A Semana Brasileira da Oncologia e a forte presença do A.C.Camargo Cancer Center

Publicado em: 31/10/2019 - 09:10:58

 

Pelo menos metade das pesquisas apresentadas é fruto do trabalho desenvolvido na Instituição 

Por Rachel Riechelmann, head da Oncologia Clínica do A.C.Camargo e membro do conselho consultivo da Sociedade Europeia de Tumores Neuroendócrinos

Nesta segunda edição, a Semana Brasileira da Oncologia, que ocorreu no Rio de Janeiro e a qual fui presidente da comissão científica, contou com uma presença muito forte dos especialistas A.C.Camargo Cancer Center. Ao menos metade das apresentações de pesquisas foi conduzida pelo nosso grupo.

Na minha área, gastrointestinal, houve um dia todo de discussões focadas na parte multidisciplinar. Contamos com a presença de um convidado internacional de renome, o Dr. Jaume Capdevila, médico espanhol que participou dos debates sobre tumores neuroendócrinos

Nesse módulo, a melhor das apresentações orais sobre o tema foi do A.C.Camargo, um trabalho do Dr. Rodrigo Taboada. No caso, o projeto de mestrado dele, o qual eu oriento. 

Rodrigo Tabuada

Outra destacada apresentação oral sobre o câncer colorretal foi o projeto de mestrado do Dr. Augusto Canguçu, residente do último ano – assim como o Dr. Taboada.

O tema ainda teve outro projeto de grande relevância no evento, este conduzido pelo Dr. Hugo Tanaka, que é fellow do programa de atualização em tumores neuroendócrinos, uma parceria entre o A.C.Camargo e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Em paralelo a isso, tivemos a participação dos médicos da Instituição em uma sessão exclusiva de pesquisa clínica, que discutiu todos os seus avanços. Outro ponto abordado foi como a nova lei de regulamentação de pesquisa clínica vai impactar na nossa condução dos estudos. 

O A.C.Camargo também participou ativamente da sessão de jovens oncologistas. Aconteceu um painel dedicado à carreira deles, o qual eu apresentei juntamente com o Dr. Vladmir Lima, oncologista clínico. 

Esse módulo para jovens profissionais foi coordenado pelo Dr. José Augusto Rinck, que coordena todo o programa de residência em Oncologia Clínica do A.C.Camargo. Já o Dr. Vladmir Lima também coordenou a mesa sobre pulmão ao lado da presidente da SBOC, Dra. Clarissa Maria de Cerqueira Mathias. 

A Dra. Solange Sanches coordenou a sessão de fertilidade em oncologia, discutindo um tema superimportante, bem como o módulo coordenado pelo Dr. Milton Barros, que abordou sarcoma e melanoma. O Dr. Helano Freitas também liderou uma mesa, no caso a sessão educacional em parceria com a AACR, a American Association for Cancer Research.

 

Semana Brasileira da Oncologia em resumo 

Trata-se do maior congresso de oncologia do hemisfério sul. Contou com a presença de quase 7 mil pessoas, especialistas provenientes de áreas como oncologia clínica, cirurgia oncológica e radioterapia.

Houve ainda profissionais de outras especialidades com envolvimento no universo oncológico, como medicina nuclear, biologia molecular e cardio-oncologia.

Enfim, vários médicos do nosso grupo deram inúmeras aulas em diferentes partes do programa. Ou seja, o A.C.Camargo Cancer Center teve uma participação maciça, com vários residentes apresentando destacados trabalhos científicos e pôsteres. 

Doutora Rachel e equipe

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...