Mulher de uns 30 anos conversa com enfermeira por vídeo pelo notebook, ambas são orientais

Teletriagem para a quimioterapia: comodidade e segurança sem custo extra

Publicado em: 08/04/2021 - 06:04:00
Tratamento
Institucional
Quimioterapia
Linha Fina

A triagem feita antes de cada sessão, que até então era apenas presencial, agora é oferecida via plataforma de telemedicina, algo benéfico para o paciente

A teletriagem para a quimioterapia é uma facilidade que o A.C.Camargo Cancer Center passa a oferecer a seus pacientes. 

É que, antes de cada sessão, a pessoa em tratamento tem de se submeter a uma triagem com a equipe de enfermagem, processo este que avalia se ela está em condições ideais para prosseguir para a quimioterapia. 

Ou seja, existem protocolos específicos para cada tratamento para assegurar que todos os critérios foram atendidos, conferindo sinais e sintomas que tragam risco para a realização da quimioterapia, exames laboratoriais dentro dos parâmetros, possíveis complicações e efeitos adversos.

Todos os riscos identificados são avaliados pela equipe médica e a conduta é estabelecida para garantir a segurança do atendimento.

A equipe de enfermagem avalia quais pacientes estarão aptos a seguir com a teletriagem após a primeira sessão e fornecerá informações para o acesso à plataforma e agendamento da teletriagem. 


Vantagens via telemedicina

A teletriagem avalia os mesmos pontos que a triagem convencional, mas, por ser realizada na plataforma de telemedicina, oferece maior comodidade e segurança ao paciente.

Caso não esteja apto a prosseguir com a quimioterapia, o paciente receberá orientações específicas conforme decisão do médico assistente.

Além disso, o paciente otimiza seu tempo de espera e ainda se expõe menos ao risco inerente ao ambiente hospitalar, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19, ainda que o A.C.Camargo conte com um Atendimento Oncológico Protegido de excelência.

A teletriagem não implica nenhum custo adicional para o paciente: ela integra seus processos de atendimento, assim como a triagem convencional. 

Assim, o paciente fica livre para optar ou não pela teletriagem. Quem preferir realizá-la presencialmente, fará a triagem normalmente.

Para aquele paciente que optar por essa comodidade, a equipe de enfermagem agendará a teletriagem para o paciente, que receberá, por SMS e e-mail, o link para a consulta.  

Veja também

A.C.Camargo Cancer Center participa de talk show no CONAHP
Vivien Rosso, Superintendente Geral da instituição, esteve presente para discussão sobre experiência do paciente De 26 a 28 de novembro, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) realizou o Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP), principal evento do setor hospitalar no Brasil. Com o tema...
Novembro Azul: é possível “não tratar” um câncer de rim ou de próstata?
Novembro Azul é o mês que reafirma a importância de as pessoas ficarem atentas a fatores de risco, sinais, sintomas e, quando diagnosticadas com um tumor urológico, aos tipos de tratamento existentes. Neste ano em particular, vivemos o dilema entre postergar tratamentos oncológicos para alguns...
AACR 2019: confira as novidades sobre câncer pela visão dos especialistas do A.C.Camargo
Inovações em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer foram destaques do congresso promovido pela American Association for Cancer Research, em Atlanta (EUA) Durante o AACR Pre-Annual Meeting (28/03 a 03/04), em Atlanta, nos Estados Unidos, o A.C.Camargo esteve presente acompanhando as novidades em prevenção, diagnóstico...
Câncer em Pauta: Especialistas do A.C.Camargo participam de debate sobre o avanço do combate ao câncer
Nesta semana, dias 29 e 30/03, a Folha de S.Paulo promoverá o fórum "O Futuro do Combate ao Câncer", reunindo médicos, pesquisadores, especialistas e ex-pacientes para debater assuntos como a pesquisa de novas drogas e tratamentos, atendimento interdisciplinar, orçamentos hospitalares e a importância da comunicação...
Nutrição em oncologia
As melhores práticas de nutrição praticadas pela equipe do A.C.Camargo Cancer Center estão disponíveis no livro “Nutrição em Oncologia”, escrito e organizado pelas nutricionistas Thaís Miola e Fernanda Pires. “O livro contempla toda a nutrição na oncologia, desde a prevenção até o cuidado para pacientes...