O grande dia: o momento da última sessão de quimioterapia

Publicado em: 20/05/2021 - 09:05:11
Tratamento
Foco do paciente
Quimioterapia
Linha Fina

Muitas vezes considerada como término de um ciclo, a químio derradeira reforça a esperança de cura e de uma nova vida

 

Quimioterapia: durante a descoberta de um câncer, amigos e familiares vivenciam junto com o paciente as várias etapas que envolvem o tratamento oncológico. É uma mistura de sentimentos, como a esperança de cura, perseverança, paciência, força, determinação e também medos e angústias.

A derradeira sessão não costuma ser diferente das demais: o paciente faz o procedimento conforme a recomendação do médico oncologista na Instituição e é acompanhado por algumas horas pela equipe de quimioterapia, que verifica seu bem-estar. O paciente pode ou não estar acompanhado e cada um reage de uma maneira ao tratamento.

Nascer de novo após a quimioterapia

"A última sessão de químio é um dia importante, um marco na vida do paciente. Eles demonstram muito alívio e esperança no tratamento, muitos dizem para nós que é como se nascessem de novo", explica Hernandes Cerqueira, enfermeiro supervisor da Central de Quimioterapia do A.C.Camargo Cancer Center. Essa matéria também teve a contribuição de Luciane Helena Tomassini, Regiane Conceição e Marcos José da Silva, enfermeiros e enfermeiras que fazem parte da equipe juntamente com Hernandes.

Diariamente, Hernandes acompanha e orienta pacientes em sessões de quimioterapia na Instituição. Ele diz que cada um reage de uma maneira ao fim do tratamento e é preciso ter empatia em cada caso. "Cada paciente é diferente. Alguns estão muito felizes e alegres e outros, ansiosos e com medo. Reações como essas são naturais, principalmente porque o tratamento é uma luta real travada contra o câncer. Por isso, a equipe multiprofissional atua durante toda a medicação, promovendo cuidado e suporte necessários", diz.

O tratamento quimioterápico só termina após a conclusão dos ciclos prescritos pelo médico oncologista responsável. Em algumas situações, é possível ocorrer mudanças de protocolo caso, em consulta, o médico identificar a não-efetividade do tratamento.

A vida após o câncer

Alguns pacientes, segundo Hernandes, relatam dificuldade em retornar à vida "normal" após a quimioterapia, por sentirem medo e solidão, muitas vezes. "Temos pacientes que passaram a enxergar a vida de forma mais positiva ou negativa. Seja como for, desempenhamos um papel de apoio para que ele consiga retornar de forma gradativa às atividades da vida", conta.

O apoio de amigos e familiares neste momento é fundamental. Estar em família não somente deixa o paciente mais confortável, mas também estimula uma visão otimista da situação vivida. "Família e comunidade são peças fundamentais para essa nova fase, quanto mais seguro o paciente estiver, melhor será sua recuperação e sua qualidade de vida", diz.

Na Central de Quimioterapia do A.C.Camargo, a comemoração da última químio é celebrada em conjunto: paciente, familiares e equipe multiprofissional. Disponibilizamos uma placa de "Última Quimioterapia" para o paciente, reforçando o momento importante de vida e os cuidados para a continuidade do tratamento.

“Toda última sessão é emocionante para nós da equipe de Quimioterapia. Compartilhar esse momento junto com familiares e amigos do paciente faz tudo valer a pena. Estamos aqui para salvar vidas”, diz.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Vamos comemorar o DIA DO NUTRICIONISTA deixando você com água na boca!
No Dia do Nutricionista, trazemos diversas receitas deliciosas e funcionais elaboradas pelo nosso time do Departamento de Nutrição e Dietética. Thaís Manfrinato Miola, supervisora de Nutrição Clínica do A.C.Camargo Cancer Center, explica que, tanto para quem está em tratamento oncológico quanto para quem não está...
Podcast Rádio Cancer Center #42 - Precisamos falar sobre o câncer de canal anal
O câncer de canal anal é um tipo de tumor que costuma trazer questões psicológicas importantes para os pacientes, como o receio de compartilhar o quadro, muitas vezes por vergonha. Nesta conversa, você vai descobrir como se prevenir, com destaque importante para a vacina contra...
Dieta hipercalórica: milk-shake de abacate com castanha-do-pará
Assista ao vídeo e aprenda, em 1 minuto, a preparar esta receita saudável, prática e proveitosa para quem precisa ganhar peso Dieta hipercalórica tem a ver com oncologia. É que é comum os pacientes perderem peso durante o tratamento do câncer. Para essas pessoas é...
Vídeo: novos tratamentos no câncer de pulmão
O tratamento para o câncer de pulmão avançado foi um dos que mais evoluiu ao longo dos últimos 10 anos. Além da quimioterapia, surgiram terapias-alvo moleculares e imunoterapias que ampliaram as possibilidades para os pacientes com a doença. Assista ao vídeo e entenda um pouco...
Podcast Rádio Cancer Center #22 - Câncer de cabeça e pescoço: tratamentos inovadores
Ouça e conheça as principais evoluções nas técnicas terapêuticas Câncer de cabeça e pescoço: o tratamento do câncer, de forma geral, evoluiu muito nos últimos anos. E, com uma equipe multidisciplinar envolvida, o paciente pode contar com a melhor abordagem. Entre os avanços em termos...