Previna tumores colorretais com hábitos saudáveis

Publicado em: 30/09/2019 - 16:09:38
Prevenção
Diagnóstico
Hábitos saudáveis
Tumores Colorretais

Conheça as formas de se antecipar a um eventual câncer e os fatores de risco existentes

Os tumores colorretais malignos, localizados no cólon (intestino grosso) e no reto, são o terceiro tipo mais comum em homens e o segundo em mulheres. Diagnosticados no início, podem apresentar cerca de 90% de chances de sucesso no tratamento, de acordo com Samuel Aguiar Junior, head do Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.Camargo.

Esse tipo de câncer é uma doença multifatorial influenciada por questões genéticas, ambientais e relacionados ao estilo de vida (que podem ser modificados). Os fatores alteráveis incluem consumo de bebida alcoólica, maus hábitos alimentares, obesidade, tabagismo e sedentarismo.

Tumores colorretais: sinais e sintomas

O câncer colorretal costuma ser uma doença silenciosa e assintomática no estágio inicial. À medida que progride, pode causar sangramentos e obstruções intestinais. Por isso, recomenda-se o exame da colonoscopia a partir dos 45 anos ou a partir dos 40 em caso de histórico de câncer na família.

Os sintomas mais comuns são:

  • Presença de sangue nas fezes
  • Dores abdominais
  • Dores ao evacuar
  • Diarreia ou prisão de ventre que não passam
  • Sensação de empachamento
  • Mudanças no apetite
  • Perda de peso inexplicável

Tumores colorretais: fatores de risco

  • Alimentação: consumo abusivo de carnes vermelhas, carnes processadas e carnes expostas a calor intenso, como nos churrascos, encabeçam a lista dos fatores de risco, seguidas por uma dieta pobre em fibras (frutas, legumes e verduras).
  • Sedentarismo: a prática regular de exercícios físicos também ajuda a combater a obesidade, que é outro importante fator de risco.
  • Fumo: é um fator de risco sério também para este tipo de câncer.
  • Álcool: sozinho, o consumo de bebidas alcoólicas já é um fator de risco importante, particularmente entre os chamados bebedores pesados (alto consumo de álcool em um curto espaço de tempo). Combinado com o fumo, o risco se multiplica.
  • Doenças inflamatórias intestinais: são raras, mas, quando crônicas, podem aumentar o risco de câncer de cólon. Entre elas estão a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Portadores dessas enfermidades precisam ter acompanhamento específico para detecção precoce do câncer.

Síndromes familiais de câncer: algumas famílias têm um histórico de câncer colorretal com várias pessoas afetadas pela doença, antes dos 50 anos. Nesses casos, é importante consultar um médico e um oncogeneticista para fazer uma avaliação de risco e verificar qual a melhor forma de acompanhamento.

Veja também

Podcast Rádio Cancer Center #6 - Previna-se contra o câncer colorretal
Ouça o programa e saiba quais hábitos irão proteger você O Podcast Rádio Cancer Center hoje fala de tumores colorretais, também conhecidos como câncer de cólon e reto. Eles são o segundo tipo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se...
Podcast Rádio Cancer Center #17 - Câncer de pele: atenção aos sinais e sintomas
Uma conversa para aprender a reconhecer os alertas que pedem uma consulta médica Câncer de pele: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) classifica o tumor cutâneo não melanoma como o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os cânceres malignos registrados...
A oncologia personalizada do A.C.Camargo
Pacientes contam com novas ferramentas de diagnóstico e tratamento para maior precisão no combate ao câncer Ao longo dos anos, os avanços científicos proporcionaram não só um maior número de tratamentos contra o câncer como também uma maior personalização, considerando as peculiaridades de cada pessoa...
Receitas saudáveis: pão salgado de casca de abacaxi
Confira o vídeo e se beneficie das propriedades antioxidantes da fruta de um jeito prático e saboroso Receitas saudáveis podem envolver abacaxi. Afinal, a fruta acumula vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e uma quantidade significativa de vitamina C, que é um poderoso antioxidante e...
Câncer colorretal, prevenção e diagnóstico precoce
Confira um infográfico com medidas preventivas e curiosidades Câncer colorretal: quem o descobre precocemente conta com até 90% de chances de sucesso no tratamento. E isso é muita coisa, já que um tumor colorretal, também conhecido como câncer de cólon e reto, é o segundo...