Sinais e sintomas de câncer que merecem cuidado e investigação

Publicado em: 18/06/2020 - 21:06:00
Diagnóstico
Institucional
Epidemiologia

Fique atento(a), pois o diagnóstico precoce de um tumor pode fazer dobrar a chance de sobrevida – conte com o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center

A Covid-19 nos obrigou a permanecer em casa. Quando uma vida está em jogo, porém, é preciso prestar atenção em todos os sinais e sintomas e, ao detectá-los, buscar orientação médica. 

Pois, no câncer, a chance de sobrevida pode até dobrar se o diagnóstico for realizado precocemente.

O líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço, o Dr. Luiz Paulo Kowalski, afirma que a Covid-19 é grave e as orientações médicas devem ser respeitadas. Mas lembra que o câncer também é grave e é silencioso. 

“Enquanto a Covid-19 é uma nova inimiga, o câncer é um inimigo da humanidade há muitas décadas. Então, é preciso, sim, que nos isolemos durante a pandemia, porém sem deixar de estar alerta a sinais e sintomas de um eventual tumor”, diz o médico.

Ciente disso, o A.C.Camargo Cancer Center tem um Atendimento Oncológico Protegido para receber seus pacientes, algo pensado não apenas para quem está em tratamento, mas também para aquela pessoa que apresenta um sintoma e necessita de um diagnóstico.

Assim, não adie sua consulta, mesmo durante a pandemia. “É muito importante procurar auxílio médico em caso de alguns sintomas persistentes”, afirma o Dr. Glauco Baiocchi Neto, líder do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo.

Líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos da Instituição, o Dr. João Pedreira Duprat Neto reafirma a importância de vir ao Cancer Center ao sinal de pintas que estão com alterações, em crescimento, apresentem mais de uma cor ou bordas irregulares. 

“O tratamento de um melanoma inicial pode ser extremamente simples e facilmente curável. Já um melanoma espesso, não”, explica o Dr. Duprat.

Outra possibilidade é agendar uma consulta no A.C.Camargo via Telemedicina, que é realizada por uma plataforma online, algo simples e seguro.

“Estamos diante de duas batalhas que a humanidade precisa enfrentar. Batalhas duras, sim, mas potencialmente contornáveis com atitudes corretas e tratamento adequado”, completa o Dr. Kowalski.


Sinais comuns

Um câncer pode apresentar sintomas diversos (veja a seguir), mas há alguns sinais importantes. “Por exemplo, feridas que não cicatrizam, aparecimento ou crescimento de nódulos, perda de peso sem justificativa, surgimento de sangramento vaginal ou por via intestinal e dor persistente”, elenca o Dr. Glauco Baiocchi.

Conheça aqui os sinais e sintomas que merecem ser investigados por um médico, divididos por algumas das principais especialidades – vale lembrar que eles não significam que você tem câncer.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Osteorradionecrose: entenda esse efeito colateral
Conduzido no A.C.Camargo, estudo inédito faz alerta aos profissionais que tratam pacientes com tumores de cabeça e pescoço A osteorradionecrose é um efeito colateral grave causado pela radioterapia em quem trata tumores na região da cabeça e do pescoço. É uma doença na qual o...
Câncer de cabeça e pescoço: programa científico – Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O câncer de cabeça e pescoço será o foco de dois dias intensos de debates no Next Frontiers to Cure Cancer 2021. Um total de 56 especialistas renomados nessa área, incluindo 10 palestrantes internacionais, abordarão as principais novidades no tratamento desses tumores, além de aspectos...
Cientistas debatem o papel da análise dos genes no pré-natal para diagnóstico de doenças hereditárias
Hospital A.C.Camargo apresenta... Conferência de Genômica Médica – 13 de março de 2013 A Genômica voltada para a Medicina Fetal será abordada com grande enfoque na Conferência de Genômica Médica, evento que acontece em 13 de março, em São Paulo, reunindo palestrantes do A.C.Camargo –...
Câncer de pulmão: oncologista do A.C.Camargo comenta sobre diagnóstico de Rita Lee
O câncer de pulmão é um dos mais comuns. De acordo com o INCA, ele é o quarto mais comuns entre os homens, com 17.760 novos casos em 2020. Entre as mulheres, ele é o quinto mais recorrente, com 12.440 novos casos no ano passado...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }