Médicos do A.C.Camargo Cancer Center debatem tumores iniciais de pulmão na Semana Brasileira da Oncologia

Publicado em: 25/10/2019 - 13:10:35
Tratamento
Diagnóstico
Eventos
Tumores do Pulmão e Tórax

 

A mesa teve o seguinte tema: Quando e como Abordar o Mediastino

Por Helano Freitas, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

O Dr. Jefferson Gross, head do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo, e o Dr. Felipe D'Almeida, da Anatomia Patológica, integraram, no módulo pulmão da Semana Brasileira da Oncologia, o painel de discussão sobre câncer de pulmão inicial.

A mesa contou com presença de cirurgiões, radioterapeutas e patologistas. Foram discutidos temas como o papel do rastreamento do câncer de pulmão e quando a radioterapia estereotática pode ser indicada no tratamento das lesões iniciais do órgão. 

Além disso, foram abordadas as vantagens e desvantagens da realização de ressecções sublobares no tratamento do câncer de pulmão estádio I. 

Ressecções menores (como a segmentar anatômica) podem propiciar a preservação de parênquima pulmonar, mas existem indicações precisas (lesões em vidro fosco ou com componente sólido <0,5cm) para que não haja aumento do risco de recidiva tumoral. 

Por fim, foram debatidas as indicações para a abordagem dos linfonodos mediastinais no estadiamento e no tratamento cirúrgico do câncer de pulmão. Esse é um tema muito relevante, considerando que é comum a realização de cirurgias sem avaliação adequada do mediastino.

Discussões como essa no congresso da SBOC permitem a troca de experiências entre especialistas de diversas áreas do país, além da disseminação dos conceitos atuais e consensos de tratamento aos residentes e estudantes.

Veja também

O desafio de tratar casos complexos de câncer
Diagnosticar e tratar casos complexos é um desafio quando falamos de doenças, principalmente oncológicas. Compartilhar ideias com outros especialistas já fazia parte da rotina dos nossos médicos e, a partir dessa experiência, surgiram os Tumor Boards: fóruns presenciais nos quais cirurgiões, oncologistas clínicos, radioterapeutas, patologistas...
Sinais e sintomas do câncer de pâncreas
Apresentamos uma cartilha com informações que também abordam fatores de risco, diagnóstico e tratamento da doença O câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de tumores diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença no Brasil...
Teletriagem para a quimioterapia: comodidade e segurança sem custo extra
A teletriagem para a quimioterapia é uma facilidade que o A.C.Camargo Cancer Center passa a oferecer a seus pacientes. É que, antes de cada sessão, a pessoa em tratamento tem de se submeter a uma triagem com a equipe de enfermagem, processo este que avalia...
Outubro Rosa: tomografia computadorizada é uma aliada na biópsia da mama
Raramente usada para exames de imagem da mama, ela ajuda a garantir o melhor planejamento terapêutico Outubro Rosa é sinônimo de prevenção, portanto saiba que os melhores exames de imagem para avaliação de lesões mamárias são a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. A...
Coronavírus: como se proteger?
Mais Coronavírus - Recomendações importantes - Dúvidas mais frequentes - O paciente oncológico - O que é