Mapa do Câncer de Intestino no Brasil

Publicado em: 25/01/2015 - 22:01:00

O câncer colorretal é um dos mais frequentes na população brasileira. Nas mulheres, é o  mais comum, com 17.620 casos estimados para 2016 e, nos homens, ocupa a  posição, com 16.660 novos casos. Nota-se, no entanto, uma diferença nos índices de incidência entre as cinco grandes regiões do Brasil (mapa abaixo).

Incidência de casos no Brasil

Esse mapeamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), segundo Dr. Samuel Aguiar Jr., chefe do Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.Camargo, vai ao encontro de estudos que mostram que um dos importantes fatores de risco para câncer colorretal são os hábitos alimentares. Estudos científicos revelam que uma alimentação em que predominem frutas e verduras, cerca de ¾ do consumo diário, ajuda a proteger não somente de câncer colorretal, mas também de doenças cardiovasculares.

"Em linhas gerais, percebemos que as regiões de maior incidência da doença são aquelas onde tradicionalmente há o predomínio do consumo de carnes vermelhas e gordurosas, aliada à baixa ingestão de verduras e frutas", diz. Portanto, incentivar a adoção de uma alimentação balanceada pode contribuir para diminuir o risco do câncer colorretal e trazer benefícios para a saúde global das pessoas.

Pesquisa Nacional de Saúde

Em 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da primeira Pesquisa Nacional de Saúde, com base na percepção dos indivíduos. Os indicadores, portanto, englobaram tanto componentes físicos quanto emocionais, além de aspectos do bem-estar e da satisfação com a própria vida.

Ainda assim, foram apresentados relevantes hábitos de consumo alimentar dos brasileiros, também divididos entre as grandes regiões. Por exemplo, observou-se que o consumo de frango e carne com excesso de gordura é maior entre os homens e nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Por outro lado, o consumo de peixe pelo menos um dia por semana é mais comum nas regiões Norte e Nordeste. Outros dados apontam também diferenças entre a ingestão de doces e refrigerantes regularmente, além do hábito de substituir pelo menos uma das refeições por sanduíches, salgados ou pizzas regularmente, conforme tabela abaixo.

* a cada 100 mil habitantes

* a cada 100 mil habitantes

Além da alimentação saudável

Dr. Samuel destaca, contudo, que, quando o assunto é câncer, não há verdades absolutas e as pesquisas apontam cada vez mais novos caminhos. "Os alimentos sempre foram temas de estudos na área do câncer colorretal e as pesquisas, realmente, revelam que a adoção de alimentação balanceada, mais natural e menos industrializada, conta pontos a favor da diminuição do risco para esta doença. Mas não há alimentos milagrosos", afirma, lembrando que tão importante quanto a dieta balanceada é a adoção de um estilo de vida livre do consumo excessivo de álcool, do tabagismo e do sedentarismo.

"Há pesquisas que associam a carne vermelha e os embutidos e defumados ao aumento do risco para câncer colorretal. Mas não podemos afirmar que, ao eliminar esses alimentos de nossa dieta, evitamos o câncer ou que ao consumi-los estamos fadados a ter a doença", conclui.

Cuide-se

  • Mastigue bem os alimentos.
  • Evite jejum prolongado. Faça de três a cinco refeições diárias.
  • Beba de dois a três litros de água por dia, com intervalo de uma hora entre as refeições.
  • Coma frutas, verduras, legumes e carnes brancas. Evite frituras, gorduras, alimentos embutidos e defumados e excesso de bebidas alcoólicas. Não exagere no sal.
  • Alimentos como café, chá preto e mate, refrigerantes, chocolate, molho de tomate e pimenta são irritativos para seu aparelho digestivo.
  • Não fume e pratique atividade física regularmente, sempre com orientação médica.


Dr. Samuel Aguiar Jr. - CRM 84495
Chefe do Núcleo de Tumores Colorretais
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE nº 43422

Pesquisa Nacional de Saúde 2013 – IBGE
<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pns/2013/default.shtm…;.

Estimativa 2014: Incidência do Câncer no Brasil – INCA
<http://www1.inca.gov.br/vigilancia/incidencia.asp&gt;.


 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }