OdontoPrev e A.C.Camargo firmam parceria com foco no diagnóstico precoce do câncer de boca

Publicado em: 21/09/2016 - 21:09:00
Release

Ação visa auxiliar o cirurgião-dentista na identificação de lesões que podem resultar em diagnóstico precoce do câncer bucal. Com alta incidência no Brasil, a doença é diagnosticada em fase avançada em cerca de 8 entre 10 casos.

São Paulo, 22 de julho de 2016 - O Grupo OdontoPrev, maior operador de planos odontológicos da América Latina e o A.C.Camargo Cancer Center, um dos maiores centros oncológicos integrados do mundo, celebram uma parceria inédita que visa auxiliar os profissionais da rede de atendimento da área odontológica no diagnóstico precoce do câncer bucal.

Aproximadamente 70% dos casos de câncer bucal ocorrem em regiões de fácil visualização. Segundo dados epidemiológicos do A.C.Camargo Cancer Center, os locais mais comuns de câncer na boca são a língua (26%) e o lábio inferior (23%). Outros 16% são encontrados no assoalho da boca (abaixo da língua) e 11% nas glândulas salivares menores. O restante é encontrado em gengivas e outros locais.

Os cânceres de boca estão entre os mais frequentes. Em âmbito mundial, de acordo com o Globocan 2012, está entre os 10 tipos de câncer mais incidentes em populações de países em desenvolvimento e em minorias de países desenvolvidos. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o quinto em incidência, sendo 80% dos tumores diagnosticados em fase avançada e apenas 20% precocemente. O atendimento realizado em um centro especializado na doença e que concentra todas as etapas desde o diagnóstico e tratamento até a reabilitação do paciente, com atuação multidisciplinar é fundamental. 

A partir de agosto, os 6,4 milhões de beneficiários da OdontoPrev atendidos pelos mais de 28 mil profissionais da Rede UNNA, a rede credenciada de cirurgiões-dentistas do Grupo, terão à sua disposição o serviço de segunda opinião de especialistas do A.C.Camargo para avaliação de lesões suspeitas na cavidade bucal, possibilitando o diagnóstico precoce de câncer oral.

Por meio de uma nova funcionalidade no aplicativo Rede UNNA, será possível encaminhar um formulário junto à ficha e fotos de lesões bucais do paciente à área de Gestão de Qualidade da OdontoPrev. Após análise, os casos serão encaminhados aos profissionais do A.C.Camargo para emissão de laudos de segunda opinião. O período para o trâmite do serviço será de, aproximadamente, dez dias úteis.

"A OdontoPrev preza por um serviço de qualidade destinado a seus beneficiários e enxerga na parceria com o A.C.Carmargo Cancer Center mais uma etapa no aprimoramento dos profissionais e parceiros de sua rede de atendimento, proporcionando as ferramentas necessárias para o diagnóstico precoce dos casos de câncer bucal na população brasileira", comenta José Maria Benozatti, diretor Clínico do Grupo OdontoPrev.

De acordo com o cirurgião-dentista e diretor do Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo, Fábio de Abreu Alves, é possível prevenir e fazer diagnóstico precoce de câncer oral na cadeira do cirurgião-dentista. "Os principais sinais detectados pelo dentista são placas esbranquiçadas, lesões avermelhadas e feridas (úlceras) que não cicatrizam. Consultas regulares podem ter um peso fundamental, pois a descoberta da doença em fase inicial aumenta as chances de sucesso no tratamento", destaca.

Fábio Alves acrescenta que estudos epidemiológicos mostram que 8 entre 10 pacientes que são diagnosticados na fase inicial da doença vivem mais do que cinco anos após o tratamento. Em caso de doença avançada, a taxa de sobrevida em cinco anos cai pela metade. "Geralmente, os sintomas relatados por pessoas que têm câncer de boca costumam ser de ardência, dormência e desconforto bucal. Em casos muito avançados, dor forte em regiões não especifica na boca. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico", acrescenta. 
De acordo com o INCA, são estimados para 2016 cerca de 11.140 novos casos de câncer de cavidade oral em homens e 4.350 em mulheres. Na maior parte dos casos, o achado é incidental, durante o exame clínico realizado por médico ou por um cirurgião-dentista. Cerca de um terço dos pacientes têm menos de 55 anos. Esses cânceres podem ocorrer também em pessoas jovens, mas são raros em crianças.

A nova parceria com o A.C.Camargo incrementará a capacitação dos cirurgiões-dentistas credenciados à OdontoPrev, que, hoje, é proporcionada por meio de ferramentas como e-learnings, podcasts e publicações exclusivas, que fazem parte do Programa Partner Rede UNNA para Educação Continuada e são elaborados em conjunto com a FUNDECTO-USP. Esse programa de capacitação será complementado com boletins, informativos e vídeo aulas com a expertise do A.C.Camargo sobre a importância do diagnóstico precoce, características das lesões, fatores de risco entre outros assuntos relacionados a câncer bucal. No final do ano, o tema 'Diagnóstico Precoce' será abordado no Fórum Rede UNNA, evento científico exclusivo para a Rede Credenciada de cirurgiões-dentistas do Grupo OdontoPrev.

"A OdontoPrev pretende, desta forma, disseminar o conhecimento sobre o tema para os credenciados, além de oferecer mais um benefício a seus pacientes. Capacitar profissionais e fomentar o debate sobre câncer bucal é extremamente necessário e positivo. Ainda, por meio da parceria e de seus credenciados a empresa encontrou uma forma de dar continuidade à luta contra o câncer bucal", finaliza o Dr. Benozatti.

Sobre a OdontoPrev 
Fundada em 1987, a OdontoPrev é uma empresa nacional focada exclusivamente em planos odontológicos. Líder no setor, tem em sua carteira mais de 6,4 milhões de beneficiários e 100 mil empresas clientes, oferecendo soluções completas para todos os segmentos de clientes: grandes, médias e pequenas empresas, e planos individuais. Sua rede de cirurgiões-dentistas é integrada por mais de 28 mil credenciados, alcançando cerca de 2,3 mil municípios em todos os estados do país. O grupo é composto por várias marcas, reunidas em um modelo único de gestão. Reconhecida pela qualidade no atendimento, se enquadra na faixa mais elevada de avaliação no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) entre as operadoras com mais de 100.000 beneficiários. A Companhia é listada no Novo Mercado da BM&FBovespa e é referência em Governança Corporativa, com acionistas em 34 países. As relações com seus diferentes públicos são baseadas nos valores: excelência, respeito, transparência, integridade, confiança, flexibilidade e foco em resultados.

Facebook: www.facebook.com/OdontoPrevOficial
LinkedIn: www.linkedin.com/company/odontoprev
Twitter: www.twitter.com/OdontoPrev_

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center
Fundado em 1953 e referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center atua na prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. Com serviços de assistência oncológica para a Saúde Suplementar e para o Sistema Único de Saúde (SUS), é uma Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antonio Prudente, um modelo sustentável que combina atuação social e geração de valor. Em 2015, realizou mais de 3,7 milhões de atendimentos, 62% deles dedicados aos pacientes do SUS. Sua infraestrutura dispõe de rede com 480 leitos hospitalares, serviços de cirurgia oncológica e robótica, radioterapia, quimioterapia, anatomia patológica e diagnóstico por imagem. Sua equipe é composta por aproximadamente 5 mil profissionais, entre eles mais de 650 médicos, equipe especialista multidisciplinar, enfermeiros e nutricionistas. A formação de especialistas e disseminação do conhecimento científico estão na essência do A.C.Camargo desde o início de sua história. Em 1953, criou o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do país com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, já formou 579 mestres e doutores. Em 1987, foi pioneiro na implantação da primeira escola hospitalar, a Escola Especializada Schwester Heine, para dar continuidade aos estudos das crianças e adolescentes em tratamento. O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do SCIMAGO entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2015 esse trabalho resultou em 168 artigos publicados. Possui também certificações e acreditações para os programas de qualidade e segurança assistencial, governança e gestão ambiental, sendo as mais importantes Acreditação ONA nível III - Excelência, Certificação Qmentum International - Padrão Diamante - pelo Canadian Council on Health Services Accreditation e Certificação ISO 14001 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/


Mais informações para Imprensa - Grupo OdontoPrev
A4&Holofote Comunicação - www.facebook.com/a4eholofote 
Mariana Bertolini | (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091 | marianabertolini@a4eholofote.com.br
Stephanie Celentano | (11) 3897-4138 / (11) 97544-5257 | stephaniecelentano@a4eholofote.com.br 
Gabriela Meschini | (11) 3897-4123 | gabrielameschini@a4eholofote.com.br

Mais informações para Imprensa - A.C.Camargo Cancer Center
inter - www.srv.br
Moura Leite Netto |(11) 2189-5000 r.2136 / (11) 99733-5588 / (11) 98469-0088 | moura@comunique.srv.br

Veja também

A.C.Camargo Cancer Center e Aché Laboratórios firmam colaboração para desenvolvimento de novos medicamentos contra o câncer 
Acordo entre A.C.Camargo e Aché Laboratórios Farmacêuticos enfoca a identificação de “quinases”, enzimas responsáveis pela divisão celular possivelmente relacionadas à origem do câncer, e sua validação como alvos terapêuticos em diferentes tumores. A colaboração prevê também o desenvolvimento de inibidores destes alvos e avanços dos...
A.C.Camargo Cancer Center integra projeto global que mapeará os fatores ambientais associados câncer nos cinco continentes
Instituição será uma das parceiras brasileiras de estudo do programa Grand Challenge financiado pela Cancer Research UK, que pretende traçar o perfil epidemiológico e assinaturas genéticas de 5 mil pacientes em todo o mundoReferência mundial em diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, o A.C.Camargo...
Estudo do A.C.Camargo Cancer Center sugere quais pacientes com câncer de colo do útero podem se beneficiar de cirurgia menos radical
Publicado como editorial principal da edição de julho da Ginecology Oncology, estudo detalha o perfil clínico das pacientes que não precisariam retirar o paramétrio e nervos da região, diminuindo assim o risco de morbidades como retenção de urina ou urgência para urinar, perda de lubrificação...
A.C.Camargo firma parceria com Publisher do grupo Springer Nature e reestrutura sua revista científica
O A.C.Camargo Cancer Center assinou uma parceria com a BioMed Central, publisher de acesso aberto do grupo Springer Nature, com a proposta de internacionalizar a revista Applied Cancer Research e torná-la uma opção para autores de trabalhos voltados para diferentes áreas da Oncologia. Editada pela...
Congresso promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center discute opções de preservação de fertilidade para mulheres com tumor ginecológico
A preservação de fertilidade em pacientes com diagnóstico de câncer de colo do útero, endométrio e ovário será um dos destaques do Painel de Ginecologia do Next Frontiers to Cure Cancer, evento promovido pelo A.C.Camargo. De 20 a 22 de abril, o Congresso discutirá os...