Residência Médica: nossos ex-residentes contam como foi

Publicado em: 22/08/2022 - 17:08:52
Linha Fina

Entendas as vantagens da preparação em um Cancer Center como o A.C.Camargo; clique no botão azul, conheça o edital e inscreva-se!

A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação voltada a médicos, sob a forma de curso de especialização

Ela pode ser obtida em instituições de saúde como o A.C.Camargo, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o padrão ouro da especialização médica. 

O programa dá ao médico residente o título de especialista, sendo que a nomenclatura “Residência Médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

As áreas são:

  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Cirúrgica Oncológica
  • Citopatologia (R4)
  • Endoscopia 
  • Medicina Intensiva
  • Medicina Nuclear
  • Oncologia Clínica 
  • Oncologia Pediátrica
  • Patologia 
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Nível 4 (R4)
  • Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia
  • Radioterapia 
  • Transplante de Medula Óssea (R3) 

Em tempos de inscrição para este programa, conversamos com ex-residentes de diversas áreas, que, a seguir, nos contam um pouco sobre como foi participar.


Oncologia Clínica

O objetivo é desenvolver o conhecimento e a prática na área da Cancerologia Clínica para atuar na pesquisa, no ensino e na assistência ao paciente em tratamento oncológico. Entre os pontos mais importantes estão: conhecer as principais políticas nacionais de controle do câncer; realizar diagnóstico, estadiamento e tratamento das patologias oncológicas mais frequentes; avaliar, diagnosticar e tratar as complicações do tratamento oncológico; e avaliar as condutas cirúrgicas e radioterápicas.

Carla, branca, 40 anos, sorri de jaleco
"
A residência me ensinou a buscar incansavelmente a excelência no acolhimento do paciente com câncer. Tive como mestres pessoas que admiro dos pontos de vista técnico e, especialmente, ético. Souberam plantar a oncologia com destreza e humanização.
Doutora Carla Rameri, oncologista clínica e ex-residente

 

Radioterapia

A residência visa a qualificação profissional desenvolver o conhecimento e a prática na área de Radioterapia para atuar na pesquisa, no ensino e na assistência ao paciente oncológico. Entre os objetivos, conhecer as principais políticas nacionais de controle do câncer, identificar os tumores malignos de maior prevalência e aplicar os princípios básicos de Radiobiologia e da Física Médica.

Tharcisio, branco, 40 anos, barba e cabelos pretos, de jaleco
"
Me proporcionou o pensamento crítico e embasado na literatura médica para a tomada de decisão na indicação do tratamento, bem como a melhor forma de realizá-lo. O ambiente humanizado me permitiu enxergar o paciente de forma completa.
Doutor Tharcisio Coelho, médico especializado em radioterapia e ex-residente

 

Medicina Nuclear

Nosso Centro de Medicina Nuclear é referência mundial na área. Somos pioneiros em Medicina Nuclear no Brasil, desde a década de 1960, e também fomos os primeiros a utilizar o exame PET-CT com 18F-FDG em oncologia. É uma especialidade médica que utiliza a radiação tanto em exames diagnósticos quanto em tratamentos. Se baseia em reações bioquímicas do metabolismo humano: o paciente recebe uma pequena quantidade de material radioativo que, em contato com certas substâncias, vai reagir e indicar a presença do câncer nos órgãos examinados. As imagens revelam, pela concentração da substância, onde estão os tumores, quais suas dimensões, se estão ou não ativos.

Luiz, branco, 40 anos, barba e cabelos pretos, de jaleco
"
Tive a sorte e o privilégio de ser residente. O AC me ensinou que cada paciente é único, diverso e precisa ser respeitado, entendido e tratado como pessoa. Fiz estágios fora do Brasil e vi que o AC está alinhado às melhores práticas do mundo.
Doutor Luiz Otávio Pantoja, médico nuclear e ex-residente

 

Cirurgia Oncológica

A residência tem como objetivo desenvolver o conhecimento e a prática em Cirurgia Oncológica para a atuação do médico na assistência ao paciente que apresente indicação de tratamento cirúrgico – com ênfase nas áreas de tumores gastrointestinais, ginecológicos, cutâneos, mastologia, tórax, tecido ósseo e de partes moles, urologia e neoplasias de cabeça e pescoço.

Alex, branco, 40 anos, barba e cabelos pretos, de jaleco
"
O A.C.Camargo vem formando especialistas no tratamento do câncer no mais alto nível há mais de 60 anos, o que fez eu me sentir pronto para o mercado de trabalho. A palavra que traduz esse aprendizado é a multidisciplinaridade no tratamento oncológico.
Doutor Alex de Albuquerque Lins Barbosa, cirurgião oncológico e ex-residente

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
6 motivos para você participar do Next Frontiers to Cure Cancer
Falta pouco para o maior congresso oncológico da América Latina. Confira 6 motivos para você não ficar de fora da maior edição do evento, que acontecerá de 22 a 25 de junho de 2022 e será 100% online. Inscreva-se e confira a programação completa pelo...