Arte gráfica com o laço azul do Novembro Azul com a foto de Carlos e sua esposa

"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"

Publicado em: 27/11/2020 - 18:11:05
Foco do paciente
Tratamento
Epidemiologia
Tumores Urológicos
Linha Fina

 

Confira a história de Carlos Levy, paciente do A.C.Camargo Cancer Center que enfrentou um câncer de próstata em 2018

 

 

Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália.

Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo essa rotina há anos, e em 2017, os resultados que sempre diziam a mesma coisa, agora indicavam uma leve alteração no meu PSA, exame que detecta alteração na próstata.

Prontamente avisei meu médico, que pediu novos testes para assegurar o diagnóstico. Fiz outro PSA, uma biópsia, até a confirmação: câncer.

Fiquei com muito medo, claro, mas confiei na medicina. Aqui onde moro, em Porto Velho/RO, não existem opções de instituições que fossem referência no tratamento e diagnóstico do câncer no Brasil e que realizassem cirurgia robótica minimamente invasiva.

Até que minha filha, que é médica, indicou o A.C.Camargo Cancer Center e fomos a São Paulo passar uma temporada para meu tratamento.

Fui muito bem atendido pela equipe do Dr. Walter Henriques da Costa, médico urologista que cuidou de mim desde o começo. Ele sempre me passou muita segurança e tive certeza de que estava em boas mãos. Fiz a prostatectomia radical robótica da próstata, e felizmente, por conta do meu diagnóstico precoce, não tive mais intercorrências.

Desde então, visito o Dr. Walter frequentemente para acompanhar meu caso. Em 2020, por conta da pandemia, não fui a São Paulo para vê-lo, mas me consultei virtualmente, através da telemedicina do A.C.Camargo.

Claro que a notícia do câncer não é algo fácil, eu mesmo tive medo muitas vezes. Mas o apoio integral da minha família, somado à minha vontade de viver e de crer na medicina, me ajudou a seguir em frente.

E para quem pedir conselhos, posso afirmar: a vida da gente é muito importante. Nós, homens, ficamos com vergonha de cuidar da nossa saúde, mas mal sabemos que não podemos nos descuidar de maneira alguma!

Estou cheio de vontade de viver e com planos para curtir minha vida – pleno e saudável!

Amália 
Esposa de Carlos Levy

“Estou casada com o Carlos há mais de 40 anos, somos uma dupla muito apaixonada. Receber a notícia tão impactante como o câncer foi difícil, mas a gente pode perceber a força que temos quando um apoia o outro. Nossa família é grande e mesmo cada um estando em um lugar diferente do país, conseguimos concentrar nossa forças e orações pela saúde dele. Amo muito meu esposo e demonstro não só em carinho em afeto, mas me preocupando com a saúde dele”.

 Foto de Carlos e sua esposa sentados em um muro em uma paisagem montanhosa

Veja também

Podcast Rádio Cancer Center #11 - Covid-19, fake news, mitos e verdades
Vitaminas ajudam na blindagem do organismo? Garganta úmida resolve? Atletas estão protegidos? Vinagre substitui álcool em gel? Entenda o que é real e o que não é A Covid-19 não está imune a uma torrente de afirmações desencontradas que se proliferam pelas redes sociais. Em...
Citometria de fluxo: análise de células para o melhor tratamento
Tecnologia permite que os pesquisadores identifiquem, entre milhões de células dos pacientes, os padrões relacionados à melhor resposta às drogas imunoterápicas Cientistas do Grupo de Pesquisa em Imunoterapia do A.C.Camargo utilizam a inteligência artificial e uma máquina de última geração para aumentar a abrangência e...
Novas Fronteiras - Como tratar a mulher jovem com câncer de mama
Apesar de menos frequente, o câncer de mama em mulheres abaixo dos 40 anos costuma ser diagnosticado em fases mais avançadas e está associado a tipos histológicos mais agressivos. Em um levantamento com 4.527 de nossas pacientes diagnosticadas com câncer de mama e tratadas a...
Tratamento para os tumores de mama, ginecológicos e de pele em um só lugar
Unidade Pires da Mota: uma grande realização Nasce a nossa nova Unidade Pires da Mota, um grande passo para a consolidação do Cancer Center. A unidade expande o modelo de assistência integral, concentrando o atendimento dos pacientes com tumores de mama, ginecológicos e de pele...
Certificação Internacional Qmentum: A.C.Camargo garante o reconhecimento
Acreditação mantém o Cancer Center no patamar das melhores instituições de saúde do mundo O A.C.Camargo obteve renovação do reconhecimento da Acreditação Canadense Qmentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança do paciente nas principais instituições de saúde de...