Radioterapia: acolhimento ao paciente

Publicado em: 01/11/2019 - 10:11:37
Tratamento
Foco do paciente
Radioterapia

Por Katia Trigo, Enfermeira da Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center


Na Semana Brasileira da Oncologia, apresentei o resultado do trabalho de acolhimento, conhecido como Radiotour, que realizamos no A.C.Camargo Cancer Center.

É algo inovador e vai de encontro com os temas mais atuais em relação à jornada: experiência do paciente, cuidado centrado e segurança do paciente. 


Radioterapia: o método Radiotour

O projeto Acolhimento na Radioterapia, denominado Radiotour, inicia-se após a consulta médica, com a abordagem da enfermagem especializada e a visita à estrutura física. 

Permeia todas as etapas do tratamento e conclui-se com o monitoramento remoto, em média 7 dias após a alta. Os pacientes que não tiveram indicação do tratamento são orientados quanto aos fatores impeditivos e acompanhados até tornarem-se aptos. 

Esse acompanhamento dos pacientes, aptos e não aptos ao tratamento, é realizado pela equipe multidisciplinar até o desfecho do caso – ou início de tratamento.


Rápido e humano

Após a implantação do modelo Cancer Center no A.C.Camargo, decidimos conciliar requisitos de navegação no tratamento de radioterapia, tendo como principal finalidade a redução do intervalo de tempo entre diagnóstico e início do tratamento, além de contribuir para a diminuição da ansiedade pelos pacientes e familiares.


Mais benefícios

Este projeto nos mostrou que é possível melhorar os processos em várias vertentes, como o gerenciamento efetivo pela equipe multiprofissional, resultando em um tratamento seguro ao paciente.

Primeiro, conseguimos diminuir o tempo entre a consulta de indicação e o tratamento (em 40%, média de 16 dias). 

Também implementamos indicadores de qualidade (na assistência e no administrativo) que norteiam um plano de cuidado individualizado, humanizado, com um fluxo de atendimento mais rápido, mais seguro e menos burocrático. 

Por fim, é de valia lembrar que, após esse primeiro projeto, desenvolvemos mais dois trabalhos que também foram apresentados pelas enfermeiras da radioterapia em formato de pôster:
1)    Análise das causas de interrupção do tratamento de radioterapia em um Cancer Center;
2)    O impacto do monitoramento remoto na qualidade de vida dos pacientes após tratamento de radioterapia. 

Radioterapia Katia Trigo

Radioterapia Katia Trigo

Veja também

Estudo analisa condutas terapêuticas mais eficazes para tipo raro de sarcoma
Trabalho apresentado por especialistas do A.C.Camargo na ASCO, em Chicago, é o maior já realizado no país sobre tumor fibroso solitário Ampliação do entendimento sobre o tumor fibroso solitário na população brasileira, contribuindo assim para a observação das medidas terapêuticas que são adotadas para esse...
Sediamos o primeiro congresso na América com os maiores especialistas do mundo em cirurgia robótica de cabeça e pescoço
É o 3º IGReHNS, que abordou o que há de mais inovador em tecnologias e pesquisas nessa área. Os maiores especialistas do mundo em cirurgia robótica de cabeça e pescoço criaram, há alguns anos, uma organização de pesquisas, a International Guild of Robotic & Endoscopic...
Site do A.C.Camargo é eleito melhor do ano na categoria saúde
Pela terceira vez consecutiva, o A.C.Camargo conquistou o selo de "Melhor Site", na categoria Saúde, pelo prêmio Site do Ano, título concedido ao site com a melhor avaliação em conteúdo, navegação e design. A iniciativa é organizada pela agência de pesquisa e análise de marketing...
Pacientes em estado crítico, na UTI, devem receber quimioterapia?
Quando se pensa em índice de mortalidade dos pacientes oncológicos, em estado grave, na UTI, surge a dúvida: eles devem ou não receber quimioterapia urgente? "Nós nos perguntamos se a quimioterapia em um paciente muito doente poderia contribuir para sua piora ou melhora", diz o...
O câncer de mama e sua relação com a telemedicina, a Covid-19, o ciclo de gravidez/lactação e a hereditariedade
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Com a missão de combater o câncer paciente a paciente, o A.C.Camargo conta com o Centro Internacional de Pesquisas (CIPE), que produz inúmeros estudos. A seguir...