Radioterapia: acolhimento ao paciente

Publicado em: 01/11/2019 - 10:11:37
Tratamento
Foco do paciente
Radioterapia

Por Katia Trigo, Enfermeira da Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center


Na Semana Brasileira da Oncologia, apresentei o resultado do trabalho de acolhimento, conhecido como Radiotour, que realizamos no A.C.Camargo Cancer Center.

É algo inovador e vai de encontro com os temas mais atuais em relação à jornada: experiência do paciente, cuidado centrado e segurança do paciente. 


Radioterapia: o método Radiotour

O projeto Acolhimento na Radioterapia, denominado Radiotour, inicia-se após a consulta médica, com a abordagem da enfermagem especializada e a visita à estrutura física. 

Permeia todas as etapas do tratamento e conclui-se com o monitoramento remoto, em média 7 dias após a alta. Os pacientes que não tiveram indicação do tratamento são orientados quanto aos fatores impeditivos e acompanhados até tornarem-se aptos. 

Esse acompanhamento dos pacientes, aptos e não aptos ao tratamento, é realizado pela equipe multidisciplinar até o desfecho do caso – ou início de tratamento.


Rápido e humano

Após a implantação do modelo Cancer Center no A.C.Camargo, decidimos conciliar requisitos de navegação no tratamento de radioterapia, tendo como principal finalidade a redução do intervalo de tempo entre diagnóstico e início do tratamento, além de contribuir para a diminuição da ansiedade pelos pacientes e familiares.


Mais benefícios

Este projeto nos mostrou que é possível melhorar os processos em várias vertentes, como o gerenciamento efetivo pela equipe multiprofissional, resultando em um tratamento seguro ao paciente.

Primeiro, conseguimos diminuir o tempo entre a consulta de indicação e o tratamento (em 40%, média de 16 dias). 

Também implementamos indicadores de qualidade (na assistência e no administrativo) que norteiam um plano de cuidado individualizado, humanizado, com um fluxo de atendimento mais rápido, mais seguro e menos burocrático. 

Por fim, é de valia lembrar que, após esse primeiro projeto, desenvolvemos mais dois trabalhos que também foram apresentados pelas enfermeiras da radioterapia em formato de pôster:
1)    Análise das causas de interrupção do tratamento de radioterapia em um Cancer Center;
2)    O impacto do monitoramento remoto na qualidade de vida dos pacientes após tratamento de radioterapia. 

Radioterapia Katia Trigo

Radioterapia Katia Trigo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Site do A.C.Camargo é eleito melhor do ano na categoria saúde
Pela terceira vez consecutiva, o A.C.Camargo conquistou o selo de "Melhor Site", na categoria Saúde, pelo prêmio Site do Ano, título concedido ao site com a melhor avaliação em conteúdo, navegação e design. A iniciativa é organizada pela agência de pesquisa e análise de marketing...
Vídeo: a oncologia clínica nos tumores cerebrais
Entenda mais sobre o tema com a Dra. Ana Carolina Levy A oncologia clínica nos tumores cerebrais é peculiar, pois esses cânceres do sistema nervoso central podem ser primários ou secundários. Isso significa que eles surgiram das células do próprio sistema nervoso central ou que...
Avanços em carcinoma renal e as necessidades do pacientes
Simpósio proporcionou um momento único para debate sobre a doença Por José Augusto Rinck Jr., oncologista clínico O Simpósio de Avanços em Carcinoma Renal foi um dia todo dedicado ao câncer de rim, com palestras e discussões sobre os mais recentes avanços terapêuticos e as...
Outubro Rosa: estudo avalia como o peso impacta o tratamento com abemaciclibe e hormonioterapia em pacientes com câncer de mama metastático
O câncer de mama é causado, em 70% dos casos, pela alteração em receptores hormonais (estradiol). Esse hormônio é o mais importante para o corpo da mulher e está ligado à regulação do período fértil, saúde óssea e libido. Esta presente no corpo das mulheres...
Adenocarcinoma de pulmão: a transformação nos últimos 15 anos
O adenocarcinoma de pulmão, um dos tipos de câncer mais comuns do mundo, foi mais um dos temas discutidos no Next Frontiers to Cure Cancer. Durante a aula A Transformação do Adenocarcinoma de Pulmão nos Últimos 15 Anos – Perspectiva do Oncologista, o Dr. Helano...