Seis dicas para aliviar a mente e manter o paciente confortável durante a sessão de quimioterapia

Publicado em: 19/04/2016 - 21:04:00
Tratamento
Foco do paciente
Quimioterapia

quimioterapia é uma das mais importantes formas de tratamento do câncer, que utiliza medicamentos para destruir ou inibir o desenvolvimento de células tumorais. Pode ser aplicada por via oral ou de forma intravenosa, ou seja, diretamente na veia por meio de cateteres.

Como o tempo de aplicação da quimioterapia é personalizada e pode variar a cada paciente, preparamos um guia com dicas de itens e acessórios para mantê-lo ainda mais confortável durante as sessões.

Atenção: no caso de dúvidas, consulte sempre seu oncologista.
 

Roupas confortáveis

A sessão de quimioterapia pode durar algumas horas, então, é importante se manter confortável. Leve blusa, meia e outros acessórios para manter-se aquecido, pois clínicas, hospitais e centros de tratamento oncológico podem ter uma temperatura mais fria.
 

Água

Dores de cabeça podem ser comuns durante a quimioterapia e uma das possíveis causas é a desidratação. Leve sempre uma garrafinha com água e peça para seu acompanhante mantê-la sempre cheia. Beber bastante líquido também poderá ajudar a eliminar algumas reações desagradáveis causadas pelos medicamentos.
 

Música

Alguns pacientes costumam relaxar ao ouvir música. Prepare sua lista de canções favoritas e leve em seu celular, por exemplo. A música traz bem-estar. Não esqueça o fone de ouvidos.
 

Livros e Revistas

Ler também é um excelente passatempo. Aproveite para colocar a leitura em dia com seus livros favoritos ou traga revistas e jornais com notícias sobre qualquer assunto: atualidades, entretenimento ou esportes.
 

Notebooks e tablets

Para poupar a bateria do seu celular – é importante mantê-lo carregado para um contato de emergência –, leve notebooks e tablets para navegar na internet, assistir a filmes ou se divertir com jogos.
 

Seu acompanhante

Um acompanhante é muito importante em vários momentos do tratamento oncológico. Familiares, cônjuge ou amigos, além de contribuir em pequenas tarefas, também ajudam a distrair e passar o tempo e, principalmente, oferecem o apoio necessário durante essa etapa na vida.

Dr. Marcello Ferretti Fanelli - CRM 83777
Diretor do Departamento de Oncologia Clínica
Especialista em Cancerologia Clínica - RQE nº 23921-1

Fonte:
<https://www.mdanderson.org/publications/cancerwise/2015/08/what-i-pack-for-chemo.html>.

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Anemia: o doce bolo de feijão que a combate
Assista ao vídeo e, em 1 minuto e meio, aprenda esta inusitada receita que reforça o ferro no organismo Anemia, um efeito colateral conhecido dos pacientes oncológicos, que, durante o tratamento, muitas vezes passam a apresentar deficiência de ferro (esta é a causa que leva...
Confira dicas de alimentação para reduzir os efeitos colaterais do tratamento oncológico
Saiba o que e como comer em casos de diarreia, falta de apetite, dor para engolir, entre outros sintomas Durante o tratamento de quimioterapia ou radioterapia, o paciente poderá apresentar alguns efeitos colaterais como enjoos, diarreia, alteração do paladar, falta de apetite, constipação e feridas...
Vídeo: diferenças entre tumores de reto e ânus
Você sabia que existe diferença entre os tumores localizados no reto e no ânus? Elas são essenciais tanto na prevenção das doenças nessa região quanto no tratamento. Assista ao vídeo e saiba mais com a Dra. Rachel Riechelmann, head da Oncologia Clínica do A.C.Camargo Cancer...
Cinco artigos sobre apoio psicológico para auxiliar no diagnóstico e tratamento do câncer
Chega um momento na vida em que precisamos nos confrontar com uma doença. Depois de muitos exames e de aguardar pelos resultados, às vezes por um longo período, nós nos deparamos com o diagnóstico de câncer. Nesse momento, pode ser difícil ouvir o que o...
Palestra: Seja apaixonada pela mulher que você lutou para ser
Neste mês, como parte das ações voltadas ao combate do câncer de mama, teremos a participação da doutora Fabiana Baroni Alves Makidissi, head do núcleo de mastologia, falando sobre o tema: “Seja apaixonada pela mulher que você lutou para ser”. Programação: Data: 30 de outubro...