). Só ano passado, mais de 259 mil pessoas faleceram em decorrência de algum tipo de tumor no Brasil.

Câncer e prevenção

Mas como podemos diminuir esses números? A resposta está em ações para promover um estilo de vida mais saudável.

"Sabemos que 30% a 50% dos casos de cânceres podem ser prevenidos com novos hábitos. Então, quanto mais incentivarmos formas saudáveis de diminuir o risco de câncer, menos mortes serão geradas pela doença", explica Elisabete.

O foco, portando, é estruturar um conjunto de intervenções prioritárias e investir na eficiência dessas ações.

"Devemos priorizar e investir no diagnóstico precoce, principalmente de câncer cervical e de mama e promover hábitos saudáveis, como a redução no uso de tabaco e álcool e uma dieta rica em nutrientes", conta.

Vacinação e câncer

Segundo um estudo publicado pela Lancet, 13% de todos os casos de câncer no mundo derivam de infecções virulentas, que se originam, por exemplo, do HPV e do H.Pylori, que podem desenvolver um tumor. Por isso, a vacinação contra hepatite B e HPV também é uma ação de muita efetividade no combate ao câncer.

"A pandemia também é um desafio. Muitas pessoas tiveram o tratamento interrompido e cirurgias eletivas precisaram ser desmascaradas. Isso deve causar um impacto considerável no diagnóstico e tratamento oncológico no mundo como um todo", reflete o Dr. André Lopes de Carvalho, do IARC.

Mas como é possível reconstruir esse cenário e salvar cada vez mais vidas? "Eu sou otimista, qualquer momento pode ser uma oportunidade para melhorar. Podemos reorganizar nossos processos para que, por exemplo, mais mulheres tenham o câncer rastreado com base na ciência. Quando concentramos os rastreamentos de evidência médica, a gente consegue diminuir o impacto da Covid-19 nesses pacientes", diz André.

A inteligência artificial (que foi tema do Next no dia 24 de junho) pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar esse rastreamento. "Com a ajuda da IA, podemos criar um ambiente cada vez mais certeiro no diagnóstico para a leitura de citologias e mamografias, por exemplo. Temos ferramentas que podem nos ajudar hoje a salvar vidas".

Confira a cobertura completa do Next Frontiers to Cure Cancer 2021 e conheça as principais novidades e destaques do maior congresso sobre câncer da América Latina.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Videolaparoscopia: procedimento é utilizado em cerca de 60% dos casos de câncer na região abdominal no A.C.Camargo Cancer Center
No tratamento de tumores abdominais, o principal método terapêutico é a cirurgia, que pode ser realizada por um equipamento minimamente invasivo chamado laparoscopia. Utilizada em casos de câncer de estômago, fígado, pâncreas, entre outros, ficou conhecida principalmente por atuar na remoção da vesícula biliar. Entre...
Mitos & verdades: câncer de estômago e esôfago
Refluxo, gastriste e a bactéria H. Pylori podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de tumores no estômago e no esôfago? Dr. Felipe Coimbra, Diretor do Núcleo de Cirurgia Abdominal esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema. Gastrite pode ser um sinal ou...
O diagnóstico por imagem no manejo do câncer de mama – Next Frontiers to Cure Cancer 2021
A imagem tem papel fundamental no manejo de pacientes com câncer de mama. Por isso, o programa do Next Frontiers to Cure Cancer 2021 terá um pre-meeting específico sobre Imagem da Mama, a ser realizado no dia 24 de junho (quinta-feira) pela manhã. Neste evento...
Dez anos sem o Doutor Ricardo Brentani
"Na minha incessante investigação dos mistérios do câncer, sonho com o dia em que as células revelem aquilo que insistem em esconder de mim” - Doutor Ricardo Brentani. No dia 21 de julho de 1937, na cidade de Trieste, Itália, nascia Ricardo Renzo Brentani, mais...
Dia do Médico: inspire-se com o Doutor Torloni
O Dia do Médico é comemorado anualmente em 18 de outubro. Data esta que foi escolhida por ser o Dia de São Lucas, o padroeiro da medicina. Sinônimo de pioneirismo e devoção à profissão, o Doutor Humberto Torloni (1924–2017) cumpriu uma trajetória marcante e inspiradora...