Retrospectiva: principais artigos sobre câncer em 2015

Publicado em: 06/12/2015 - 22:12:00
Notícias

Em 2015, o tema "câncer" esteve frequentemente na pauta de grandes jornais, revistas, e foi amplamente pesquisado na Internet. O A.C.Camargo Cancer Center, centro de referência em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, relembra os artigos mais acessados durante o ano.
 

10. Temperos e condimentos: será que podem causar câncer?

O uso de temperos e condimentos pode proporcionar um sabor especial aos alimentos e alguns deles ainda auxiliam na prevenção do câncer, mas outros merecem atenção, principalmente, se utilizados em excesso. Saiba mais.
 

9. Pólipos intestinais: lesões benignas também merecem atenção

Pólipos intestinais são pequenas lesões semelhantes a uma verruga, mais comuns após os 50 anos. Dr. Samuel Aguiar Jr., chefe do Núcleo de Tumores Colorretais, esclareceu as principais dúvidas sobre o tema. Confira.
 

8. Saiba mais sobre gastrectomia

A gastrectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de parte ou de todo o estômago e que pode ser realizado para tratamento de algumas doenças, desde obesidade até câncer de estômago. Saiba mais clicando aqui.
 

7. Mapa do câncer de intestino no Brasil

O câncer de intestino é um dos mais incidentes no Brasil. Porém, o número de casos varia entre as diversas regiões do país. Veja no mapa.
 

6. A Síndrome de Lynch e sua relação com o câncer colorretal

A Síndrome de Lynch é responsável por cerca de 5% dos casos de câncer de intestino no Brasil. Essa mutação genética também pode predispor ao desenvolvimento de tumores em outras regiões. Clique aqui e saiba mais.
 

5. Chegou o inverno. Descubra os cuidados necessários na estação mais gelada do ano

O inverno pode contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças. Confira algumas dicas de hidratação, alimentação e sensibilidade ao frio durante esta época do ano. Clique aqui.
 

4. Colonoscopia: rastreamento eficaz, expansão difícil

Um simples exame de fezes pode ser um importante aliado para mapear sinais de câncer colorretal e identificar quais pessoas devem realizar colonoscopia, o principal método para diagnosticar precocemente tumores no intestino ou reto. Informe-se aqui.
 

3. Descoberto novo fator de risco para câncer pancreático familial

Estudo americano apresentou um novo fator de risco para o câncer de pâncreas. Essa descoberta ajuda a identificar casos hereditários de predisposição à doença, colaborando para um início precoce do tratamento. Saiba mais.
 

2. Intestino solto ou preso são fatores de risco para câncer?

Excessivas idas ao banheiro ou constipação intestinal podem causar preocupação. Será que esses sintomas têm relação com o câncer de intestino? Confira.
 

1. Como minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia?

A quimioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico, ao lado da cirurgia e da radioterapia. Em alguns pacientes, efeitos colaterais como náuseas e perda de apetite são mais frequentes. Veja algumas dicas para amenizar os sintomas provocados pelo tratamento. Veja aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Prevenção não tira férias - Dicas para o homem cuidar da saúde
Mesmo na tranquilidade das férias, cuidar da saúde é fundamental e esse é um bom momento para conhecer mais sobre a prevenção do câncer e os exames diagnósticos de rotina. No Brasil, entre os homens, o tipo de câncer mais incidente é o de próstata...
Nossos especialistas estudam os fatores que revelam a agressividade dos tumores gástricos
Com esses resultados, cientistas poderão usar drogas-alvo para tratar pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais. Tumores gástricos podem ser muito agressivos e nem sempre respondem bem aos tratamentos convencionais, como a quimioterapia. Identificar os genes que são capazes de alterar as células normais para...
Tudo o que um prato saudável pode fazer por você
Comer bem e em cores é garantia de saúde. Com os alimentos certos e seu corpo em equilíbrio, a vida parece melhor. Então, olho no prato: suas escolhas são fundamentais para prevenir doenças, inclusive o câncer. E, caso você já seja paciente, mais uma boa...
De acordo com a idade: conheça as diferenças dos sarcomas em crianças e adultos
O avanço da idade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer em adultos, tornando rara a doença em crianças e adolescentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a incidência de casos infantis corresponde a cerca de 1% entre todos os diagnósticos...
Um trabalho integrado: Jean-Bernard Durand mostra como cardiologia e oncologia têm de estar juntas
Médico do MD Anderson fala sobre os efeitos tóxicos do tratamento do câncer na saúde cardíaca dos pacientes e o uso da tecnologia para controle dos pacientes. Dr. Jean-Bernard Duran, cardiologista, professor, nasceu na Martinica, está há 17 anos no MD Anderson Cancer Center e...