Salvador sedia primeiro evento de Patologia do A.C.Camargo fora de SP

Publicado em: 21/06/2016 - 21:06:00
Release

A Fiocruz da Bahia se junta à Escola de Patologia do A.C.Camargo Cancer Center e recebe nos dias 27 e 28 de junho alguns dos mais renomados patologistas do Brasil e Estados Unidos atuantes em diagnóstico patológico e molecular do câncer. A mesma programação poderá ser conferida em São Paulo nos dias 1 e 2 de julho

Um dos objetivos do A.C.Camargo Cancer Center com a criação da Escola de Patologia Oncológica Avançada Humberto Torloni (EPOAHT) é promover Educação Continuada aos patologistas brasileiros e residentes da área por meio de eventos científicos. Essa meta chega a uma nova etapa nos dias 27 e 28 de junho, quando a Fiocruz de Salvador receberá o Curso de Diagnóstico Patológico e Molecular do A.C.Camargo, primeiro evento da EPOAHT sediado fora de São Paulo. A mesma programação poderá ser conferida também em São Paulo nos dias 1 e 2 de julho no Auditório do A.C.Camargo. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

O curso, que discutirá o papel do patologista na Era da Oncologia de Precisão, trará o que há de mais atual no cenário de diagnóstico patológico e molecular de câncer de mama, pulmão, sistema nervoso central, ovário, próstata, colorretal, rim e também em GIST, melanoma e sarcoma. As aulas serão apresentadas por patologistas do A.C.Camargo e de prestigiadas instituições dos Estados Unidos, casos de MD Anderson Cancer Center, Johns Hopkins UniversityNorth Shore University Health SystemUniversity of CaliforniaUniversity of Nebraska Medical Center e University of Utah.

A programação terá início com palestra da patologista do A.C.Camargo, Isabela Werneck, que abordará os desafios do Brasil frente aos avanços da patologia molecular ao redor do mundo. "Queremos compartilhar a nossa visão quanto ao desenvolvimento no país da estrutura para diagnóstico, realização de testes genéticos e participação nos estudos de desenvolvimento de novas drogas. Queremos avaliar onde estamos, aonde queremos chegar e quais gargalos precisamos dissolver", afirma Isabela.

Outras duas palestras serão proferidas por especialistas do A.C.Camargo. O patologista, diretor de Anatomia Patológica e coordenador da EPOAHT, Fernando Augusto Soares, abordará a aplicação dos marcadores moleculares em terapias voltadas ao câncer de pulmão, dentre eles os genes EGFR (para os quais foram desenvolvidas drogas como erlotinib e gefitinib), ALK (crizotinib) e, mais recentemente, o PDL-1, principal alvo das atuais linhas de pesquisa com foco em imunoterapia. Já o patologista e diretor médico, Victor Piana de Andrade, falará sobre as aplicações da patologia molecular em câncer de mama. O especialista compartilhará informações sobre as atuais condutas terapêuticas para tumores hormônio dependentes, tumores HER-2 positivos e também os casos triplo-negativos.

LEITURA DE SEQUÊNCIAS - A mais atual ferramenta que propicia a leitura das sequências do genoma - o sequenciamento genético de última geração (NGST, na sigla em inglês) - é essencial no diagnóstico e no tratamento do câncer. A tecnologia permite identificar mutações específicas de cada paciente e, assim, customizar a terapia e o acompanhamento das características genéticas de cada tumor específico. Este será o tema de aulas da diretora do Departamento de Patologia do North Shore University Health SystemKaren Kaul e do uropatologista do Johns HopkinsGeorge Netto, que ministrará aula também sobre os recentes avanços no entendimento dos aspectos moleculares de tumores urológicos, dentre eles próstata e rim, que vem resultando em novas aplicações clínicas.

GIST E MELANOMA - O tumor estromal gastrointestinal (GIST) é um tipo de sarcoma que afeta o aparelho digestivo, principalmente a parede do estômago. O tratamento padrão é a cirurgia, mas as formas mais agressivas da doença podem ser tratadas com o imatinibe (Glivec), droga que representa um dos maiores êxitos das terapias-alvos (substâncias especialmente desenhadas para inibir determinados alvos moleculares, neste caso, mutações no gene c-kit). O melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, embora em menor proporção quando comparado com GIST, também apresenta casos relacionados com mutações no gene c-kit e, por sua vez, tornam-se candidatos a serem tratados por drogas inibidoras desse marcador, como o imatinib e o nilotinib (Tasigna). Em aula a ser ministrada pelo patologista do MD AndersonAlexandre Lazar, o especialista abordará as taxas de resposta com esses tratamentos e os casos em que os pacientes adquirem mecanismos de resistência.

OUTRAS ABORDAGENS - A descoberta de alvos moleculares em tumores do sistema nervoso central implica na reclassificação da doença e em novas aplicações para tratar esses tumores, principalmente os gliomas, explica a patologista Isabela Werneck, que integra a comissão científica do curso. Sobre esse tema, falará o diretor de Neuropatologia da University of CaliforniaArie Perry.

A programação inclui apresentações sobre a aplicação da genética molecular em tumores ginecológicos, com a patologista do MD AndersonAnna Yemelyanova; testes de genética molecular e citogenética clínica em sarcomas e tumores ósseos, com a diretora do banco de tecidos da University of Nebraska Medical CenterJulia Bridge e também uma aula sobre o câncer de cólon sob o olhar dos testes moleculares em tumores gastrointestinais, com o cirurgião patologista da University of UtahWade Sanowitz.

SERVIÇO
Molecular Diagnostic Pathology Course - The Pathologist Role in The Era of Precision Oncology
Realização:
 A.C.C.Camargo Cancer Center e Fiocruz da Bahia
Datas e localização: 27 e 28 de junho, na Fiocruz - Rua Waldemar Falcão 121, Candeal, Salvador. Dias 1 e 2 de julho no Auditório Senador José Ermírio de Moraes, no A.C.Camargo - Rua Tamandaré, 764, Liberdade, São Paulo-SP.
Cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center - Fundado em 1953 e referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center atua na prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. Com serviços de assistência oncológica para a Saúde Suplementar e para o Sistema Único de Saúde (SUS), é uma Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antonio Prudente, um modelo sustentável que combina atuação social e geração de valor.
 

Em 2015, realizou mais de 3,7 milhões de atendimentos, 62% deles dedicados aos pacientes do SUS. Sua infraestrutura dispõe de rede com 480 leitos hospitalares, serviços de cirurgia oncológica e robótica, radioterapia, quimioterapia, anatomia patológica e diagnóstico por imagem. Sua equipe é composta por aproximadamente 5 mil profissionais, entre eles mais de 650 médicos, equipe especialista multidisciplinar, enfermeiros e nutricionistas.
 

A formação de especialistas e disseminação do conhecimento científico estão na essência do A.C.Camargo desde o início de sua história. Em 1953, criou o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do país com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, já formou 579 mestres e doutores. Em 1987, foi pioneiro na implantação da primeira escola hospitalar, a Escola Especializada Schwester Heine, para dar continuidade aos estudos das crianças e adolescentes em tratamento.
 

O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do SCIMAGO entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2015 esse trabalho resultou em 168 artigos publicados.
 

Possui também certificações e acreditações para os programas de qualidade e segurança assistencial, governança e gestão ambiental, sendo as mais importantes Acreditação ONA nível III - Excelência, Certificação Qmentum International - Padrão Diamante - pelo Canadian Council on Health Services Accreditation e Certificação ISO 14001 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
 

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter

Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo

Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter

Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos

LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo

Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

 

 

Veja também

A.C.Camargo Cancer Center alerta para baixa adesão ao exame de sangue oculto nas fezes
Câncer letal de maior incidência no país depois de próstata e mama, tumor colorretal pode ser curado em 90% dos casos quando diagnosticados precocemente. Por negligência, três em quatro dos casos são detectados tardiamenteEstudo do A.C.Camargo Cancer Center que acompanhou 1.200 homens e mulheres residentes...
Campanha do A.C.Camargo Cancer Center enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e mostra que as mulheres precisam ir além do autoexame
Campanha publicitária "Mãos quase perfeitas" entra no ar hoje, 17 de outubro, para reforçar a importância da realização da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. É importante a mulher conhecer o próprio corpo por meio do autoexame...
Ação no Metrô reforça a contribuição da alimentação saudável para prevenção do câncer de intestino e reto
Responsável por um terço dos 34 mil novos casos de câncer de intestino grosso e reto (colorretal) estimados para 2016, São Paulo registra a maior incidência da doença entre todos os estados brasileiros. O câncer colorretal é o segundo mais comum em mulheres e o...
Alunos de graduação e recém-formados podem se inscrever em curso gratuito de inverno do A.C.Camargo Cancer Center
Estão abertas as inscrições para o III Curso de Inverno de Biologia Celular e Molecular do Câncer. Ao todo serão 50 vagas gratuitas Alunos de graduação e recém-formados na área da saúde poderão concorrer a uma das 50 vagas gratuitas do III Curso de Biologia...
Cuidado Integrado e Inteligência Artificial na Oncologia são pautas do A.C.Camargo no Saúde Business Fórum 19, na Bahia
Marcos Cunha, Superintendente Executivo de Negócios do A.C.Camargo Cancer Center, falou no sábado, 23 de fevereiro, sobre o cuidado integrado que é oferecido aos pacientes da Instituição que agrega inteligência artificial na assistência ao paciente oncológicoEm sua 17ª edição, o Saúde Business Fórum19 traz a...