A Semana Brasileira da Oncologia e a forte presença do A.C.Camargo Cancer Center

Publicado em: 31/10/2019 - 09:10:58
Institucional
Tratamento
Efemérides

 

Pelo menos metade das pesquisas apresentadas é fruto do trabalho desenvolvido na Instituição 

Por Rachel Riechelmann, head da Oncologia Clínica do A.C.Camargo e membro do conselho consultivo da Sociedade Europeia de Tumores Neuroendócrinos

Nesta segunda edição, a Semana Brasileira da Oncologia, que ocorreu no Rio de Janeiro e a qual fui presidente da comissão científica, contou com uma presença muito forte dos especialistas A.C.Camargo Cancer Center. Ao menos metade das apresentações de pesquisas foi conduzida pelo nosso grupo.

Na minha área, gastrointestinal, houve um dia todo de discussões focadas na parte multidisciplinar. Contamos com a presença de um convidado internacional de renome, o Dr. Jaume Capdevila, médico espanhol que participou dos debates sobre tumores neuroendócrinos

Nesse módulo, a melhor das apresentações orais sobre o tema foi do A.C.Camargo, um trabalho do Dr. Rodrigo Taboada. No caso, o projeto de mestrado dele, o qual eu oriento. 

Rodrigo Tabuada

Outra destacada apresentação oral sobre o câncer colorretal foi o projeto de mestrado do Dr. Augusto Canguçu, residente do último ano – assim como o Dr. Taboada.

O tema ainda teve outro projeto de grande relevância no evento, este conduzido pelo Dr. Hugo Tanaka, que é fellow do programa de atualização em tumores neuroendócrinos, uma parceria entre o A.C.Camargo e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Em paralelo a isso, tivemos a participação dos médicos da Instituição em uma sessão exclusiva de pesquisa clínica, que discutiu todos os seus avanços. Outro ponto abordado foi como a nova lei de regulamentação de pesquisa clínica vai impactar na nossa condução dos estudos. 

O A.C.Camargo também participou ativamente da sessão de jovens oncologistas. Aconteceu um painel dedicado à carreira deles, o qual eu apresentei juntamente com o Dr. Vladmir Lima, oncologista clínico. 

Esse módulo para jovens profissionais foi coordenado pelo Dr. José Augusto Rinck, que coordena todo o programa de residência em Oncologia Clínica do A.C.Camargo. Já o Dr. Vladmir Lima também coordenou a mesa sobre pulmão ao lado da presidente da SBOC, Dra. Clarissa Maria de Cerqueira Mathias. 

A Dra. Solange Sanches coordenou a sessão de fertilidade em oncologia, discutindo um tema superimportante, bem como o módulo coordenado pelo Dr. Milton Barros, que abordou sarcoma e melanoma. O Dr. Helano Freitas também liderou uma mesa, no caso a sessão educacional em parceria com a AACR, a American Association for Cancer Research.

 

Semana Brasileira da Oncologia em resumo 

Trata-se do maior congresso de oncologia do hemisfério sul. Contou com a presença de quase 7 mil pessoas, especialistas provenientes de áreas como oncologia clínica, cirurgia oncológica e radioterapia.

Houve ainda profissionais de outras especialidades com envolvimento no universo oncológico, como medicina nuclear, biologia molecular e cardio-oncologia.

Enfim, vários médicos do nosso grupo deram inúmeras aulas em diferentes partes do programa. Ou seja, o A.C.Camargo Cancer Center teve uma participação maciça, com vários residentes apresentando destacados trabalhos científicos e pôsteres. 

Doutora Rachel e equipe

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Afinal o que causa e como lidar com os efeitos tardios do tratamento do câncer?
Estudo apresentado no AACR Meeting 2017, em Washington, mostra como sobreviventes de longo tempo do tratamento de câncer podem ter sua qualidade de vida melhorada. Nos últimos cinco anos, o tratamento de 27 diferentes sítios tumorais elevou o número de sobreviventes de câncer no planeta...
Sob o tema Convergência, o Next Frontiers 2019 discutirá os avanços no tratamento do câncer
De 16 a 18 de maio, acontecerá a quarta edição do Next Frontiers do Cure Cancer, congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas como...
Podcast Rádio Cancer Center #47 - Quimioterapia e Mulheres
Podcast Radio Cancer Center: no episódio #47, o jornalista Bruno Favoretto e Gustavo Fiorin, do Ensino, bateram um papo com a Dra. Solange Sanches, médica oncologista, e com a Gisele de Oliveira Pereira, enfermeira oncologista do A.C.Camargo Cancer Center sobre quimioterapia e mulheres. Quais as...
Vigilância Ativa em câncer de tireoide: o tratamento acompanhado de perto
Monitoramento para o carcinoma papilífero pode proporcionar uma terapia mais benéfica e evitar a retirada da glândula Alguns tipos de câncer de tireoide, como o carcinoma papilífero, possuem uma evolução muito lenta e com poucas repercussões ao(à) paciente. Estudos de pesquisadores japoneses e americanos indicaram...
Tumores do Aparelho Digestivo Alto no Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...