Novo Coronavírus e câncer infantil: conheça os cuidados necessários para os pequenos

Publicado em: 20/04/2020 - 09:04:27
Prevenção
Tratamento
Epidemiologia
Tumores Pediátricos

A Covid-19 pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves em crianças, mas nem por isso elas devem se descuidar

O novo Coronavírus inspira cuidados também com as crianças. A pandemia do novo Coronavírus mudou a rotina de muitas famílias e, em muitos casos, intensificou a higienização das mãos. O isolamento social virou palavra de ordem. Mas e os pequenos no meio disso tudo?

Segundo um estudo divulgado na revista científica The Lancet, as crianças são menos afetadas pela Covid-19. Elas costumam não apresentar sintomas e raramente adoecem pelo vírus. São grandes, porém, os vetores da doença, por isso elas devem estar em isolamento social e ter hábitos frequentes de higiene.


Novo Coronavírus e câncer

As crianças, em especial aquelas que fazem tratamento oncológico, precisam tomar alguns cuidados contra o novo vírus.

"O tratamento contra o câncer em crianças e adolescentes requer, na maior parte dos casos, o uso de quimioterapia agressiva, algo que os deixa com a imunidade comprometida e suscetíveis a doenças infecciosas, incluindo a Covid-19", explica a Dra. Cecília Maria Lima da Costa, head de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center.

"A Covid-19 é uma doença nova. Ainda estamos estudando as reações no organismo das crianças, em tratamento oncológico ou não. Mas nem por isso devemos descuidar das orientações contra o vírus", afirma.

Independentemente da pandemia, as crianças em tratamento quimioterápico já seguiam orientações semelhantes contra o novo Coronavírus: evitar aglomerações, intensificar medidas de higiene (lavar as mãos cuidadosamente por 20 segundos), evitar beijos, abraços e aglomerações.

Essas orientações também valem para crianças que terminaram o tratamento oncológico há até seis meses, pois ainda são consideradas imunodepressoras.


Precisa interromper o tratamento?

As crianças diagnosticadas com câncer e em tratamento quimioterápico não devem parar a medicação.

"É necessário analisar caso a caso. Dependendo da fase do tratamento e da gravidade da doença, podemos reduzir a dose da medicação e, com isso, diminuir a imunodepressão", explica a Dra. Cecília. “Mas isso não é regra”, acrescenta.

Por isso é importante manter um canal direto com o médico da criança para avaliar qual é o melhor cenário.

Outra dica é tomar a vacina contra a gripe, disponível nos postos de saúde do SUS e na rede particular. "As crianças em tratamento oncológico são consideradas um grupo de risco e devem tomar a vacina. É importante lembrar que ela não protege contra a Covid-19 e não causa riscos ao paciente", diz a doutora.


Crianças em casa

Durante o isolamento social, muitas famílias passam a conviver muito mais próximas. A boa relação ajuda a distrair a cabeça da criança e a inserir novos hábitos de higiene.

"O ideal é estabelecer uma rotina para as crianças, inclusive para que entendam que não estão de férias e que cada pessoa precisa fazer sua parte para passar por esse momento difícil”, afirma a Dra. Cecília.

As crianças devem ter horários para acordar e dormir, assistir à televisão, estudar e ajudar nas tarefas em casa. “É importante notar que as crianças, mesmo as pequenas, conseguem entender o que está acontecendo, logicamente com a percepção infantil, mas que reflete a realidade”, analisa a médica.

O momento também é oportuno para criar laços mais estreitos de carinho. Essa é a hora de aproveitar para fazer atividades em casa e cozinhar juntos, como fazer um bolo e comer com todos à mesa, por exemplo.

“Isso ajudará bastante as crianças no enfrentamento do distanciamento da escola e será, também, uma boa distração para os pais”, explica.

“É possível aproveitar as chamadas em vídeo para conversar com amigos e familiares, para manter o contato e aumentar a conexão emocional entre eles”, encerra a Dra. Cecília Maria Lima da Costa.

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus:
- A Covid-19 e o transplante de medula óssea

- Atividade física em tempos de isolamento social

- Dicas para a proteção ao usar o transporte público

- Vídeo: como manter sua saúde mental

- Recomendações para quem se curou de um câncer

- Um glossário com 22 termos para você conhecer

- A imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento

- Os cuidados com a traqueostomia

- Saiba como preservar o cateter

- Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a calma durante a Covid-19


- 7 mitos e verdades

- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos

- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo

- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer

- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia

- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia

- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

- Coronavírus: é seguro viajar de avião?

- Como se proteger

- Coronavírus e o paciente oncológico


- Nova política para visitas e acompanhantes

- Recomendações importantes

- Dúvidas mais frequentes

- O que é

- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer


- Coronavírus: veja um vídeo dos colaboradores do A.C.Camargo

- Escute no Spotify

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Seguimento de longo prazo de Lifileucel – terapia com TILs para pacientes com melanoma avançado que falharam em múltiplos tratamentos
Por Milton José de Barros e Silva, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center O tratamento do melanoma metastático avançou muito na última década com a imunoterapia, através dos inibidores de pontos de verificação e da terapia-alvo para os pacientes com a mutação do gene BRAF...
Sarcomas: A.C.Camargo integra grandiosa pesquisa para entender melhor esses raros tumores
Sarcomas são tumores raros. Os mais comuns atingem as chamadas partes moles, como músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos periféricos e outros tecidos. Com o objetivo de entender melhor esses raros tumores e implementar melhores práticas que possam ser replicadas em vários países, o...
Presença de bactéria H.pylori, relacionada ao câncer de estômago, chega a 57% na América Latina e Caribe
Condições ruins de saneamento básico e a ingestão de alimentos crus ou mal condicionados são as principais causas de infecção pela bactéria, que pode ser evitada e tratada As taxas de incidência e de mortalidade do câncer gástrico são altas na América Latina e a...
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
Animação Coronavírus
video { width: 100%; height: auto; }