Outubro Rosa: silicone pode causar câncer? Confira esse e outros mitos e verdades

Publicado em: 25/10/2021 - 14:10:08
Prevenção
Diagnóstico
Sinais e Sintomas
Tumores de Mama
Doença de Paget
Mama
Linha Fina

O câncer de mama ainda envolve muito tabu, assim como informações equivocadas. Para desmistificar alguns conceitos, confira o que é mito e o que é verdade sobre câncer de mama

Outubro Rosa: 60 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados em 2020, segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É um tumor frequente e pode atingir mulheres em sua idade fértil (quando ovulam) ou durante a menopausa.

Quando diagnosticado em seu início, a chance de cura do câncer de mama pode chegar em 95%. Por isso, é sempre importante estar atenta aos sinais e sintomas e aos mitos e verdades sobre a doença.
Para falar sobre o que é verdade e o que é mentira sobre o câncer de mama, convidamos Renato Cagnacci Neto, médico mastologista do Centro de Referências em Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center.

Confira!

Desodorante pode causar câncer de mama.
Mito.
Existia alguma preocupação com sais de alumínio usados em alguns desodorantes, porém nunca confirmou a relação com surgimento de câncer.

Tomar qualquer vacina da covid-19 aumenta os seios e pode desencadear em câncer de mama.
Mito.
A vacina pode causar inchaço nos linfonodos axilares (conhecido como "íngua"), que nada mais é que uma reação à inflamação causada pela injeção. Esse inchaço dos linfonodos é transitório e eles voltam ao normal após um tempo da vacinação. Confira tudo sobre vacinação contra covid-19 e câncer neste especial.

Silicone pode causar câncer e próteses mais antigas podem causar a doença.
Mito
, considerando o carcinoma, que é o câncer mais comum da mama (mais de 95% dos casos). Próteses de silicone talvez estejam associadas com um tipo de câncer muito raro (chamado de linfoma de grandes células da mama).

Todo caroço na mama é um câncer.
Mito.
Pelo contrário, nódulos mamários são comuns e a maioria é benigna (ou seja, não são nem viram câncer).

Chás, "gummy bears", shots da imunidade, remédios e outros “milagres” ajudam a prevenir câncer de mama.
Mito.
A melhor maneira de prevenir o câncer de mama é ter uma vida saudável, com atividade física regular, dieta pobre em gordura e peso adequado para altura. Existe boa evidência científica que isto reduz o risco de câncer de mama. Os únicos medicamentos que podem reduzir o risco da doença são os chamados bloqueadores hormonais (como tamoxifeno, por exemplo), mas que devem ser utilizados apenas em casos muito específicos e com indicação médica.

Uso de anticoncepcionais desde a infância pode desencadear câncer.
Mito.
Os anticoncepcionais têm uma dose muito pequena de hormônios, são medicamentos seguros. 
Tristeza, depressão e ansiedade são fatores de risco para o câncer de mama.
Mito. Depressão não é um fator de risco para câncer, porém pode atrapalhar na manutenção de uma rotina saudável.

Outubro Rosa: mês de conscientização 
Ele está aí, mas você tem de se cuidar o ano todo. Inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça atividade física e não deixe de realizar os exames médicos. Com o passar dos anos, aumentam os fatores de risco do câncer. A boa notícia é que, quando detectado no início, são grandes as chances de sucesso no tratamento. Não espere o próximo Outubro Rosa.

Previna-se! Marque uma consulta com um de nossos médicos. Quem tem câncer tem pressa.

Dr. Renato Cagnacci Neto – médico mastologista do A.C.Camargo Cancer Center (CRM 120186)
Dra. Fabiana Makdissi – médica mastologista e líder do Centro de Referência de Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center (CRM 92598)
Dr. Alexandre Katalinic – médico cirurgião plástico do A.C.Camargo Cancer Center (CRM 56004)

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Coronavírus: como se proteger?
Mais Coronavírus - Recomendações importantes - Dúvidas mais frequentes - O paciente oncológico - O que é
Imunoterapia: saiba em quais casos o tratamento é eficaz para tumores colorretais
A imunoterapia é um tratamento inovador que funciona como agente do bem em nosso organismo: ele dá um comando para que o sistema imunológico reconheça e destrua as células tumorais. Para funcionar, a imunoterapia se liga a proteínas presentes em alguns tipos de tumores e...
Câncer de mama em tempos de Covid-19: estudo do A.C.Camargo mostra como a Instituição elege com eficiência os casos cirúrgicos
Seja no câncer de mama, seja em um tumor em outro órgão, uma regra persiste: o atraso no diagnóstico e no tratamento tende a piorar o prognóstico da pessoa. Quando a pandemia da Covid-19 foi anunciada, muitos pacientes tiveram seu tratamento afetado, já que as...
Sangramento atípico fora da menstruação: posso estar com câncer?
Sangramento atípico. Todo mês é a mesma coisa: menstruação acompanhada de cólicas e fluxo intenso, coletores ou absorventes sendo trocados a todo momento. Às vezes, esse episódio ocorre fora do período menstrual, causando ainda mais estresse e desconforto para a mulher. Afinal, isso é normal...
Vídeo: prevenção e diagnóstico precoce em tumores de cabeça e pescoço
Os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste vídeo, você vai entender quais são os subtipos desse tumor e como preveni-lo, além de identificar os sinais e...