Arte gráfica com o laço azul do Novembro Azul com a foto de Carlos e sua esposa

"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"

Publicado em: 27/11/2020 - 18:11:05
Foco do paciente
Tratamento
Epidemiologia
Tumores Urológicos
Linha Fina

 

Confira a história de Carlos Levy, paciente do A.C.Camargo Cancer Center que enfrentou um câncer de próstata em 2018

 

 

Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália.

Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo essa rotina há anos, e em 2017, os resultados que sempre diziam a mesma coisa, agora indicavam uma leve alteração no meu PSA, exame que detecta alteração na próstata.

Prontamente avisei meu médico, que pediu novos testes para assegurar o diagnóstico. Fiz outro PSA, uma biópsia, até a confirmação: câncer.

Fiquei com muito medo, claro, mas confiei na medicina. Aqui onde moro, em Porto Velho/RO, não existem opções de instituições que fossem referência no tratamento e diagnóstico do câncer no Brasil e que realizassem cirurgia robótica minimamente invasiva.

Até que minha filha, que é médica, indicou o A.C.Camargo Cancer Center e fomos a São Paulo passar uma temporada para meu tratamento.

Fui muito bem atendido pela equipe do Dr. Walter Henriques da Costa, médico urologista que cuidou de mim desde o começo. Ele sempre me passou muita segurança e tive certeza de que estava em boas mãos. Fiz a prostatectomia radical robótica da próstata, e felizmente, por conta do meu diagnóstico precoce, não tive mais intercorrências.

Desde então, visito o Dr. Walter frequentemente para acompanhar meu caso. Em 2020, por conta da pandemia, não fui a São Paulo para vê-lo, mas me consultei virtualmente, através da telemedicina do A.C.Camargo.

Claro que a notícia do câncer não é algo fácil, eu mesmo tive medo muitas vezes. Mas o apoio integral da minha família, somado à minha vontade de viver e de crer na medicina, me ajudou a seguir em frente.

E para quem pedir conselhos, posso afirmar: a vida da gente é muito importante. Nós, homens, ficamos com vergonha de cuidar da nossa saúde, mas mal sabemos que não podemos nos descuidar de maneira alguma!

Estou cheio de vontade de viver e com planos para curtir minha vida – pleno e saudável!

Amália 
Esposa de Carlos Levy

“Estou casada com o Carlos há mais de 40 anos, somos uma dupla muito apaixonada. Receber a notícia tão impactante como o câncer foi difícil, mas a gente pode perceber a força que temos quando um apoia o outro. Nossa família é grande e mesmo cada um estando em um lugar diferente do país, conseguimos concentrar nossa forças e orações pela saúde dele. Amo muito meu esposo e demonstro não só em carinho em afeto, mas me preocupando com a saúde dele”.

 Foto de Carlos e sua esposa sentados em um muro em uma paisagem montanhosa

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Teranóstica: a medicina nuclear no tratamento do câncer
Inovador, esse conceito usa materiais radioativos para obter informações sobre tumores ao mesmo tempo em que carrega medicamentos capazes de tratá-los Utilizada há anos para o diagnóstico do câncer, a medicina nuclear envolve o uso de substâncias radioativas, os chamados radiofármacos, que se dirigem exclusivamente...
Covid-19: como a quarentena influencia nosso sono
Ter sonhos vívidos ou dormir de forma intermitente durante a noite costumam ser características que ocorrem em momentos de estresse, como a pandemia do novo Coronavírus Covid-19 e nossa relação com o sono. Durante o isolamento social, muitas pessoas dizem enfrentar uma noite de sono...
A.C.Camargo lança série de vídeos sobre tumores ginecológicos
Saiba mais sobre cânceres de colo de útero, endométrio, ovário e vulva Durante março, o mês da mulher, o A.C.Camargo lança uma série de 16 vídeos sobre os cânceres de colo de útero, endométrio, ovário e vulva. Até o fim do mês será lançado um...
A.C.Camargo vence prêmio pela atuação da área nuclear no diagnóstico e tratamento do câncer
Em reconhecimento ao progresso e à difusão da energia nuclear em prol dos pacientes, o A.C.Camargo Cancer Center conquistou o Prêmio Octacílio Cunha 2015. A honraria foi concedida no 59º aniversário da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e entregue por Dr. Ângelo Fernando Padilha...
Estudo traz nova perspectiva de tratamento para paciente com câncer de mama
Nos últimos anos, o combate ao câncer avançou significativamente e temas ligados a conceitos emergentes na terapia, novas abordagens terapêuticas e a conversão de descobertas em benefícios para paciente chama a atenção da comunidade científica. A revista Nature Cancer divulgou, junto com uma série de...