Senhora branca de cabelo branco, curto e máscara

Laringectomizados totais: os cuidados em tempos de covid-19

Publicado em: 11/08/2021 - 09:08:10
Reabilitação
Tratamento
Serviços ao Paciente
Tumores de Cabeça e Pescoço
laringectomizados
Laringe
Linha Fina

Saiba como esses pacientes devem se cuidar em meio ao Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo – e como eles podem solicitar equipamentos de proteção ao SUS

Pacientes laringectomizados totais devem redobrar os cuidados em tempos de covid-19

A maioria deles é composta por idosos que, muitas vezes, já têm múltiplas comorbidades, o que os torna mais suscetíveis durante a pandemia. 

Mas a atenção especial deve ser dada à traqueostomia definitiva, também conhecida como estoma, que é o orifício na região cervical.


Os cuidados dos pacientes laringectomizados

Segundo a Dra. Camila Barbosa Barcelos, fonoaudióloga do A.C.Camargo, além de usar máscara na região do nariz e da boca, pacientes laringectomizados devem proteger o estoma, que pode ser uma porta de entrada para bactérias e vírus.

“Existem alguns equipamentos que protegem esse estoma, caso de adesivos e filtros. Também há a chamada proteção mecânica, que é a utilização de camisetes feitas de tecido que protegem a entrada desse estoma”, explica a Dra. Camila.

Caso o paciente não consiga custear esses equipamentos de proteção, uma saída é utilizar as próprias máscaras de cirúrgicas amarradas na região cervical e, assim, proteger o estoma.

“Este orifício pode ser uma via de contaminação de covid-19 através de gotículas ou do toque. O estoma também poderia ser uma via de transmissão de covid-19 para outras pessoas, por isso é preciso redobrar os cuidados”, complementa a especialista.


O Atendimento Oncológico Protegido 

O A.C.Camargo tem um controle muito rígido para a segurança de pacientes e colaboradores em tempos de pandemia.

O protocolo também dá atenção especial aos pacientes laringectomizados totais.

“Já nas triagens, as enfermeiras protegem a via aérea tradicional deste paciente, que é boca e o nariz, e também disponibiliza uma máscara para o paciente proteger o estoma”, conta a Dra. Camila Barcelos. 

De resto, as orientações são as mesmas para a população em geral, ainda que o laringectomizado deva lavar as mãos com uma frequência ainda maior, pois, muitas vezes, ele manipula essa região do estoma.


Equipamentos via SUS

No caso dos pacientes laringectomizados que não conseguem pagar pelos equipamentos de proteção do estoma, uma hipótese é pedir esses filtros via SUS.

“Uma portaria do SUS estabelece diretrizes nacionais para a atenção à saúde de pacientes ostomizados, que caberia também para os pacientes laringectomizados totais, já que eles têm um estoma na região cervical”, diz a Dra. Camila.

A portaria é a SAS/MS número 416 e alguns estados, como Santa Catarina, já têm fornecido todos os insumos para essa reabilitação pulmonar, que são esses filtros para os pacientes colocarem na região cervical.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, comemorada entre 14 e 18 de dezembro, tem como objetivo a conscientização para a importância desse gesto que salva vidas. Para fazer parte do time de doadores, é preciso fazer o cadastro no Registro Nacional...
Vídeo: o papel do estomatologista em tumores de cabeça e pescoço
A estomatologia é uma especialidade da odontologia que realiza o diagnóstico das doenças da boca. No A.C.Camargo, a área atua tanto para minimizar os efeitos colaterais do tratamento oncológico como também na reabilitação dos pacientes. Entenda mais sobre a importância desse profissional em um Cancer...
Aspectos psicossociais: como lidar com adolescentes e jovens adultos com câncer
Os pontos de atenção para que eles tenham qualidade de vida em meio ao diagnóstico Relações interpessoais, planos para o futuro, primeiro emprego, imagem refletida no espelho. Eis alguns dos aspectos vitais que implicam na rotina de adolescentes e adultos jovens com câncer, devidamente abordados...
Mioma no útero poderia ser um sinal de câncer?
Algumas mulheres podem detectar um mioma (fibromioma) no útero ao fazer exames de rotina como o ultrassom pélvico. Apesar do nome assustador, não há motivo para tensão: esse tipo de tumor é benigno, originário da proliferação da camada muscular do órgão, chamada de miométrio. Geralmente...
Afinal o que causa e como lidar com os efeitos tardios do tratamento do câncer?
Estudo apresentado no AACR Meeting 2017, em Washington, mostra como sobreviventes de longo tempo do tratamento de câncer podem ter sua qualidade de vida melhorada. Nos últimos cinco anos, o tratamento de 27 diferentes sítios tumorais elevou o número de sobreviventes de câncer no planeta...