Radioterapia: acolhimento ao paciente

Publicado em: 01/11/2019 - 10:11:37

Por Katia Trigo, Enfermeira da Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center


Na Semana Brasileira da Oncologia, apresentei o resultado do trabalho de acolhimento, conhecido como Radiotour, que realizamos no A.C.Camargo Cancer Center.

É algo inovador e vai de encontro com os temas mais atuais em relação à jornada: experiência do paciente, cuidado centrado e segurança do paciente. 


Radioterapia: o método Radiotour

O projeto Acolhimento na Radioterapia, denominado Radiotour, inicia-se após a consulta médica, com a abordagem da enfermagem especializada e a visita à estrutura física. 

Permeia todas as etapas do tratamento e conclui-se com o monitoramento remoto, em média 7 dias após a alta. Os pacientes que não tiveram indicação do tratamento são orientados quanto aos fatores impeditivos e acompanhados até tornarem-se aptos. 

Esse acompanhamento dos pacientes, aptos e não aptos ao tratamento, é realizado pela equipe multidisciplinar até o desfecho do caso – ou início de tratamento.


Rápido e humano

Após a implantação do modelo Cancer Center no A.C.Camargo, decidimos conciliar requisitos de navegação no tratamento de radioterapia, tendo como principal finalidade a redução do intervalo de tempo entre diagnóstico e início do tratamento, além de contribuir para a diminuição da ansiedade pelos pacientes e familiares.


Mais benefícios

Este projeto nos mostrou que é possível melhorar os processos em várias vertentes, como o gerenciamento efetivo pela equipe multiprofissional, resultando em um tratamento seguro ao paciente.

Primeiro, conseguimos diminuir o tempo entre a consulta de indicação e o tratamento (em 40%, média de 16 dias). 

Também implementamos indicadores de qualidade (na assistência e no administrativo) que norteiam um plano de cuidado individualizado, humanizado, com um fluxo de atendimento mais rápido, mais seguro e menos burocrático. 

Por fim, é de valia lembrar que, após esse primeiro projeto, desenvolvemos mais dois trabalhos que também foram apresentados pelas enfermeiras da radioterapia em formato de pôster:
1)    Análise das causas de interrupção do tratamento de radioterapia em um Cancer Center;
2)    O impacto do monitoramento remoto na qualidade de vida dos pacientes após tratamento de radioterapia. 

Radioterapia Katia Trigo

Radioterapia Katia Trigo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
25/09 - Palestra Segurança do Paciente: participe!
A importância do paciente, acompanhante e cuidador no atendimento hospitalar Convidamos você para participar de uma palestra especial, onde falaremos sobre a importância de cada pessoa nas questões relacionadas à segurança de nossos pacientes. Será uma tarde de compartilhamento de muito conhecimento e experiências. Você...